Aniversários históricos em 2021 | Datas que podem cair na prova do ENEM

por | set 16, 2021

Em 2021, vários fatos importantes da história completam uma data redonda. Essas datas são aquelas que completam 20, 40, 100 anos ou mais. Geralmente, são acontecimentos históricos que ganham mais visibilidade na mídia, recebem homenagens, exposições e a sociedade passa a falar mais sobre elas. E os aniversários históricos em 2021 são muitos.

Para você que está se preparando para a prova do ENEM, saiba que estar por dentro dessas datas é uma das primeiras tarefas de casa, viu? Por isso, selecionamos alguns aniversários históricos em 2021 para você ficar por dentro!

Mas antes disso, vamos entender como essas datas podem cair na prova do ENEM? Pega já o seu caderno e anota aí!

Como aniversários históricos em 2021 podem cair na prova do ENEM

Você já sabe que a banca do ENEM é super atenta às atualidades, né? Mas se estamos falando de atualidades, por que um fato que aconteceu há 50 anos atrás é tão importante? A resposta é simples: todo acontecimento histórico teve suas causas e consequências que refletem muito até os dias atuais.

Então, não pense que se trata de decorar a data e o acontecimento. É necessário que você consiga conectar os fatos históricos com o contexto da época e, ainda, com o contexto atual.

Afinal, essas datas históricas podem cair na contextualização das questões de atualidades e humanidades e no próprio tema de redação.

Agora que você já sabe como os aniversários históricos em 2021 podem cair na prova do ENEM, vamos conhecer essas datas? Vem comigo!

Manifestações da Primavera Árabe (2011)

Há 10 anos atrás, na Tunísia, um vendedor de frutas chamado Mohamed Bouazizi botou fogo no próprio corpo diante do prédio do governo. Esse episódio deu início a uma série de protestos em países do Oriente Médio e do Norte da África, ficando conhecida como Primavera Árabe

Em meio a uma profunda crise econômica, a Tunísia e outros países como o Egito, Líbia, Marrocos e Iêmen protestavam contra o alto índice de desemprego, a corrupção e contra os governos teocráticos autoritários. Essa revolta popular provocou guerras civis, a derrubada de ditadores que estavam há décadas no poder, milhares de mortos e refugiados.

Manifestantes em Aden (Iêmen), durante a Primavera Árabe de 2011.

Apesar da mobilização por direitos ter sido positiva, segundo especialistas, foram pequenas as conquistas da Primavera Árabe, pois até hoje a população vive em uma democracia fragilizada e em condições de desigualdade social.

Outro ponto de destaque da Primavera Árabe é o papel que as redes sociais tiveram nos protestos, uma vez que elas foram a principal ferramenta de comunicação dos manifestantes com o resto do mundo.

Atentados de 11 de setembro (2001)

Há 20 anos atrás, em 11 de setembro de 2001, aconteceu o maior atentado terrorista da história nos Estados Unidos, provocando a morte de milhares de pessoas. Dois aviões atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, provocando o desabamento de ambas.

Os aviões foram sequestrados e liderados por Osama bin Laden e membros do Al-Qaeda, uma organização fundamentalista islâmica. A intenção do grupo era atingir símbolos do poder norte-americano como uma forma de protestar contra a presença dos EUA na Arábia Saudita, as sanções contra o Iraque e o apoio a Israel. 

Segundo a BBC, uma das consequências geradas após o ataque foi a chamada “guerra ao terror”, iniciada pelos EUA com o objetivo de acabar com o terrorismo e deixar seus cidadãos seguros. Porém acabou ampliando conflitos e fortalecendo grupos terroristas, como é o caso recente da tomada do Afeganistão pelo Talebã. Um prato cheio para a banca, né? Então se liga!

Para ver o vídeo da BBC sobre o dia 11 de setembro de 2001, dá o play a seguir:

Fim da Guerra Fria e da União Soviética (1991)

Outro data que faz aniversário é o fim da Guerra Fria e da União Soviética, em 1991. Há 30 anos, o conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA) e a União Soviética (URSS) chegou ao fim. 

Essas décadas foram marcadas pela disputa entre duas ideologias diferentes: o capitalismo dos EUA e o socialismo da URSS. A divisão desse mundo bipolar foi representada pelo Muro de Berlim, destruído em 1989. Em paralelo, aconteceram outros conflitos armados que marcaram a história, como a Guerra do Vietnã e a Guerra da Coréia.

Muro de Berlim (1989).

Essas décadas também são lembradas pelas corridas armamentista e espacial que resultaram na ida do primeiro homem à Lua e o lançamento do primeiro satélite ao espaço, a Sputnik-1. Além disso, houve avanços tecnológicos que influenciaram os dias atuais, como a criação da Arpanet – considerada a precursora da internet.

Enquanto isso, no Brasil, acontecia a ditadura militar. O conflito ideológico da época contribuiu fortemente para perseguições contra comunistas no país.

Abolição da escravatura na Mauritânia (1981)

Você acredita que a escravidão ainda era permitida em um país nos anos 80? Esse é o caso da Mauritânia, o último país a abolir a escravidão.

Mauritânia

Apesar da abolição, o país considerou a escravidão um crime somente em 2007. Infelizmente, a prática escravagista ainda acontece no país e a população sofre consequências até os dias de hoje. Biram Dah Abeid, um ativista abolicionista, afirma:

“A elite e o governo defendem seus interesses para continuar desfrutando dos privilégios indevidos da escravidão. É por isso que o movimento abolicionista é proibido de se manifestar e que as convenções internacionais ratificadas pela Mauritânia não são aplicadas”.

No ENEM, algumas questões podem ser relacionadas à data como a discriminação racial, o tráfico de pessoas, escravidão infantil e o trabalho escravo contemporâneo.

Coroação do Imperador Dom Pedro II no Brasil (1841)

Em 2021 fazem 180 anos que Dom Pedro II foi coroado Imperador do Brasil. Ele tinha apenas 14 anos de idade quando conquistou o Segundo Reinado, por ação do Golpe da Maioridade

Alguns anos antes da coroação, seu pai, Dom Pedro I, abdicou do trono. Após isso, vários governos temporários ficaram responsáveis pelo país, já que o príncipe era uma criança. Devido à instabilidade política, uma série de revoltas aconteceram no Brasil que ficaram marcadas como o Período Regencial.

aniversários históricos em 2021 dom pedro ii
Dom Pedro II

Pela lei, o príncipe só podia conquistar o trono com 21 anos, porém, o golpe possibilitou que a sua coroação fosse antecipada e o poder centralizado nas mãos da família imperial.

Seu governo foi o mais longo da história do Brasil. Ele foi deposto somente em 1889 com a proclamação da república. Também foi em seu reinado que ocorreram a abolição da escravatura no país e a expansão cafeeira. Além disso, investiu em instituições de pesquisa e tornou-se patrono do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

E aí, o que você achou das datas que fazem aniversários históricos em 2021? Você gostou da dica de hoje? Conta pra gente nos comentários! 🙂

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg
<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/marinadias/" target="_self">Marina Dias</a>

Marina Dias

Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC, revisora de textos e redatora.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM