Que todo mundo ficou surpreso com o tema de redação do ENEM 2019 (Democratização do acesso ao cinema no Brasil) a gente sabe! Mas qual seria um modelo de redação interessante para o que foi proposto na prova? O Redação Online preparou uma redação na qual você possa se basear! Confira:

“A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte.” A canção do grupo musical “Titãs” mostra que o cidadão necessita de lazer e arte tão como precisa de comida. Todavia, na atualidade, muitos brasileiros não têm acesso à cultura, sobretudo a filmes, o que denota uma realidade que fere preceitos constitucionais e priva o sujeito da construção do senso crítico promovida por muitas obras cinematográficas. Dessa forma, a democratização do acesso ao cinema brasileiro deve ser encarada como algo urgente.

De início, ressalta-se que o direito à cultura e ao lazer é previsto na Constituição Federal. Contudo, o alcance ao espaço cinematográfico ainda é privilégio de poucos, especialmente por conta de questões sociais. Sobre isso, pesquisas da Ancine revelam que muitas cidades periféricas não têm cinema, principalmente as que se localizam nas regiões Norte e Nordeste, que, por conta de indicadores financeiros, são preteridas pelos empresários do ramo em questão. Logo, se a CF não for respeitada, pessoas continuarão impedidas de experienciarem a arte por meio das “telonas”.

Ademais, o cinema, além ser uma forma de lazer, é também um instrumento de promoção do senso crítico, que faz com que o indivíduo compreenda o mundo ao seu redor. Um exemplo disso é o filme “Tempos modernos”, o qual atuou, na época do seu lançamento, como um importante propulsor da reflexão acerca dos modos de produção Taylorista e Fordista. Assim, ao tirar do homem o acesso às películas, aniquila-se também a sua oportunidade de refletir criticamente por meio da arte e, consequentemente, evoluir intelectualmente. 

Portanto, faz-se necessário que a democratização do acesso ao cinema seja efetivada. Dessa maneira, o Ministério da Cidadania – atual responsável pelas questões culturais do Brasil – deve incentivar a instalação de salas cinematográficas em cidades periféricas brasileiras. Isso será feito por meio de incentivos ficais e tem como intuito ampliar o alcance das obras a todos os cidadãos. Além disso, é importante que o mesmo órgão amplie projetos como o “Vale cultura” para que as classes mais baixas possam usufruir de tal ampliação. Assim, a Carta Magna será respeitada e o desejo de arte e de diversão do povo será atendido. 

E aí, o que você achou? Conte pra gente nos comentários!

QUERO USAR ESSE TEMA!

Veja também:

Redação ENEM: Análise dos 11 últimos temas cobrados na prova

10 erros que você NÃO DEVE cometer na redação do ENEM

Como fazer uma boa proposta de intervenção na redação do ENEM?

Análise do Tema da Redação do Enem 2018

Redação Nota 1000 ENEM 2018: Uma Análise Completa

Comentários do Facebook