Texto 1

Para o médico Jairo Bouer, educador e pesquisador sobre educação sexual, a falta de informação sobre sexualidade entre os jovens no Brasil contribui para que sejam altos os números de transmissão do HIV, o vírus causador da Aids, e gravidez precoce entre eles, mesmo com a pílula do dia seguinte e inúmeros meios contraceptivos disponíveis à população.

“Hoje, crianças e adolescentes podem pesquisar suas dúvidas na internet ao invés de perguntar aos pais. Por isso, de modo geral, vejo que as crianças se deparam mais cedo com o tema da sexualidade. O problema não é buscar a informação, e sim se deparar com informações erradas e inadequadas para cada fase de desenvolvimento da criança”, diz Bouer.

“A educação sexual deve começar antes dos dez anos”, defende Bouer. “Somente com informação correta aos adolescentes, sem tabus e julgamentos, iremos reduzir os altos números de sexo sem segurança e gravidez na adolescência na adolescência.”

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-43052366

Texto 2

Precisamos superar o mito de que a educação sexual pode erotizar ou incentivar a iniciação sexual precoce de crianças e adolescentes. Pelo contrário! A OMS já comprovou, ao analisar mais de mil relatórios sobre os efeitos da educação sexual no comportamento de jovens, que quanto mais informação de qualidade sobre sexualidade, mais tarde os adolescentes iniciam a vida sexual.

Quanto menos informação, mais precocemente se inicia a vida sexual.

Fonte: http://www.futura.org.br/caleidoscopio/educacao-sexual-na-infancia/

Texto 3

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_jnQHWSDxbC8/S7Nxqw9w3bI/AAAAAAAABdQ/-06fmr61sfk/s1600/sexualidade3.gif

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Educação sexual e infância.

QUERO USAR ESSE TEMA!


Leia também:

Tema de Redação: Sexualização Infantil: natural ou imposta?

Tema de redação: A influência das novas plataformas midiáticas no desenvolvimento infantil

Tema de Redação: As novas configurações da família contemporânea no Brasil

Tema de redação: A realidade da mortalidade infantil no Brasil

Tema de redação: Os desafios da Educação Inclusiva no Brasil

Comentários do Facebook