Redação do ENEM DIGITAL 2020: Repertórios socioculturais para o tema

por | fev 5, 2021

Confira alguns repertórios socioculturais pertinentes ao tema da redação do Enem digital. Aproveite para treinar a escrita sobre esse assunto!

A primeira edição do Enem digital trouxe como tema de redação “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil“. Nós já fizemos uma análise do tema da redação do Enem digital, então agora traremos alguns conteúdos e referências que o participante poderia fazer uso em seu texto para melhorar a argumentação e garantir uma nota alta na competência 2. Acompanhe as nossas indicações!

1. Jogos Vorazes (filme, 2012)

Nas nossas redes sociais, alguns participantes mencionaram o uso de Jogos Vorazes como repertório sociocultural. De fato, histórias distópicas costumam narrar eventos análogos a situações vividas na realidade ou demonstrar possibilidades de futuro de acordo com as nossas ações no agora. Certamente você já deve ter visto ou ouvido falar da saga escrita por Suzanne Collins que fez muito sucesso na adaptação para o cinema. No caso do tema de redação do Enem digital, cabe destacar as desigualdades entre os 12 distritos de Panem.

Quanto mais afastados da capital, ou a depender dos recursos que cada distrito poderia oferecer, mais necessitadas eram as pessoas, que tinham dificuldades para viver dignamente. Quem usou esse repertório, portanto, teve uma boa sacada. Assim, se você não conhece ainda os livros ou os filmes sobre a heroína Katniss Everdeen, vale a pena conferir. É possível identificar na obra diversos aspectos sociais que podem vir a ser tema de redação algum dia. Assista ou leia, e fique atento!

2. Expresso do amanhã (filme, 2013)

Na mesma toada de Jogos Vorazes, “Expresso do amanhã” também mostra uma sociedade distópica em que a condição social das pessoas é determinada pela posição delas em um trem. Após uma fracassada tentativa de conter o aquecimento global, os habitantes do planeta foram obrigados a viver em um trem, e em cada vagão há diferenças, sendo o último aquele em que as pessoas mais passam dificuldades. Assim, novamente temos a metáfora de que quanto mais distante do “líder” ou “centro”, mais escassos são os recursos à população. Portanto, é mais ou menos como acontece se pensarmos na diferença entre Norte/Nordeste e Sul/Sudeste no Brasil. Outras reflexões podem surgir a partir dessa obra cinematográfica, portanto vale a pena assistir. A Netflix também lançou em 2020 uma série baseada na história. Então, confira!

3. Artigo: 5 causas da desigualdade econômica

Confira esse artigo publicado no site politize! sobre as causas da desigualdade econômica no Brasil. Provavelmente, quem fez a prova deve ter usado como um dos argumentos o que leva o país a ser tão desigual entre as suas regiões. Certamente, saber isso pode nos dar caminhos para pensar em soluções para esse problema. Além de explicar o que é desigualdade econômica, cita como causas: a herança colonial, a desigualdade de gênero, a segregação racial, a localização geográfica e as relações de comércio exterior, e o acesso á educação. Então leia, anote, saber sobre esse assunto sempre pode ajudá-lo em alguma situação da vida mais à frente, não só para a redação (mas também pra ela, por que não?).

4. Ilha das flores (curta-metragem, 1989)

Esse curta é quase um clássico brasileiro, do cineasta Jorge Furtado. A obra, realizada há mais de 30 anos, infelizmente, está mais atual do que nunca. Nela, é mostrada, com uma linguagem quase científica, mas sobretudo ácida, como as relações desiguais entre os seres humanos são determinadas pela economia. Assim, um narrador conta o ciclo de vida de um tomate e mostra a diferença entre ele, seres humanos e porcos. Vale muito a pena assistir!

5. O Brasil (segundo Milton Santos) – entrevista completa

O texto motivador número 4 da proposta de redação do Enem digital trouxe um trecho da entrevista com Milton Santos a respeito de sua obra “O Brasil: Território e Sociedade no Início do Século 21”.  Que tal ler essa entrevista completa e aprender um pouco mais com um dos nossos grandes pensadores nacionais?

6. IBGE: Condições de vida, desigualdade e pobreza

Outra importante fonte de informações sobre o nosso país é o IBGE. Por meio de suas pesquisas, sempre é possível fundamental muito bem e de forma pertinente muitos temas que falam sobre questões sociais nacionais. Desse modo, procure informar-se sobre os principais levantamentos feitos pelas pesquisas do instituto, que ajudam a entender melhor nossas desigualdades e vulnerabilidades. Aqui você vai encontrar o acesso a essas importantes contribuições do IBGE.

7. Ipea: Desenvolvimento Regional No Brasil Políticas, Estratégias e Perspectivas

O Intituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) também é uma importante fonte de informações que, se você ainda não conhece, precisa conhecer. No site do Ipea é possível acessar diversas informações sobre o Brasil e a economia nacional, ou seja, tem muitas referências que podem ser úteis em diversas temáticas de redação e mesmo para outras provas, como geografia e atualidades. Assim, destacamos a obra Desenvolvimento Regional No Brasil Políticas, Estratégias e Perspectivas, disponível on-line no site, para que você se informe mais sobre o tema da redação do Enem digital.

Essas são algumas da nossas sugestões, mas queremos saber quais repertórios você usou no seu texto! Escreva nos comentários! Se não fez a prova, pode começar a treinar para o Enem 2021 escrevendo sobre esse assunto, o que acha? Então comece a sua preparação e conte com a gente para ajudá-lo! Conheça nossos planos e venha para o Redação Online!

redação online

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM