PHP Uploader - By Phenix-TN & Mr.Anderson
Linux redacaonline-old 5.8.0-1035-gcp #37~20.04.1-Ubuntu SMP Thu Jun 17 16:04:29 UTC 2021 x86_64
okokok/var/www/public_html/blogokokok

Enem 2020: o que fazer no dia da prova?

por | jan 15, 2021

O Enem 2020 está chegando. Saiba como aproveitar melhor o seu tempo, mesmo no dia da prova. Acompanhe a leitura!

O Enem 2020 está mexendo com a cabeça de muitos participantes. A situação de calamidade vivida no país em função do novo coronavírus adiou a prova para o dia 17 de janeiro. Faltando poucos dias para a aplicação, o Enem sofreu ameaça de cancelamento devido ao aumento de casos e mortes, assim trazendo mais incertezas a quem estudou e se preparou para o Exame. Nesse contexto, os nervos estão ainda mais à flor da pele. Nesta quarta-feira, a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª região negou o adiamento do Enem, porém há cidades que precisam acompanhar como será a aplicação. No Amazonas, por exemplo, a prova está suspensa por decisão Justiça Federal amazonense. Certamente é um momento muito complicado o que estamos vivendo, por isso precisamos ficar atentos às decisões até a véspera da prova.

De qualquer forma, nada impede que você se prepare para ir bem no Enem 2020, independentemente de quando ele acontecer. Para quem está pronto para ir aos locais de provas domingo, será que já se programou sobre o que fazer no dia? Veja nossas sugestões para aproveitar melhor seu tempo perto da hora decisiva! Boa leitura!

Chegue ao local de prova com antecedência

O básico do básico: programe-se para chegar com antecedência ao local de prova. Assim, caso seja um lugar afastado ou desconhecido, procure ver no Maps referências próximas e qual o melhor trajeto. Aos domingos, em muitas cidades, o transporte público atua com uma frota menor, com horários em intervalos maiores. Portanto, atente-se para isso. Conte com a possibilidade de encontrar imprevistos no caminho, então saia ainda mais cedo, se puder. Os portões serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), 30 minutos antes do previsto nos editais, em função da pandemia, de acordo com o Inep.

Confira se está com o necessário para seguir os protocolos sanitários

Garanta, no dia anterior, que você tem tudo o que precisa para fazer a prova. Neste ano, será obrigatório o uso de máscara. Portanto, vá com a sua (pela sua saúde e pela de todos) e é permitido levar máscara para troca durante a prova. Quem não utilizar máscara cobrindo totalmente nariz e boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do exame. De acordo com o Inep, você poderá tirar a máscara apenas para ingestão de líquidos e alimentação. Se no dia da prova você estiver com sintomas da doença (ou outras que sejam infectocontagiosas, previstas no edital), não compareça aos locais de prova.  Nesses casos o Inep avaliará a possibilidade de reaplicação. Veja as informações detalhadas sobre isso no edital.

Documento com foto e caneta preta de material transparente

Veja quais documentos serão aceitos, de acordo com o Inep:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal.
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n. 9.474, de 22 de julho de 1997.
  • Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017.
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n. 9.277, de 5 de fevereiro de 2018.
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.
  • Passaporte.
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei n. 9.503, de 23 de setembro de 1997.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.

Atenção! Não aceitarão cópias dos documentos, mesmo que autenticadas. Além disso, documentos digitais apresentados eletronicamente também não.

A única caneta que você poderá usar é a esferográfica PRETA, fabricada em material transparente. Além dela e do documento com foto, o único outro item obrigatório é a máscara. Portanto, o cartão de confirmação de inscrição é opcional.

Deixe em casa itens proibidos no Enem 2020

Evite transtornos que tirem a sua paz no dia do Exame. Então, não leve para o local de prova:

  • Óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
  • Livros, manuais, impressos, anotações.
  • Protetor auricular.
  • Relógio de qualquer tipo.
  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar.
  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
  • Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Entretanto, caso algum deles seja MUITO necessário, não se esqueça de colocá-lo no porta-objetos. Além disso, todos os equipamentos eletrônicos precisam ser desligados antes de guardados.

Confira seus dados e o número de questões

Ao receber o caderno de questões, confira a quantidade de questões e se não há falhas gráficas que impeçam a sua leitura. Confirme se os seus dados estão corretos e informe qualquer divergência ao aplicador.

Separe tempo suficiente para o preenchimento do cartão-resposta

Sim, não basta apenas que você faça todas as questões, ainda é preciso transcrever a redação pra folha de prova e marcar as alternativas no cartão-resposta. Deixe, pelo menos, 45 minutos para essa última etapa. De fato, a pressa é inimiga da perfeição. E ninguém quer acabar errando uma questão por preenchimento errado. Assim, especialmente pelo cansaço da prova como um todo, é preciso calma e atenção nesse momento. Por isso, estipule uma estratégia que lhe dê uma “folga” para cumprir essa etapa.

Tenha uma estratégia para a redação

Não fique mais que 1h30 fazendo a redação. Leia a proposta, faça um projeto, escreva o rascunho. Depois, revise o texto e faça os ajustes. Passe a limpo com muita atenção! Você só tem direito a uma folha de redação oficial. Então, trate-a muito bem. Não deixe para o final, pois o nervosismo com o horário pode prejudicá-lo. Enfim, tenha um PLANO para esse momento. Se você treinou durante o ano terá mais facilidade nesse momento!

Em suma, no dia da prova, preocupe-se com essas questões que destacamos aqui. É hora de mostrar tudo que você aprendeu e o quanto se preparou para esse momento. Nós, do Redação Online, estaremos junto com você na torcida. Assim, esperamos que sua dedicação seja recompensada com um bom tema. Se trouxer o rascunho da redação para casa, lembre-se de que nossos professores podem corrigir em até 3 dias úteis!

O Enem 2020 ficará na história, e faremos parte dela COM TODOS OS CUIDADOS QUE O MOMENTO EXIGE! Cuide-se e faça uma boa prova!

redação online

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM