Redação do Enem digital: como irá funcionar?

por | jan 29, 2021

Domingo (31) estreia a aplicação do Enem digital. Ainda tem dúvidas sobre como vai funcionar? Então, não deixe de ler este post!

Depois da aplicação do Enem impresso marcado por recorde de abstenções e muitos problemas de logística e organização, chegou a vez do Enem digital. Pela primeira vez o formato será aplicado a pouco mais de 96 mil inscritos. Ao todo, 99 cidades terão a prova digital, com a mesma estrutura do Enem que já conhecemos. Assim, serão 180 questões e mais a redação. De acordo com o Inep, a implantação do Enem Digital crescerá ano a ano e deve ser consolidada em 2026. As aplicação das provas do Enem digital 2020 será nos próximos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Então, se você vai participar, se liga nas nossas informações!

Em primeiro lugar, para quem estava pensando que a prova de redação seria on-line, a notícia é que você precisa separar a sua caneta preta e levá-la no dia da prova. Sim, a prova de redação acontece exatamente como no Enem impresso. Desse modo, os participantes receberão um caderno e uma Folha de Redação para fazer a transcrição do seu texto. Portanto, não se esqueça de todas as dicas que nós já demos em outros momentos aqui no blog. Além da caneta, relembre e confira se você está com tudo que precisa para seguir os protocolos de prevenção à Covid-19. E, claro, não se esqueça do seu documento com foto!

Evidentemente, as questões e o tema da redação serão diferentes para essa nova aplicação. Depois de termos o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” na versão impressa, qual aposta você faz para a redação do Enem digital? Será que é agora que a discussão sobre alfabetização vem? Não temos como saber, mas, por via das dúvidas, não custa dar mais uma lida nas possibilidades de temas que pensamos para 2020.

Obrigações do participante nos dias de prova do Enem digital

Já falamos aqui sobre a importância de ler os editais e se informar sobre o Exame Nacional do Ensino Médio antes dos dias de prova. Isso é fundamental para que você chegue preparado e tranquilo, “com tudo em cima” para arrasar nas questões e na redação. Então, entre na página do Inep e confira o passo a passo que deverá ser seguido no dia das provas. A seguir, veja um vídeo com o Alexandre Lopes, presidente do Instituto.

Como serão corrigidas as redações do Enem digital?

A correção das provas será da mesma maneira que na versão impressa. Assim, dois avaliadores corrigem e atribuem as suas notas. Caso não haja discrepância, a nota final do participante será a média dessas duas correções. Havendo divergência, realiza-se uma terceira correção e, se persistir a diferença grande entre as notas, uma banca com três avaliadores tomará a decisão sobre o texto. Se você não sabe ainda quais são os critérios de correção da redação, confira a cartilha do participante lançada no final de 2020. Nela, você também consegue ter acesso a algumas das redações nota mil de 2019, comentadas por especialistas. Certamente essa é uma boa maneira de dar uma última estudada para prova, não é mesmo?

Quando sai o resultado do Enem digital?

O Inep liberou os cartões de confirmação de inscrição no dia 15 de janeiro. Até o dia 20, 43% dos participantes acessaram os seus. Se você ainda não acessou, entre agora na Página do Participante e confira seus dados. A solicitação de reaplicação para os casos de estudantes que tenham alguma dificuldade logística ou de infraestrutura durante a realização da prova digital deve ser realizada entre os dias 8 e 12 de fevereiro. Desse modo, a reaplicação ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. Os resultados têm previsão de divulgação no dia 29 de março de 2021. Prepare a câmera do celular para fazer um print do cronograma:

Cronograma Enem digital

Então, lembre-se:

  • Os portões dos locais de prova abrem às 11h30 para tentar evitar aglomerações. Chegue cedo!
  • Use máscara o tempo todo. Sem isso haverá desclassificação.
  • Leve caneta preta de material transparente para fazer a sua redação!
  • Documento com foto válido. Consulte a lista na Página do Participante ou no site do Inep.
  • Se possível, leve uma máscara reserva e álcool em gel.
  • Siga rigorosamente as instruções dos aplicadores no dia das provas.

O Enem digital, provavelmente, está vindo para ficar. Mas quem vai utilizá-lo agora será pioneiro, pois trata-se de um modelo-piloto. Assim, é muito novo para todos nós e, principalmente, para quem se inscreveu nessa modalidade. Desse modo, contamos com os depoimentos de vocês sobre como foi fazer a prova nesse novo formato, combinado? Então, desejamos uma excelente prova de redação no próximo domingo e que depois você venha aqui nos contar como foi, beleza? Ah, e não se esqueça de enviar o rascunho de sua redação na plataforma após a prova para receber a correção dos nossos professores!

redação online

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM