Repertório para o tema “Coronavírus e emergência na saúde global”

por | fev 20, 2020

CONFIRA O TEMA CLICANDO AQUI!

Nas últimas semanas, temos sido bombardeados com a ameaça de um novo vírus que promete se tornar epidemia gravíssima no mundo todo: o Coronavírus.

E é claro que, devido às grandes proporções que o tema tomou em tão pouco tempo, o assunto tem sido cotado como um dos possíveis temas de redação do Enem 2020. Por conta disso, vamos conhecer mais sobre o Coronavírus?

  • Parecer oficial do Ministério da Saúde do Brasil a respeito do que é o Coronavírus, quais são seus sintomas e formas de transmissão.

Disponível em http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/coronavirus.html (acesso em 17/02/2020).

Em primeiro lugar, precisamos entender com propriedade o que é esse tal de Coronavírus, quais são seus principais sintomas e como podemos nos proteger da doença, pois até transmissão por meio de sopa de morcego já foi cogitada (???).

Uma redação oficial jamais aceitará informações que não sejam plenamente verdadeiras, por isso, sempre investigue os temas a fundo para não cair nessa armadilha.

  • Matéria on-line sobre o novo nome do Coronavírus.

Disponível em https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/02/12/por-que-o-coronavirus-agora-se-chama-covid-19-e-como-esses-nomes-sao-criados/ (acesso em 17/02/2020).

Se você leu o texto acima, deve ter percebido que agora o Coronavírus se chama Covid-19 e essa é sua nomenclatura oficial. Mas por que houve a mudança e como os nomes são criados? É justamente isso que a matéria vai te explicar.

  • Matéria em revista eletrônica sobre os mitos e as verdades a respeito da prevenção e do tratamento do Coronavírus.

Disponível em https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-mitos-prevencao-tratamento/ (acesso em 17/02/2020).

Sabia que tem gente por aí tomando litros e litros de chá de erva doce para se prevenir contra o Coronavírus? Pois é, a criatividade do povo não tem mesmo limites.

No artigo da revista Saúde, há dez dos mais recorrentes boatos sobre a doença e a conclusão se ele é mito ou se realmente é eficaz de alguma forma.

  • Raio X on-line do Coronavírus pelo mundo.

Disponível em https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/16/oms-diz-que-coronavirus-ja-matou-1669-pessoas.ghtml (acesso em 17/02/2020).

As informações são várias (e nem todas verdadeiras!), entretanto, qual é a real situação do Coronavírus atualmente? Em que locais ele foi de fato detectado? Qual é a taxa de letalidade? A página G1, da Globo, a partir do boletim oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS), responde a todas essas questões.

  • Matéria on-line sobre a queda de casos de Coronavírus na China.

Disponível em https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/16/na-china-numero-de-casos-de-coronavirus-diminui-pelo-terceiro-dia-seguido.ghtml (acesso em 17/02/2020).

Mas nem tudo está perdido, querido (a) candidato (a), pois o Coronavírus tem apresentado queda nos últimos dias na China, mesmo que ainda esteja se espalhando para outros países.

Será que muito em breve poderemos respirar mais aliviados?

  • Matéria on-line sobre a primeira morte por Coronavírus fora da Ásia.

Disponível em https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/15/primeira-morte-ligada-ao-coronavirus-fora-da-asia-e-confirmada-na-franca.ghtml (acesso em 17/02/2020).

Realmente, a página do G1 está arrasando na cobertura das últimas notícias sobre o Coronavírus e se você quer acompanhar toda a evolução da doença, seguir o G1 pode ser uma excelente ideia.

Infelizmente, a matéria fala sobre a primeira morte que ocorreu fora do território asiático, na França, um indício de que a doença está em pico de transmissão.

  • Matéria on-line sobre grupo em isolamento para observação de contaminação.

Disponível em https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/02/17/grupo-em-quarentena-em-anapolis-passa-por-segundo-exame-que-detecta-contaminacao-por-coronavirus.ghtml (acesso em 17/02/2020).

Mas e o Brasil, como está nessa história toda? Temos pessoas contaminadas por aqui? Há grupos em observação? E a resposta é sim, existe a possibilidade de contaminação e há um grupo em observação (e quarentena) em Anápolis, Goiás.

  • Matéria on-line sobre o serviço prestado por laboratórios particulares na detecção do Coronavírus.

Disponível em https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,laboratorios-particulares-comecam-a-oferecer-teste-para-detectar-coronavirus-no-brasil,70003200688 (acesso em 17/02/2020).

Uma das principais formas de prevenção do contágio pelo Coronavírus é a rápida e exata detecção da possível contaminação, por isso, alguns laboratórios particulares estão desenvolvendo e oferecendo testes específicos a fim de diagnosticar o Coronavírus.

Para saber o que levou os laboratórios a tomar essa decisão, é só ler o texto especial produzido pelo Estadão.

  • Matéria on-line sobre a relação entre o Coronavírus e a economia do Brasil.

Disponível em https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,laboratorios-particulares-comecam-a-oferecer-teste-para-detectar-coronavirus-no-brasil,70003200688 (acesso em 17/02/2020).

Apesar de o Coronavírus ter seu maior foco no outro lado do mundo, no continente asiático, os impactos dele estendem-se também à nossa economia de formas que talvez você não tenha imaginado antes.

O Estadão, em sua coluna sobre saúde, traz um levantamento bastante apurado sobre o assunto e ainda inclui a visão de especialistas sobre o tema.

  • Vídeo do YouTube sobre o Coronavírus.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0N7SBfTsI3s (acesso em 17/02/2020).

Neste vídeo do canal Nostalgia, há um excelente apanhado de tudo o que é mais relevante a respeito do vírus. Uma ótima opção para você que está precisando saber mais a respeito do assunto, mas não está com tempo (ou coragem) de ler todos os textos.

  • Vídeo do YouTube sobre o processo de isolamento de pessoas potencialmente contagiadas.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2OtzVfa6Q18 (acesso em 17/02/2020).

Recentemente, tivemos a notícia de que alguns brasileiros estavam isolados na China sem autorização de regresso, a fim de se evitarem novas contaminações. Resultado: o governo precisou intervir.

A reportagem do Domingo Espetacular conta com relatos dos brasileiros isolados, bem como suas versões a respeito do próprio funcionamento do isolamento. Pode ter certeza: é um processo bastante diferente do de estar participando do Big Brother Brasil.

  • Vídeo do YouTube sobre as medidas de prevenção brasileiras contra o Coronavírus.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ux54eLwC428 (acesso em 17/02/2020).

Mas e se (ou quando) o Coronavírus chegar em terras brasileiras, o que faremos? Será mesmo que nosso país tem condições de enfrentar um vírus desse porte? O que efetivamente está sendo feito nesse sentido?

No vídeo, bastante rápido e objetivo, temos as informações atualizadas de que medidas o Brasil está tomando a fim de que não haja uma grave epidemia no país.

Claro que nós estamos torcendo para que, quando você terminar de fazer todas as leituras e de assistir aos vídeos, o contágio por Coronavírus tenha sido finalizado, não passando apenas de um susto para nós, brasileiros, mas, ainda que isso aconteça, o tema tem balançado as estruturas mundiais e está na boca do povo, por isso não podemos deixá-lo passar em branco.

[maxbutton id=”4″ url=”repertorio-para-o-tema-gordofobia-e-o-culto-ao-corpo-padrao” ]

Leia também:

Repertório para o tema ”Gordofobia e o culto ao corpo padrão’

Repertório para o tema “Brasil e as tensões geopolíticas no Oriente Médio”

Repertório para o tema ”O mercado de cosméticos falsificados’

Tema de redação: Formas de combater as doenças sexualmente transmissíveis no Brasil

Tema de Redação: Saneamento básico no Brasil

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM