Estude com o Redação Online em 2021! Aproveite nosso cupom de desconto VOUPASSAR35 em qualquer plano do site.

1 semana para o Enem: Como revisar os estudos da redação

por | jan 8, 2021

Faltando só 1 semana para o Enem, você sabe o que priorizar nos estudos de redação para tirar uma boa nota? Não perca este post!

Está chegando a hora! 17 é primeiro dia de aplicação de provas do Enem 2020, adiado em função da pandemia. E você? Está preparado(a)? Antes de mais nada, se esta é a sua estreia no Exame Nacional, saiba que é totalmente normal se sentir ansioso e apreensivo nos próximos dias. Afinal, trata-se de uma oportunidade para depois tentar uma vaga na universidade. Caso você já tenha experiência com as provas, mesmo que já conheça como funciona o processo, pode também estar com os cabelos em pé neste momento. Calma! Nós hoje daremos algumas dicas para você revisar seus estudos de redação, faltando 1 semana para o Enem. Boa leitura!

É provável que você esteja estudando para esses dois dias de provas que se aproximam desde o começo do ano passado. Certamente, se concluiu o Ensino Médio recentemente, você ainda tem bem frescos na memória os principais conteúdos que são cobrados no Enem. No entanto, para quem já encerrou a Educação Básica há mais tempo talvez não seja assim tão simples estudar para o exame. Além disso, o fechamento das escolas por causa da Covid-19 e a implantação do ensino remoto atrapalharam os planos de muita gente. O Enem 2020 será uma verdadeira prova de superação. Se você conseguiu manter uma rotina de estudos “normal”, está de parabéns. A recomendação sempre é de escrever uma redação por semana, mas, se você não fez isso até agora, ainda há chance de correr atrás!

Abandone a ideia de aprender coisas novas agora

É isso mesmo que você leu. Se você acredita que não conhece todas as regras de gramática (e saiba que isso é muito comum!), não tente usar esta última semana para fazer isso. Respire fundo! Vamos explicar o porquê. Faltando tão pouco para a prova, tentar aprender algo que você sempre sentiu dificuldades de compreender pode ser fatal para a autoestima e para a segurança que precisa ter para desenvolver a proposta de redação. Em vez disso, reforce pontos que você já domina.

Conheça os critérios de correção do Enem

Sempre que nos avaliam, é fundamental conhecer o que pode elevar a nossa nota e o que pode baixá-la. Sem isso, é como tatear no escuro. O Inep disponibilizou o material de capacitação dos avaliadores de 2019 e também divulgou há poucos dias a Cartilha de redação Enem 2020 (confira nosso post sobre ela!). Trata-se de materiais indispensáveis para todo participante. Se você perdeu esses conteúdos, acesse-os agora mesmo. A cartilha, além de diversas dicas sobre como a prova é corrigida, ainda traz algumas redações de 2019 comentadas. Assim, ao lê-las e ao ler as análises delas, você poderá entender um pouco melhor a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Desse modo, reforçará sua compreensão sobre o gênero textual e também aprenderá um pouco mais sobre repertório sociocultural e como usá-lo de maneira produtiva no seu texto.

Faça mapas mentais por eixos temáticos

Ter um repertório sociocultural previamente pensado (mesmo que se saiba qual o tema da prova) ajuda a tirar aquela sensação de “eu não sei nada”. Assim, você vai para o Enem mais confiante! Ao longo do ano, diversas sugestões de propostas foram lançadas, inclusive aqui no nosso blog, e a partir delas você pode pensar quais têm mais chance de cair. Se você não faz ideia de por onde começar, é bom se informar sobre algumas apostas que estão circulando por aí!

Sobre elas, podemos citar alguns eixos: saúde (importância do SUS, saúde mental), educação (alfabetização infantil, literacia familiar, acesso aos livros), tecnologias (educação a distância/remota, exclusão digital), meio ambiente (queimadas, crise hídrica). Então, nos mapas, coloque dados, referências sobre o assunto, citações, livros, filmes que trabalhem a temática. O legal dos mapas mentais é que uma ideia puxa outra, e, como são bastante visuais, ajudam a memorizar melhor. Não se preocupe em fazer mapas muito elaborados: estamos na reta final! Nessas horas, vale contar um pouquinho com a intuição também! Enfim: confie em você!

Confira o exemplo abaixo:

Fonte: http://bit.ly/2LtJeuz

Treine a proposta de intervenção

A proposta de intervenção é avaliada na competência 5. Embora seja a que tem critérios mais objetivos, é a que recebe as notas mais baixas! Normalmente, o que acontece é que os participantes não incluem os cinco elementos obrigatórios que ela precisa ter. Caso você não lembre ou não saiba quais são eles, anote:

AGENTE + AÇÃO + MODO/MEIO + EFEITO + DETALHAMENTO

Eles não precisam estar necessariamente nessa ordem, mas precisam constar na mesma proposta. Ou seja, não adianta você sugerir três ações e nenhuma delas estar completa. Na avaliação da competência 5, os corretores verificarão se uma proposta contém todos esses elementos. A nota é para  aquela que estiver mais completa. ou seja, a que tiver o maior número de elementos obrigatórios. Garanta seus 200 pontos usando os cinco!

Como não temos mais tempo para que você escreva várias redações, treine ao menos a proposta. Para isso, você pode usar alguns textos que já escreveu ou mesmo pensar nos eixos temáticos e fazer uma proposta para cada um. Assim, chegará no dia da prova afiado(a)! Lembre-se de que a conclusão com a proposta ocupa mais ou menos 7 linhas da folha de redação. Então, treine com esse número em mente!

Escreva pelo menos uma redação

Sim, escolha um tema e escreva sobre ele. Faça o projeto de texto, recolha repertórios, pesquise, faça um rascunho, revise, passe a limpo. Se puder, peça para alguém ler e dizer o que achou. Quer uma ajuda profissional? Conte com a nossa plataforma. Ainda é possível receber dicas e saber como está o seu desempenho antes do grande dia. Se você já tem um plano do Redação Online, envie a sua redação até o dia 12 para que haja tempo de receber esse precioso retorno. Ter um feedback sobre nossos textos ajuda – e muito – a melhorar a escrita e a pensar “fora da caixa”. Então, não perca mais tempo!

Gostou dessas dicas? Escreva nos comentários como você está se preparando pra prova de redação Enem! Estamos quase lá! Conte com a gente!

[maxbutton id=”5″]

propaganda redação online

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online

Posts relacionados

Como treinar redação: quantas redações escrever?

Como treinar redação: quantas redações escrever?

Quer saber quantos textos escrever por semana para treinar redação e alcançar a nota 1000 no Enem e demais vestibulares? A gente conta pra você! Vamos aos fatos: quem pretende fazer Enem e vestibulares em 2021 deve começar a se preparar o quanto antes.  Além de um ano...

SISU: O que é e como funciona?

SISU: O que é e como funciona?

Saiba como funciona o SISU e confira estratégias para aumentar suas chances de garantir uma vaga a universidade pública por meio do processo seletivo! Entre os dias 6 e 9 de abril estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada – Sisu. Ele é o...

Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM