Saiba como tirar 200 pontos na competência 3 da redação do Enem. Conheça os critérios de avaliação e como melhorar seu desempenho na produção escrita.

Agora que você já viu tudo o que precisa saber para se dar bem nas competência 1 e 2, vamos conversar um pouco sobre a competência 3 da redação Enem. Você sabe o que é esperado do participante em relação a esse critério? Não se preocupe! Neste artigo você vai ficar por dentro de tudo e poderá colocar em prática nos seus textos. Assim, ficará bem preparado(a) para a prova!

Primeiramente, vamos ver o que nos diz a matriz de referência do Inep. De acordo com ela, na competência 3, os avaliadores precisam identificar se o participante conseguiu:

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de um ponto de vista.

Portanto, essa competência está intimamente ligada à competência 2. Assim, vamos tentar compreender como são vistas as ações de selecionar, relacionar, organizar e interpretar de acordo com essa matriz.

  • selecionar: habilidade referente ao processo de escolha das opiniões, fatos, informações e argumentos que se relacionem à proposta e à tese. Trata-se, portanto, de verificar se foi colocado à disposição todo o material possível de ser trabalhado no texto. Assim, essa seleção pode partir do repertório disponibilizado pelos textos motivadores e/ou de repertório particular (construído ao longo da vida escolar do participante).
  • relacionar: verifica-se se o participante é capaz de encadear as ideias estrategicamente, de forma progressiva. Portanto, ele deve deixar claro o caminho percorrido – e pelo qual o leitor também deve seguir –, a fim de alcançar seu ponto de vista sobre o tema. Isso significa que ele deve desenvolver os argumentos selecionados para que efetivamente contribuam com o texto. Lembre-se de que é obrigação de quem está defendendo as ideias explicar seus argumentos ao leitor, pois não cabe a ele “preencher as lacunas” de argumentos não concluídos.
  • organizar: depois de selecionadas e relacionadas as informações, fatos e opiniões, é preciso que elas sejam organizadas em uma espécie de hierarquia. Ou seja, é necessário verificar, nessa seleção, quais argumentos são mais importantes e quais são complementares. Assim, evidencia-se ao leitor o projeto de texto que, quando estratégico, eleva a nota do participante.
  • interpretar:  habilidade de ir além da reprodução de informações dos textos motivadores ou de seu repertório pessoal. Isso garante a pertinência das ideias que o participante selecionou para defender seu ponto de vista.

Então, o que está em jogo aqui na competência 3 é o projeto de texto. Ele é o responsável pela construção do sentido da redação. Participantes que não conseguem estabelecer essa hierarquia, não desenvolvem os argumentos selecionados, apenas citando-os, sem interpretá-los de acordo com o tema e a tese ficam bastante prejudicados na avaliação.

Relação entre a competência 3 e as competências 2, 4 e 5

A abordagem do tema é critério da competência 2. Porém, é importante que você saiba que, em caso de tangenciamento, a nota na competência 3 não ultrapassará o nível 1. Sobre a relação entre as Competências 3 e 4, saiba que, enquanto a primeira avalia o projeto de texto e o desenvolvimento das ideias, a segunda ocupa-se da superfície textual. Ou seja, trata das marcas linguísticas necessárias para a construção do texto.

Já a competência 5 avaliará se foi realizada proposta de intervenção relacionada ao tema. Desse modo, na competência 3 será vista a articulação entre informações, fatos e opiniões. Essa articulação considera o texto como um todo, o que inclui, necessariamente, a proposta de intervenção. Portanto, a relação entre a proposta de intervenção e a discussão apresentada ao longo do texto é avaliada na Competência 3. Na Competência 5, então, é verificado se a proposta de intervenção está em texto que aborda o tema de forma completa, bem como quais são os elementos que a compõem.

Então, para tirar uma boa nota na redação, você deve abordar o tema de forma completa, fazendo uma boa articulação do repertório selecionado. Certamente, também deve se atentar à construção do texto, fazendo uma proposta de intervenção alinhada ao ponto de vista desenvolvido. Não se esqueça de usar muito bem a norma culta da língua portuguesa. Desse modo, você conseguirá elaborar uma redação coerente, coesa, objetiva e clara. Isso é tudo que o avaliador mais espera encontrar na hora de fazer a correção!

Dicas para fazer 200 pontos na Competência 3 da redação Enem

  • faça a leitura atenta da proposta de redação. Garanta que você compreendeu como abordar o tema de forma completa e tem um ponto de vista claro a ser defendido. Como vimos, embora seja avaliado na competência 2, isso impacta diretamente na sua nota da competência 3, caso você tangencie;
  • anote sua tese e elenque argumentos, fatos, opiniões e informações que poderão ser desenvolvidos no texto. Você pode fazer como em um mapa mental. Organize esse conteúdo de forma que os mais importantes (ou fortes) tenham destaque no texto. Vejas qual argumentação complementar poderá ajudar na interpretação das informações;
  • pense em uma proposta de intervenção que se relacione com os aspectos desenvolvidos na argumentação;
  • releia o rascunho do seu texto algumas vezes, colocando-se no lugar do leitor. Tente perceber se: você apenas citou dados, sem interpretá-los?; ao apresentar um argumento, ele foi desenvolvido ou apenas pontuado?; se não tivesse lido nada sobre o assunto, você conseguiria compreender a tese defendida?; a proposta de intervenção se relaciona com o ponto de vista elaborado?
  • faça os ajustes necessários e leia ainda uma vez o seu texto antes de passar a limpo. Gerencie o tempo, mas não se esqueça de prestar atenção aos detalhes. Ler atentamente a própria redação evita muita dor de cabeça depois!

É isso! Agora você já conhece os critérios da competência 3 da redação ENEM. Em breve traremos mais informações sobre as competências 4 e 5 para você saber tudo para chegar à nota 1000! Enquanto isso, que tal escolher alguns temas e treinar a sua escrita? Coloque a mão na massa! Até a próxima!

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

Comentários do Facebook