logo redação online

9 filmes para usar na redação

A aplicação das competências do ENEM na redação é mais do que uma simples formalidade. Ela auxilia você a se preparar para escrever um bom texto. Porém, para ir bem na redação, não basta apenas que se exercite a escrita. Você precisa ter um embasamento argumentativo bom e realista, de quem compreende o mundo à sua volta e consegue propor soluções palpáveis para os problemas que enxerga. O que te ajuda, neste momento, é a arte. A arte é a expressão humana perante os conflitos com que a sociedade lida. Sendo assim, preparamos uma lista de 9 filmes para usar na redação.

Tenha a certeza de que eles irão lhe ajudar a pensar sobre os problemas que estão na sua volta, elaborar soluções e construir uma argumentação que te dará um Oscar de redações.

Continue a leitura e confira!

  1. Cidade de Deus

filmes para usar na redação cidade de deus

Para começar nossa lista de filmes para usar na redação, trouxemos uma das obras brasileiras mais conhecidas ao redor do mundo. O racismo na sociedade é algo muito mais profundo do que simples piadas desconfortáveis. O filme Cidade de Deus mostra muito bem o abismo social entre quem mora na favela e quem mora em bairros comuns. Você verá a realidade de quem nasce nesse ambiente, as dificuldades que enfrenta para conseguir sobreviver e possíveis causas do que levam pessoas a entrarem para o crime, principalmente o tráfico. O que você propõe para reverter o quadro social dessas pessoas?

  1. Pantera Negra

filmes para usar na redação pantera negra

Esse filme é uma versão moderna da antiga discussão de Malcolm X versus Martin Luther King. Enquanto o vilão da história, Kilmonger, propõe uma luta violenta contra a opressão que negros enfrentam e que se pegue em armas para lutar contra essa diferença social, o herói do filme, o Pantera Negra, se coloca como alguém que propõe que se tenha diplomacia com a sociedade, conversando e interagindo de maneira construtiva, se aliando às diversas nações para reverter a situação opressiva. Todavia, por mais que se chame o Kilmonger de vilão, ele está em uma área moral cinza, assim como o herói.

Será que Kilmonger é tão vilão assim? Será que o discurso dele não tem um ponto? Os argumentos dele são tão inválidos? Todavia, o herói também tem seu ponto. Se ele pode ajudar a construir uma sociedade melhor sem dar um tiro, por que desperdiçar sangue possivelmente inocente de pessoas que só são descendentes de quem causou essa situação? Esse é um daqueles filmes que você termina de assistir e se questiona com quem você realmente concorda. De qualquer forma, as falas de Kilmonger são ótimas críticas que nos lembram como a sociedade africana foi tratada pelos europeus. Além de ajudar a contextualizar sua argumentação na redação, esse filme lhe dá dois caminhos possíveis para soluções a aplicar para combater o racismo, mesmo se você não for de maneira extrema para qualquer um dos dois lados propostos.

  1. Narradores de Javé

filmes para usar na redação narradores de javé

Mais um filme do Brasil para a lista de filmes para usar na redação. Narradores de Javé é uma obra prima brasileira. Esse filme conta a história de um pequeno povoado que sofre ameaça de ter suas casas inundadas devido à construção de uma represa na região. Para evitar que isso aconteça, eles decidem escrever a história da cidade, para colocá-la como patrimônio cultural a ser preservado. O problema é que ninguém sabe exatamente a história da cidade e cada um tem uma história diferente para contar e agregar ao que se está escrevendo.

Esse filme lhe ajuda a pensar sobre a construção de um texto, com certeza, mas traz outros dois pontos interessantes. Primeiro, até onde vai o direito da sociedade de ter “progresso” em sacrifício de pessoas que simplesmente não tem o poder aquisitivo de evitar que isso aconteça? Segundo, nos lembra como a arte e a cultura são uma expressão do ser humano, sendo a literatura, a música, a pintura, etc, todas surgidas das mãos do povo.

  1. O Menino e o Mundo

    filmes para usar na redação o menino e o mundo

Animação brasileira que, por ter sido indicada ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2016, já vale ser assistida e utilizada como argumento de como muitas vezes não apreciamos o que é patrimônio cultural nosso. Todavia, a discussão principal que esse filme traz não é essa. O Menino e o Mundo contam a história de um menino que sai de sua aldeia para ir atrás do seu pai que foi trabalhar na cidade. O filme mostra como o trabalhador é tratado, nos remete também ao êxodo rural e às pessoas que abandonam o próprio lar para ter uma chance de comer. Ele mostra a pobreza e como as camadas sociais mais baixas vivem fora dos ambientes urbanos. Essa é a nossa realidade social e que pode ser levada para a redação, junto com uma proposta de solução.

  1. O Menino do Pijama Listrado

o menino do pijama listrado

Quando começa o preconceito? Quando deixamos de ver o outro ser humano como nosso semelhante, independente de gênero, raça, religião? Quando deixamos que essas tristes ideias entrem em nossa filosofia de vida? O Menino do Pijama Listrado é um filme que nos ajuda a questionar sobre isso. Ao contar a história da amizade de uma criança alemã e uma criança judia, que conversam através das grades de um campo de concentração, esse filme nos traz a inocência de quem não conhece o ódio. Estaria a solução para o preconceito escondida em como educamos nossas crianças? Podemos, também, educar adultos para que tenham novamente a inocência de uma criança perante o ódio ou já está dessensibilizado demais para que comece a ter empatia com o próximo? Esses são exemplos de questionamentos que você pode trazer do filme para a redação e tentar responder.

  1. O Auto da Compadecida

A vida no sertão pode já ser muito bem conhecida para quem mora nele, mas quem vive fora mal pode imaginar como é viver com escassez de comida e água potável, e o que se pode fazer para sobreviver nesse cenário. O Auto da Compadecida conta a história de João Grilo tentando sobreviver a um ambiente de fome e violência, enquanto possuindo uma fé fervorosa que o mantém de pé. Outros personagens com problemas e soluções diferentes, mas no mesmo cenário, vão aparecendo, também entrando em embate moral-religioso quando têm de confrontar seus pecados colocados na sua frente durante o julgamento divino.

A religião e a moral religiosa são muito fortes na sociedade brasileira. O cristianismo, você acredite nele ou não, é bastante presente no dia a dia, com certas partes do povo nem sequer se questionando sobre as próprias crenças. Essa é a realidade delas e pronto. Você pode usar esse filme para debater como a religiosidade no Brasil e como a moral cristã estão presentes na nossa sociedade.

  1. Capitã Marvel

Comparado com os outros filmes para usar na redação que trouxemos, este pode parecer mais um filme comum e clichê de super herói. A discussão nele, no entanto, é mais profunda do que parece. O quão nossa sociedade subestima e impede o protagonismo feminino? E essa pergunta tem duas camadas. O protagonismo feminino tem pouca representatividade na arte, principalmente por quase sempre as personagens mulheres terem seus dilemas relacionados a questões amorosas. E o protagonismo feminino tem pouca representatividade nos papéis sociais, pois a mulher é pouco valorizada como pessoa forte e capaz. As exceções são tratadas como pessoas “fortes e capazes, apesar de ser mulher”. Pense para a redação: nossa arte tem dado bons personagens para que as mulheres se enxerguem e se sintam inspiradas? Isso é, fora filmes românticos onde o único sonho da protagonista é se casar, o que sobra? Você pode levar para a redação o direito da mulher de também ser um super-herói e todas as leituras possíveis sobre essa afirmação.

  1. Tropa de Elite

filmes para usar na redação tropa de elite

Quer você concorde ou não com a disciplina e a mão forte da polícia, é fato de que esse grupo social vive sob com muita pressão. Seja por viverem todo dia como se fosse o último, pois podem morrer a qualquer momento em uma troca de tiros, seja por serem submetidos a um regime rigoroso de hierarquia e obediência, ou seja por ainda terem que conviver com situações de corrupção vindas justamente de quem comanda as ações anticrime, estão sufocados por diversas situações pesadas!

Sobreviver a guerras diárias, obedecer ordens firmes e fortes, e aguentar hipocrisia de quem veste a mesma farda, são os fatos de um dia a dia só podem resultar em pessoas de mente e ações violentas. Qual o verdadeiro papel da polícia na sociedade? A estrutura interna da polícia é justa e efetiva? Basta prender? É preciso matar? O indivíduo polícial é um vulcão de tanta pressão esperando para expelir sua lava, então você pode levar para a redação maneiras de evitar essa erupção e preservar a saúde do trabalhador.

  1. O Doutrinador

Ao assistir a um filme brasileiro de super-herói, você pode colocá-lo ao lado de filmes norte-americanos e fazer comparações. O que sairá deste exemplo de filmes para usar na redação é uma discussão de como as culturas se influenciam internacionalmente, como a globalização é forte e como enxergamos a nossa própria cultura. Ainda mais do que isso, a discussão do modernismo sobre antropofagia, ou seja, se “alimentar” de algo externo e produzir algo seu com a sua cultura, é profunda se você souber comparar os filmes. Se somos capazes de absorver a arte de outros povos e criar em cima dela, pense nos impactos positivos e negativos dessa interação e como podemos conduzir a sociedade para que a parte positiva desse fenômeno cultural seja predominante sobre a parte negativa.

Pipoca e caderno

Resultado de imagem para pipoca gif

Assistir a esses filmes para usar na redação poderá ser uma experiência prazerosa para quem aprecia a arte do cinema. Porém, você não pode pegar apenas suas guloseimas, sentar na poltrona e curtir. Você deve olhar as cenas com uma visão mais analítica e crítica, de quem está disposto a observar as camadas de questionamento presentes nessas obras. Provavelmente, você será capaz de enxergar até mesmo pontos mais profundos do que enxergamos aqui!

Desejamos a você uma boa sessão caseira de cinema! E que você termine os filmes não só com sorriso no rosto, mas com a mente mais afiada do que antes. Quando os últimos créditos subirem, você estará 9 passos a frente no caminho de uma boa redação.


Como usar a série GAME OF THRONES em suas redações

Como usar a série PRETTY LITTLE LIARS em suas redações

Como usar a série COISA MAIS LINDA nas redações

Como usar VINGADORES: ULTIMATO em suas redações

10 alusões literárias para você usar nas suas redações

Como usar o álbum THANK U, NEXT em suas redações?

Como fazer uma boa Redação no Enem 2019?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes