Explicando: Redação Unesp

por | jul 26, 2017

Início » Vestibulares » Explicando: Redação Unesp

O que você precisa saber para ir super bem na Redação Unesp

A prova de redação da Unesp é realizada, geralmente, na segunda fase do vestibular e costuma cair no segundo dia de provas. Então, para essa prova é importante que o aluno esteja afiado na escrita, mas também bem preparado emocionalmente, pois a redação vale muitos pontos e o aluno já vai estar cansado da maratona de estudos e de provas. Por isso, é importante que você esteja no ritmo certo para não dar bobeira, afinal, são 28 pontos em jogo dentre os 100 totais dos dois dias de provas da segunda fase.

A Unesp costuma pedir um texto dissertativo, o que facilita na hora de se preparar para a prova, já que grande parte dos vestibulares pedem o mesmo gênero. Só não vale esquecer que uma dissertação é um texto argumentativo, que cobra que o aluno desenvolva uma ideia (ou questionamento), sem deixar de lado a consideração final (conclusão), que deve estar de acordo com os argumentos expostos.

Se você vai prestar mais de um vestibular, vai perceber que os critérios de avaliação da Unesp são bem parecidos com os de outros, mas não custa nada darmos uma conferida:

  1. Abordagem da proposta e do tema: Nesse item,  será avaliada a articulação do seu texto com a proposta de redação e com os textos de apoio. Além disso, a reflexão que feita em seu texto e as ideias expostas estarão em avaliação.
  2. Desenvolvimento: Nesse critério, será verificado se seu texto está construído de acordo com a estrutura base de uma dissertação: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  3. Domínio da escrita: Vale prestar atenção nesse critério e não perder ponto por bobeira. Você deve escrever de acordo com a norma culta da língua portuguesa e cumprir com os elementos de coesão e coerência. Por isso, revise seu texto antes de entregar.

Quantos aos temas, assim como acontece em outros vestibulares, são relacionados a assuntos de destaque na mídia e nas redes sociais, como podemos ver nos cinco últimos temas de redação da Unesp:

2016 – Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?

2015 – O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

2014 – Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?

2013 – Escrever: o trabalho e a inspiração

2012 – A bajulação: virtude ou defeito?

Certamente, você consegue relacionar esses temas com assuntos que rolaram em sua “timeline”, certo?  Por isso, é importante ficar atento e bem atualizado. Assim, você não terá grandes surpresas durante a prova.

[maxbutton id=”2″ ]

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM