A redação nota 1000 é possível desde que você estude e treine a sua escrita regularmente. Veja 10 dicas para que você se destaque na avaliação. Faça parte do seleto grupo de participantes que atingem a pontuação máxima!

Agora que você já conhece todas as especificidades da avaliação das 5 competências, vamos sintetizar algumas dicas para conseguir a sonhada redação nota 1000 no Enem. Certamente, além de saber o que é necessário para uma boa nota, é imprescindível que você treine a escrita. Portanto, o ponto de partida para uma excelente avaliação é você estabelecer uma rotina. Assim, na sua lista de estudos, dedique ao menos uma vez na semana para escrever um texto dissertativo-argumentativo. Vamos deixar combinado que essa é nossa dica zero, ok?

Confira como garantir a tão sonhada redação nota 1000 no Enem!

1. Aperfeiçoe seus conhecimentos em gramática

Na competência 1, você será avaliado quanto ao domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Desse modo, o máximo de desvios de convenção da escrita que você poderá cometer são 2, e apenas 1 falha de estrutura sintática. Para tornar-se proficiente na nossa língua é preciso muita leitura, escrita e reescrita. Sim! Você deve se acostumar a fazer  revisão do seu texto e corrigir tudo que estiver fora de conformidade com a linguagem padrão. Assim, é fundamental que você não estude sozinho essa parte da prova. Conte com alguém para apontar os desvios e ajudar a solucioná-los. Não há fórmula mágica para ser expert: é necessário dedicação. A pontuação é essencial para que você consiga produzir um texto fluido. Desse modo, estudar esse tópico e saber tudo sobre vírgulas será um grande diferencial.

2. Fuja de clichês

O estudante que se prepara para o Enem provavelmente já possui uma lista de frases para usar como repertório. Já conversamos sobre isso aqui no blog e alertamos para a necessidade de as referências serem pertinentes ao tema. É de conhecimento geral que muitos cursos ensinam meia dúzia de frases e os alunos passam o resto da vida escrevendo com base nesse repertório reduzido. Além disso, muitas vezes acabam “forçando” relações inexistentes entre tema e citação. A nota 1000 na redação vem para aqueles(as) que fogem dessa “lógica”. Ou seja, se todo mundo está fazendo isso (e a grande maioria não tira a nota máxima, ao contrário, recebe notas medianas), faça o oposto!

3. Seja claro(a) e objetivo(a)

Para um texto ser considerado bem escrito, é fundamental que ele seja CLARO e OBJETIVO. Uma linguagem composta por palavras difíceis muitas vezes mais atrapalha do que ajuda. Você deve, sim, demonstrar que possui um amplo vocabulário e que consegue mobilizá-lo. Porém, tome cuidado com excessos de palavras em desuso, arcaicas ou que você não tem muita certeza do significado. Além disso, evite o uso de muitos adjetivos, pois não são próprios para um tipo textual como a dissertação.

4. Domine os recursos coesivos

Essenciais à construção do texto, você precisa conhecer e saber usar um amplo repertório de elementos coesivos em seu texto. Eles são como a “cola” das ideias dispostas no texto. Coloque-se no lugar do leitor e, depois de escrever seu rascunho, corrija e complemente os pontos em que as conexões dos argumentos não ficaram tão claras. Isso vai garantir 200 pontos na competência 4.

5. Inspire-se em quem já chegou lá

Muitas das redações nota 1000 de anos anteriores podem ser encontradas na internet. Certamente, elas servem como um modelo para que você se inspire a escrever seus textos. Mas atenção: deve ser apenas inspiração e não exemplos para serem copiados! Sem dúvidas, ler textos que atingiram as expectativas da banca avaliadora poderá lhe mostrar o caminho. Assim, leia alguns deles e analise-os com base nas competências. Faça um check-list  do que é necessário e aplique em suas próprias produções escritas.

6. Reescreva, reescreva e reescreva

Muita gente foca em escrever uma redação por semana, mas não investe tempo para reescrever os textos que já produziu. Caso você tenha a oportunidade de ter suas produções corrigidas por alguém, seja na escola ou usando plataformas como a nossa, você deve sempre reescrever para aprimorar o que ficou faltando. Se você conseguiu atingir a nota máxima em algum texto, por que não pensá-lo por outra perspectiva e escrever novamente sobre o mesmo assunto? Sim! Nunca aconteceu de você escrever um texto e depois pensar que a abordagem poderia ter sido diferente? E que tal tentar colocá-la no papel? Isso ajuda não só a fixar repertórios já conhecidos como ampliá-los, e com isso demonstrar uma visão ampla e inovadora sobre a temática da proposta.

7. Demonstre autoria

30 linhas podem ser pouco para que você mostre quem é, mas é o espaço que você tem para demonstrar sua personalidade por meio de uma produção escrita. Aqueles(as) que tiram nota 1000 na redação têm uma coisa em comum: apresentam textos com abordagens originais. Além de muito bem escritos do ponto de vista da gramática e da coesão, selecionam e organizam as informações de modo estratégico. Em 2019, apenas 53 participantes conseguiram esse feito entre milhões de inscritos. Certamente eles não atingiram essa pontuação por meio de estruturas prontas, as quais se encontram aos milhares na internet. Aposte na originalidade, tenha um repertório diferenciado e saiba mobilizá-lo adequadamente com o tema proposto em prova.

8. Estude Filosofia, Sociologia e Literatura

As Ciências Sociais ajudam a  compreender diversos fenômenos enfrentados pelas sociedades nos mais variados períodos da História. Assim são essenciais para tratar de temáticas polêmicas como as cobradas no Enem, as quais envolvem o comportamento humano diante de situações diversas. As obras literárias também são recortes da vida em sociedade, muitas vezes criticando ou alertando para os perigos de determinados modos de viver. Saber trabalhar com esses elementos na construção de um texto colocará sua redação entre as melhores.

9. Proponha soluções viáveis

Uma proposta de intervenção bem elaborada, com todos os elementos obrigatórios, não é difícil de fazer. Você precisa conhecer esses elementos e focar em uma ação efetiva diante do problema a ser refletido. Proponha algo original e que possa ser colocado em prática. Não se esqueça de que uma proposta de intervenção precisa apenas de uma ação, mas que ela contenha o modo/meio, o(s) agente(s), um detalhamento e o efeito que se espera dela para mudar a realidade.

10. Use a nossa plataforma de correções

Você não está sozinho nessa jornada! Nada melhor do que poder contar com corretores que vão avaliar seus textos e apontar partes deles você precisa aprimorar para conseguir evoluir na escrita. Conheça nossos planos e comece agora mesmo a treinar a redação nota 1000!

Gostou das dicas? Coloque nos comentários quais as suas técnicas para conseguir a nota máxima na redação! Até a próxima!

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

 

Comentários do Facebook