Fuga ao tema e tangenciamento na redação ENEM: qual é a diferença?

por | dez 24, 2021

Fugir ou tangenciar o tema pode prejudicar a nota da sua redação. Mas você sabe o que esses termos significam e como se diferenciam? Descubra neste post!

A fuga ao tema e o tangenciamento fazem parte dos critérios de correção do ENEM e estão entre os erros mais comuns que podem afetar a nota final da redação ou, até mesmo, fazer com que o participante receba nota zero. Afinal, estão diretamente relacionados ao não entendimento da proposta temática e para se sair bem na redação é essencial interpretar e compreender o tema!

Por serem aspectos parecidos, muitas vezes esses critérios confundem quem está se preparando para o ENEM. Por isso, fizemos este post para explicar os conceitos e as diferenças entre fuga ao tema e tangenciamento. Continue a leitura e confira!

Qual é a diferença entre tema e assunto?

Fugir do tema ou tangencia-lo significa que o participante não entendeu a proposta temática. Isso acontece porque muitas vezes o participante confunde assunto e tema, porém esses termos são diferentes e precisam ser entendidos caso você queira garantir a sua nota máxima! Vamos lá?

Em resumo, o ASSUNTO é algo mais amplo e genérico que pode estar associado a diversos temas, enquanto o TEMA se trata de um recorte ou uma perspectiva sobre determinado assunto.

Por exemplo, o assunto pode ser algo como “desigualdade”. Perceba que ele é amplo e possui vários desdobramentos, como: “desigualdade salarial entre gêneros” ou “desigualdade regional e pobreza no Brasil”. Esses recortes são os temas!

Ficou mais fácil? Agora sim, vamos ver o que significa fuga ao tema!

O que é fuga ao tema?

Segundo a Cartilha do Participante, divulgada pelo Inep, uma redação que configura fuga ao tema é aquela que não atende à proposta temática, ou seja, é uma redação que “nem o assunto mais amplo nem o tema específico proposto são desenvolvidos”.

Essa situação é avaliada na competência 2 que analisa se o participante compreendeu a proposta do tema e desenvolveu a redação dentro da estrutura do texto dissertativo-argumentativo com argumentos consistentes.

A fuga ao tema pode zerar a redação, por isso é importante se atentar à frase temática e aos conceitos principais dos textos motivadores. E claro: é necessário abordar o tema de forma clara e explícita na redação, sem rodeios!

Para ilustrar, vamos analisar a frase temática do ENEM 2021? O tema dessa edição foi: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Se o participante, por exemplo, escrevesse sobre outras questões relacionadas à “cidadania” que não tenham a ver com o registro civil, ou até mesmo escrevesse sobre “democracia”, e não abordasse a “invisibilidade” e a “falta de acesso ao registro civil” poderia ser considerado fuga ao tema.

O que é tangenciamento?

Além da fuga ao tema, é muito comum que os participantes abordem o assunto mais amplo e não façam a relação com o recorte temático proposto pela banca: é o que chamamos de tangenciamento. De acordo com o Inep:

“Considera-se tangenciamento ao tema uma abordagem parcial baseada somente no assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto.”

Por exemplo, no tema de 2021, se o participante tratasse apenas de “registro civil” em geral e não argumentasse sobre a “invisibilidade” e a importância de garantir o “acesso à cidadania no Brasil” poderia ser considerado tangência ao tema.

Esse critério também é avaliado na competência 2 e, diferentemente da fuga ao tema, não zera a redação. No entanto, ele impede que a redação receba uma nota acima de 40 pontos nas competências 3 e 5, ou seja, pode prejudicar muito a nota final.

Se você quiser entender mais sobre tangenciamento, nós temos um vídeo com estratégias para evitar esse erro na redação, confira:

Como evitar a fuga ao tema e o tangenciamento?

Agora que você já sabe a diferença entre fuga ao tema e tangenciamento, vamos ver algumas dicas para evitar ao máximo esses desvios na redação? Confira:

  • atente-se à frase temática e circule as suas palavras-chave;
  • faça uma boa interpretação dos textos motivadores, identifique o problema, os principais pontos levantados e circule as suas palavras-chave;
  • releia mais de uma vez a frase temática e os textos motivadores;
  • faça um planejamento do texto no rascunho da prova;
  • e, por fim, certifique-se de que você abordou todos os pontos principais do tema e usou as palavras-chaves ou sinônimos em seu texto.

O que você achou do conteúdo? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas em relação à fuga ao tema e tangenciamento? Esperamos que sim! Se você está se preparando para o ENEM, concursos ou vestibulares, continue acompanhando o nosso blog e nos siga no Instagram e no Youtube. Toda semana publicamos conteúdos e dicas práticas de redação especialmente para você!

Além disso, nossos professores corrigem redações no modelo ENEM em até 3 dias úteis! Não perca tempo e garanta já o seu plano de estudos para o próximo ENEM!

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/marinadias/" target="_self">Marina Dias</a>

Marina Dias

Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC, revisora de textos e redatora.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM