logo redação online

Tudo o que você precisa saber sobre o ENEM 2022

 

As inscrições para o ENEM 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) chegaram ao fim no dia 21 de maio. O exame é a porta de entrada para muitas universidades públicas e privadas no Brasil, além de fazer parte dos critérios para bolsas de estudos e financiamento estudantil do governo federal.

Se você vai fazer o exame neste ano, é melhor começar a se preparar agora. Leia este artigo até o fim e confira tudo o que você precisa saber sobre o ENEM 2022.

 

Datas do Enem 2022: atente-se!

 

As provas do ENEM 2022 serão aplicadas em dois domingos, nos dias 13 e 20 de novembro, para participantes inscritos nas versões impressa e digital. Já as provas do Enem PPL, para pessoas privadas de liberdade, serão realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro dentro das unidades prisionais.

Confira, agora, outras datas importantes que você não pode perder:

  • inscrições: 10 a 21 de maio (até 23h59min);
  • pagamento da inscrição: até 27 de maio;
  • pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio;
  • pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho;
  • provas: 13 e 20 de novembro;
  • resultado: sem data divulgada até o momento.

Confira o Edital completo aqui: Edital Enem 2022.

 

Como fazer a inscrição para o Enem 2022?

 

As inscrições para o Enem 2022, das versões impressa e digital, ficaram abertas até o dia 21/05 na Página do Participante. A taxa de inscrição, assim como nos últimos anos, é de R$ 85,00 e poderá ser paga até o dia 27/05, por meio de PIX, cartão de crédito ou boleto.

No momento da inscrição, os participantes tiveram de apresentar o número do seu CPF, carteira de identidade (RG) e data de nascimento.

 

Quem pode se inscrever no Enem 2022?

 

Qualquer pessoa que já concluiu o Ensino Médio ou que está prestes a concluir pode participar do ENEM 2022. No entanto, as pessoas que ainda não concluíram poderão participar apenas como treineiros e, nesse caso, o resultado da prova não poderá ser usado para ingresso no ensino superior.

 

Isenção da taxa de inscrição do Enem 2022

 

No Enem é possível os participantes pedirem a isenção da taxa de inscrição e, assim, não pagarem a taxa cobrada. Para isso, a solicitação da isenção neste ano deveria ter sido feita por meio da Página do Participante entre os dias 4 e 15 de abril.

Segundo o Edital, os participantes que tiveram direito à isenção deveriam atender alguns critérios:

  • estar cursando a última série do ensino médio em escola pública;
  • ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e possuir renda igual ou menor que um salário mínimo;
  • estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

 

Como usar a nota do Enem 2022?

 

A nota do Enem 2022 poderá ser usada para ingressar em universidades públicas e privadas. Ela também poderá ser usada para conseguir uma bolsa integral ou parcial do Prouni (Programa Universidade Para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Fies (Financiamento Estudantil).

Além disso, você também pode se isentar de fazer o vestibular para algumas faculdades particulares que aceitam a nota do Enem em sua seleção. Para isso, a sua pontuação no Enem deve ser igual ou superior a 450 pontos e você não pode ter zerado a redação.

 

Como é a estrutura da prova do Enem 2022?

 

A prova do ENEM, segundo o Edital, será constituída por quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com 5 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com 5 horas de duração.

Essa estrutura será igual para a versão impressa e digital. A única diferença é que na versão digital as questões objetivas serão respondidas no computador, menos a redação que deverá ser feita em um papel.

 

Redação Enem 2022: prepare-se agora!

 

A redação do Enem tem um grande peso na nota final do Exame, por isso é importante se preparar desde já para se sair bem na prova. Afinal, não se aprende redação de um dia para o outro, é necessário muito treino! 

Como já é tradição no Enem, será exigido um texto dissertativo-argumentativo, que deverá ser desenvolvido com no máximo 30 linhas. A nota da redação poderá variar entre 0 (zero) e 1.000 (mil) pontos e será avaliada de acordo com as competências de redação. 

Confira, a seguir, as 5 competências exigidas na redação do Enem 2022:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Uma dica para você saber mais a fundo sobre como são avaliadas as competências, é conferir a Cartilha do Participante, disponibilizada no site do Inep. Lá você também tem acesso a alguns exemplos de redações nota mil de edições anteriores do Enem.

Além disso, você também pode acompanhar os nossos conteúdos semanais aqui no blog. Neste espaço, sempre reunimos as melhores dicas de redação! Confira com a professora Chaiany Farias como começar a se preparar para o Enem 2022:

 

 

Quer alcançar a nota máxima no Enem 2022? Comece a estudar agora mesmo! Nossos corretores e professores especializados em redação podem ajudar você. Confira os nossos planos de correção de redação do Enem!

 

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes