Estude com o Redação Online em 2021! Aproveite nosso cupom de desconto VOUPASSAR35 em qualquer plano do site.

Reaplicação Enem 2020 | Análise do tema de redação

por | fev 24, 2021

A prova de redação da reaplicação Enem 2020 pediu que os participantes refletissem sobre a falta de empatia nas relações sociais. Confira!

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, participantes que perderam a data do exame nacional por estarem com sintomas de Covid ou problemas na sala de prova puderam realizar a reaplicação do ENEM 2020. Além disso, estudantes do Amazonas e de duas cidades de Rondônia também puderam fazer as provas, adiadas em função da pandemia. Nesse cenário caótico, a reaplicação Enem 2020 solicitou uma reflexão sobre “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil“, que foi o tema de redação. Então, acompanhe a nossa análise sobre esse tema. Boa leitura!

Palavras-chave da frase temática

A primeira coisa que o participante deve fazer é compreender bem o tema sobre o qual irá escrever. É isso que garantirá a abordagem completa e impedir que ele fuja do tema, o que leva à nota a zero. Nesse caso, é necessário se ligar nas palavras-chave: falta, empatia e relações sociais. Complementarmente, precisamos ter em mente que o enfoque é no Brasil. O primeiro texto motivador traz um “verbete poético” da palavra empatia. Saber o significado dessa palavra era fundamental para dar o encaminhamento correto da abordagem do tema. No dicionário Michaelis On-line, encontramos a seguinte definição:

empatia
em·pa·ti·a
sf
1 PSICOL Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.
2 PSICOL Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.
3 Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.
4 Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação.
5 Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.
ETIMOLOGIA gr empátheia.

Com isso em mente, o tema já nos orienta que existe uma falta de empatia, e é sobre isso que o texto deve ser escrito. Mas e as relações sociais, o que são? Então, para as ciências sociais, trata-se do relacionamento entre dois ou mais indivíduos em um grupo e elas formam a base da estrutura social. Assim, elas acontecem, portanto, em vários “ambientes”, como na família, no trabalho, na escola e no ambiente macro, que seria a própria sociedade. Como sempre ocorre no Enem, devemos entender como essa falta de empatia aparece nas relações que se dão no nosso país. Agora, vamos ver quais encaminhamentos os textos motivadores nos dão.

Textos motivadores da reaplicação Enem 2020

Bastante sucinta, a proposta de redação trouxe, além do verbete já mencionado, uma reflexão publicada na Revista Pazes que afirma que muitas pessoas ainda não compreenderam que os males que nos rodeiam se dão pela falta de empatia, e cita alguns exemplos: roubos, violências físicas, intolerâncias (como a religiosa, a de classe), escravidão, entre outros. Por fim, o texto III traz um infográfico com os crimes de ódio por estado no ano de 2018, no Brasil. Nele, vê-se que o feminicídio é o crime de ódio recorrente em todo o território nacional, seguido dos crimes ligados às questões raciais e depois de orientação sexual com maior predominância. Embora menos acentuados, percebemos ainda registros de crimes de ódio motivados pela religião ou pela origem das pessoas. Assim, na sequência vamos pensar em algumas possibilidades de abordagem.

Possibilidades de argumentação e proposta de intervenção

Certamente você percebeu que o leque de possibilidades para esse tema é amplo, pois qualquer um dos tipos de crimes de ódio, por exemplo, poderia ser o foco do seu texto. Até mesmo a situação atual com relação à Covid-19 poderia ser abordada, tendo em vista que há um número elevado de mortos, pessoas em isolamento há quase 1 ano e, no entanto, algumas pessoas não se colocam no lugar das outras. Ou seja, há muitas pessoas “aproveitando a vida” como se a pandemia tivesse acabado, e daí os exemplos são inúmeros e poderiam ser retirados das redes sociais, de notícias de portais diversos, entre outros.

Ao mesmo tempo, ainda sobre essa questão, vimos exemplos de grande empatia acontecendo, como a mobilização de artistas para a compra de oxigênio para os hospitais do Amazonas, não é mesmo? Esse é um repertório legitimado (se bem descrito, com as devidas fontes), pertinente ao tema, e que poderia ter sido explorado. De fato, não é preciso ir muito longe para buscar referências sobre a questão da empatia. Desse modo, podemos considerar um tema até certo ponto “fácil”, visto que isso aparece como uma problemática basicamente em diversos núcleos e mídias sociais.

Com relação à proposta de intervenção, embora em alguns temas a conscientização já tenha sido considerada elemento nulo, é provável que a banca de correção do Enem aceite essa ação como válida – e arriscamos dizer que deve ter sido frequente nas redações. Muitos agentes poderiam fazer parte, como a própria família, a escola e principalmente ONGs, as quais basicamente são compostas por pessoas empáticas e visam mudar alguma situação social importante.

Na próxima postagem do blog traremos alguns repertórios pertinentes a este tema.

Fez a reaplicação Enem 2020? Então, conte pra gente o que achou desse tema de redação! Quais repertórios você usou? Qual foi sua proposta de intervenção? Deixe seu comentário!

Está ansioso(a) para saber a sua nota? Que tal enviar o seu texto para nossos corretores? Conheça nossos planos e receba um feedback dos nossos especialistas. Tá esperando o quê?

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online

Posts relacionados

SISU: O que é e como funciona?

SISU: O que é e como funciona?

Saiba como funciona o SISU e confira estratégias para aumentar suas chances de garantir uma vaga a universidade pública por meio do processo seletivo! Entre os dias 6 e 9 de abril estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada – Sisu. Ele é o...

5 mitos sobre as redações nota 1000

5 mitos sobre as redações nota 1000

A nota 1000 na redação é o sonho de muita gente. E ele não é impossível. Saiba os mitos sobre as redações e prepare-se para conseguir! Com mais de 20 edições, o Enem já passou por muitas transformações, mas uma coisa não muda: você vai ter que escrever uma boa...

Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM