10 assuntos atuais que podem cair no ENEM 2021

por | out 6, 2021

Você não vê a hora de saber quais assuntos atuais podem cair no ENEM? Então este post é para você!

Em meio a tantas informações na internet e estudos para dar conta, é muito difícil ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo, não é? Pois é, nós sabemos disso! 

Porém, é muito importante que você dê uma atenção especial aos eventos que aconteceram recentemente no Brasil e no mundo. Afinal, os assuntos atuais no ENEM podem cair tanto nas questões quanto no tema de redação.

É por isso que selecionamos para você 10 assuntos atuais que podem cair no ENEM 2021 e os seus possíveis recortes temáticos. Confira!

1 – Saúde mental

A pandemia agravou o número de transtornos mentais no mundo. No Brasil, há muitas pesquisas que demonstram o aumento expressivo de casos, cujo motivo está relacionado não somente ao isolamento, mas também a outros fatores sociais, como o desemprego e desigualdade social.

Diante desse cenário, é importante que você pesquise sobre as medidas de prevenção e a importância das políticas públicas para a promoção da saúde mental.

Temas relacionados:

2 – Evasão escolar

A evasão escolar também aumentou durante a pandemia. Segundo o relatório da Unicef, as crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade são as mais afetadas. Entre os motivos estão a baixa renda familiar, desemprego, falta de políticas públicas, falta de acesso a recursos digitais, entre outros.

Ademais, o número de universitários que tiveram que abandonar os estudos para trabalhar é significativo. Então, já sabe né? Se informe sobre o assunto e prepare seus argumentos!

Temas relacionados:

  • Evasão escolar na pandemia
  • O problema da evasão escolar na educação básica
  • Evasão escolar no ensino superior

3 – Internet

A implantação emergencial do ensino e do trabalho remoto durante a pandemia também escancarou a desigualdade no acesso à internet no país. Portanto, indicamos que você leia sobre exclusão digital e democratização do acesso à internet.

Esse assunto também abrange outras questões relacionadas à comunicação e tecnologia, como a disseminação de notícias falsas e cyberbullying, por exemplo.

Temas relacionados:

  • Efeitos na superexposição dos recursos digitais
  • Cyberbullying
  • Impacto das notícias falsas na democracia

4 – Mobilidade urbana

A mobilidade urbana pode aparecer relacionada ao eixo temático direitos e cidadania, abordando problemas estruturais nas cidades, como transporte público caro e de baixa qualidade e a falta de acessibilidade às pessoas com deficiência.

Além disso, o assunto também está relacionado à sustentabilidade. Neste caso, fique atento à discussão sobre a importância da redução de combustíveis fósseis e a implantação de veículos elétricos.

Temas relacionados:

5 – Violência doméstica

Com o isolamento social, a violência doméstica contra as mulheres que já era grave se intensificou. Segundo a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma a cada quatro mulheres acima de 16 anos diz ter sofrido violência no ano passado no Brasil.

Esse é um dado alarmante relacionado à segurança pública que pode ser abordado na redação, principalmente com foco no feminicídio. Para se dar bem neste assunto, pesquise sobre as leis e medidas de enfrentamento.

Temas relacionados

6 – Educação financeira

A educação financeira também pode fazer parte dos assuntos atuais no ENEM, sobretudo, porque foi incluída no programa do Novo Ensino Médio como uma forma de aproximar os alunos das finanças e reforçar a importância de saber lidar com o dinheiro.

Este assunto pode ser associado ao alto índice de endividamento dos brasileiros, ao consumismo e até mesmo relacionado a questões sobre impostos e inflação.

Temas relacionados:

7 – O mercado de trabalho

O mercado de trabalho é um assunto extremamente importante no debate sobre direitos e cidadania. Com o aumento do desemprego, trabalho informal e casos de assédio moral no trabalho, este assunto tem grandes chances de aparecer no ENEM. Então, fique de olho nas notícias atuais – como a greve dos entregadores de aplicativos – e na legislação trabalhista.

Temas relacionados:

8 – População em situação de rua

A discussão em torno da população em situação de rua sempre foi necessária. Porém, essa população cresceu no último ano e ficou mais vulnerável ao vírus, à fome e ao frio – inclusive houve mortes registradas devido às baixas temperaturas em São Paulo. Esses dados demonstram a grave desigualdade social que vivemos.

Diante disso, o assunto pode aparecer relacionado a direitos básicos, como moradia, saneamento básico e direito à alimentação.

Temas relacionados:

9 –  Crise migratória e de refugiados

A crise dos refugiados é um assunto antigo, mas que ainda merece atenção. No ano passado, muitos países bloquearam as fronteiras para conter a disseminação do vírus, o que prejudicou ainda mais a situação dos refugiados que já estavam vulneráveis à crise humanitária.

No Brasil, segundo o CONARE, somente no ano passado foram feitas 28.899 solicitações de refúgio. Por isso, indicamos que você pesquise sobre os direitos dos refugiados no Brasil e o papel do Estado no acolhimento dessas pessoas.

Temas relacionados:

  • Crise migratória em tempos de pandemia
  • Direitos dos refugiados no Brasil
  • Crise dos refugiados e xenofobia

10 – Crise hídrica no Brasil

A crise hídrica atingiu o Brasil, em consequência das secas e das mudanças climáticas, gerando impacto na natureza e na vida das pessoas. Este assunto, no país, está diretamente ligado à crise energética, uma vez que as nossas principais fontes de energia são as hidrelétricas.

Sendo assim, pesquise sobre as causas e consequências, as estratégias para amenizar os efeitos, bem como as medidas a longo prazo que devem ser tomadas para evitar esse problema no futuro.

Temas relacionados

Finalmente, a nossa lista chegou ao fim! É bastante assunto, não é? Mas calma, se você se organizar direitinho é possível ficar por dentro de tudo! Reserve uma hora do seu dia para ler sobre as pautas mais importantes e cuidado com as notícias falsas! Para evitá-las, verifique sites confiáveis e fontes diferentes. Assim, garantimos que você vai se dar bem na prova!

Gostou da lista que preparamos sobre os assuntos atuais no ENEM? Que tal mostrar este post para os seus amigos? Compartilhe!

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que esses repertórios possam ajudar você a fundamentar a sua redação para o tema “Desafios dos estudantes da escola pública no ensino superior. Após escrever a sua redação, envie em nossa plataforma que corrigimos ela em até 3 dias úteis!

E aí, gostou do conteúdo? Agora, é importante que você pratique até o ENEM. Após escrever a sua redação, envie em nossa plataforma que corrigimos ela em até 3 dias úteis!

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/marinadias/" target="_self">Marina Dias</a>

Marina Dias

Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC, revisora de textos e redatora.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM