logo redação online

O que zera a redação do Enem? Conheça os motivos!

 

A grande dúvida dos jovens em determinadas épocas do ano é: o que zera a redação do ENEM? Existem diversos motivos que podem zerar a nota da redação do ENEM. Garantir uma boa na prova escrita é importante porque ela pode elevar a média geral dos candidatos a vagas nas universidades, servindo também como critério de desempate em processos seletivos que usam a pontuação do exame nacional, como Sisu, ProUni e FIES.

Neste texto, vamos conhecer as situações que podem anular sua nota da redação. Existe uma cartilha de redação para o Enem que aborda os critérios usados pelos corretores do Inep, acesse o material para ficar por dentro de tudo. Na sequência, vamos contar o que não fazer no dia da prova. Boa leitura!

Critérios que zeram a redação do Enem: veja a lista!

Em 2019, 4% dos inscritos no ENEM tiraram zero na prova de redação, o que corresponde a quase 144 mil participantes. Dessas redações, 42% entregaram a prova em branco, 28% fugiram ao tema e 16% fizeram cópia dos textos motivadores. Esses são apenas alguns exemplos das situações que podem anular sua nota, serve também para entender que é algo mais comum do que pensamos.

Evite entrar para esses números, confira uma lista completa do que não fazer!

1. Redações em branco e textos insuficientes

Você precisa saber que, nos casos em que o participante deixa a prova em branco ou o texto é insuficiente (até 7 linhas escritas), não são os avaliadores que vão zerar a redação, mas ela mesma: a folha em branco já é identificada e separada durante o processo de digitalização.

Igualmente, esse procedimento prévio é realizado com textos que apresentam até 7 linhas escritas, incluindo o título que sempre é considerado na contagem de linhas, embora ele não seja obrigatório.

2. Formas elementares de anulação

Essas situações ocorrem porque o participante descumpre (deliberadamente ou não) as orientações básicas para a produção textual que a proposta do ENEM prevê. Na dúvida, não enfeite seu texto! Já pensou escrever 30 linhas e zerar a redação por uma bobeira dessas?

  • prova assinada ou com qualquer tipo de identificação: apelido, rubrica, iniciais, nome simples ou nome completo isolados do corpo do texto, rasurados ou não;
  • desenhos na folha de prova: qualquer representação de seres, objetos etc. Também podem ser quaisquer ícones que traduzam ou resumam emoções (emoticons/emojis), sensações, entre outros;
  • gráficos, tabelas e esquemas na versão final;
  • número(s) isolado(s) no corpo do texto e que não possuem relação com dados relevantes apresentados;
  • sinal gráfico que não faz parte do texto escrito: são considerados os símbolos de interrogação (?) e exclamação (!) – quando isolados do texto -, o asterisco (*), a arroba (@), a hashtag (#), entre outros.
  • casos de anulação proposital: quando o participante anula todo o texto que escreveu, rasurando-o;
  • recusa explícita em escrever a redação: uma frase de recusa ou de zombaria com relação ao exame. Por exemplo: o participante escreve um texto para dizer que não quer escrever a redação;
  • texto ilegível: quando, no texto, (i) não se identifica sequer configuração de letras; (ii) identificam-se letras, mas não formação de palavras; ou (iii) se identifica apenas uma ou outra palavra legível, mas não o suficiente para que o texto seja avaliado normalmente;
  • texto em língua estrangeira: com trecho de 7 linhas ou menos em Língua Portuguesa.

Atenção: a regra sobre numerais não se refere a percentuais de dados apresentados ou outras situações em que a presença de números está fazendo parte do texto de forma coerente. A proibição é para algoritmos aleatórios que podem permitir a identificação de quem o escreveu.

3. Cópia dos textos motivadores

Copiar, integral ou parcialmente, trechos da prova de redação ou do caderno de questões, sem que sejam apresentadas mais de 7 linhas de texto autoral, vai zerar a redação. Lembre-se de que você pode, sim, se inspirar nos textos motivadores e usar alguns dos dados apresentados neles para compor o seu texto. Porém, caso seja necessário fazer isso, prefira parafrasear os trechos.

Para um melhor desempenho, utilize outras ferramentas para argumentar. Assim, não será necessário correr esse tipo de risco no dia da prova! Temos um post completo sobre 5 formas de ampliar seu repertório sociocultural, uma excelente opção para adicionar em sua redação!

4. Fuga ao tema

Para zerar a redação por fuga ao tema, o avaliador analisará se o participante não só compreendeu a proposta de redação como também a importância de desenvolver o tema. Assim, serão verificadas as habilidades de leitura e escrita, de forma integrada. Quem for prestar a prova, precisa ter atenção à frase temática (aquela que informa sobre o que você precisa escrever).

Um exemplo fácil de entender é com a prova de 2019: a frase temática era “Democratização do acesso ao cinema no Brasil“. Portanto, para abordar o tema de forma completa, era necessário não só falar de “acesso ao cinema no Brasil”, mas explicar de que forma se dá/deu/dará a sua democratização.

Assim, caso o participante tenha falado apenas de democratização (sem atrelar à questão do acesso ao cinema no Brasil) ou apenas do acesso (sem mostrar de que forma ele pode ser democratizado), houve tangenciamento. Por isso, é fundamental ler e reler a proposta, grifar a frase temática, identificar o tema (mais específico) e o assunto (mais amplo).

5. Não atendimento ao tipo textual

Outro item da lista do que zera a redação do Enem é o não atendimento do formato. A proposta de redação é bastante específica quanto ao tipo de texto solicitado: dissertativo-argumentativo. Esse tipo é aquele em que:

“as ideias são organizadas no sentido de persuadir o leitor, de convencê-lo. Os enunciados (argumentos) atribuem qualidades e informações em relação ao objeto ou fenômeno de que se fala para reforçar uma posição, um ponto de vista. Os argumentos podem ser exemplos, qualidades, depoimentos, citações, fatos, evidências, pequenas narrativas, dados estatísticos, entre outros recursos de convencimento.” (GARCEZ, 2016, p. 46 apud INEP, 2019, p. 83).

Portanto, um corretor irá zerar a redação que for predominantemente narrativa. Nesse caso, o uso da primeira ou terceira pessoa e os relatos pessoais são mais comuns. Assim, para não errar o tipo textual, evite contar histórias ou a sua relação com o tema, por exemplo. Preze pela objetividade que o texto dissertativo-argumentativo pede.

Também será anulada a nota de quem formatar seu texto com marcas estruturais típicas de poemas, oração, cartas, listas e outros subgêneros. Além de fugir do tipo de redação pedido, esses exemplos não comportam o conteúdo necessário para a argumentação dissertativa.

Para te ajudar a montar seu texto seu erros, confira o post Planejamento de Dissertação e saiba tudo o que precisa conter em sua prova!

6. Partes desconectadas

Certamente, você já ouviu falar da redação com o hino do Palmeiras em 2012, e a da receita de miojo em 2013 – esses foram casos famosos na mídia, mas não os únicos que ocorreram. Nesses exemplos, a polêmica deveu-se ao fato de tais estudantes terem recebido nota por essas redações (baixas, mas ainda assim foram avaliadas).

Em virtude desse tipo de situação, houve mudanças nos critérios de avaliação. Portanto, são zeradas as redações que apresentarem os seguintes tipos de “partes desconectadas”:

  • impropério (“palavra de baixo calão”) ou expressões dirigidas a alguém/a um grupo pelo próprio participante com a intenção clara de ofender;
  • zombaria: uso de expressões de deboche incompatíveis com a situação de prova, mesmo que não esteja desconectado do projeto de texto;
  • reflexão do participante sobre a prova ou sobre o seu próprio desempenho no exame: comentários como, por exemplo, que está conseguindo desenvolver o tema, que está cansado, desculpa-se pela letra, entre outros;
  • oração ou mensagem religiosa;
  • mensagem política;
  • trecho/texto sobre outro assunto – mostre seu amor por seu time ou seus dotes culinários em outro momento!.

Declarações que ferem quaisquer tipos de Direitos Humanos, dependendo da forma que é escrita, pode não ser considerado uma ofensa a ponto de zerar sua redação. No entanto, essa prática pode tirar muitos pontos e prejudicar da mesma forma seu desempenho. Por isso, não vá vacilar!

Ufa! Precisamos ficar atentos há muitas coisas na hora da prova. Certamente, quem está se preparando já conhece a maioria dessas situações que podem levar uma redação à nota zero. Porém, é sempre bom saber exatamente aquilo que pode prejudicar um ano inteiro de estudos.

O blog do Redação Online tem muitos conteúdos para te ajudar a garantir uma nota 1000. Agora que você já sabe tudo o que zera a redação do Enem, compartilhe esse conhecimento com as outras pessoas! Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes