Texto 1

A Polícia Militar confirmou nesta segunda-feira (7) que registrou no Norte de Minas no último fim de semana pelo menos 27 ocorrências de violência contra mulher que envolvem autores próximos às vítimas, como marido, companheiro, namorado, ou ex-parceiros. A natureza dos registros vai de ameaça, agressão, lesão corpora e até homicídio.

É preciso que as vítimas tomem providências o quanto antes quando percebem que os relacionamentos ultrapassaram a barreira do respeito. “É preciso que elas percebam quando o relacionamento se torna abusivo e tomem providências. O que não pode é denunciar, depois voltar atrás, depois denunciar de novo. A relação cai no desrespeito, gera falta de credibilidade e a situação só se complica”, comenta Maia.

Fonte: https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2019/01/07/pm-registra-27-ocorrencias-de-violencia-contra-mulheres-no-fim-de-semana-no-norte-de-minas.ghtml

Texto 2

Relação abusiva é aquela onde predomina o excesso de poder sobre o outro. É o “desejo” de controlar o parceiro, de “tê-lo para si”. Esse comportamento, geralmente, inicia de modo sutil e aos poucos ultrapassa os limites causando sofrimento e mal estar.

É difícil definir quando um relacionamento é abusivo, porém, os principais indicativos de uma pessoa abusiva são: ciúme e possessividade exagerados; controle sob as decisões e ações do parceiro; querer isolar o parceiro até mesmo do convívio com amigos e familiares; ser violento verbalmente e/ou fisicamente; e pressionar ou obrigar o parceiro a ter relações sexuais.

Embora a sociedade dê maior visibilidade às relações abusivas entre casais heterossexuais, o abuso ocorre também entre parceiros do mesmo sexo. Em relação à idade, estudos recentes demonstraram que adolescentes brasileiros afirmaram ter sofrido algum tipo de abuso no namoro, o que inclui um novo público nessa perspectiva.

Fonte: http://reporterunesp.jor.br/2015/08/20/psicologa-explica-relacionamentos-abusivos-o-que-e-e-como-lidar-com-essa-situacao/

Texto 3

Fonte: https://i.pinimg.com/236x/e5/c9/54/e5c95404ae8506eb7b1e223b1b57f0c8–grl-pwr-cool-stuff.jpg

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil.

QUERO USAR ESSE TEMA!


Leia também:

Tema de Redação: Desafios do empreendedorismo feminino

Tema de Redação: As altas taxas de feminicídio no Brasil

Tema de Redação: Ações para alcançar a igualdade de gênero no Brasil

Tema de Redação: Mulheres Negras no Brasil

Tema de redação: A pressão estética na sociedade atual

 

Comentários do Facebook