Oi, pessoal! O texto desta semana é leve, tranquilinho, bem amorzinho, pra vocês relaxarem.

Hoje vamos falar sobre um conjunto de temas do Enem para os quais você deveria dar atenção. Não vamos abordar todos os temas do Enem, mas apenas os mais recentes para que a gente consiga, com isso, entender como a prova gosta de cobrar cada assunto.

Já de cara, podemos dizer que os temas do Enem geralmente tratam de assuntos ligados à sociedade brasileira, demonstrando certa criticidade ao que ocorre em nosso país. Diferentemente de alguns vestibulares, que costumam cobrar temas mais subjetivos.

Confira os temas do Enem solicitados pelo exame nos últimos anos

Enem 2017

O tema da redação do Enem 2017 foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. O tema surpreendeu bastante os candidatos e professores, já que se trata de um tema com bastante especificidade.

Enem 2016

Em 2016 o Enem teve duas aplicações, então, teve dois temas distintos. O primeiro deles foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” e o segundo foi “Caminhos para combater o racismo no Brasil”. Em 2016, 77 estudantes tiraram nota 1000 na redação.

Enem 2015

O tema de 2015 foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.  Neste ano só havia um posicionamento possível perante o tema: contrário à violência;

Enem 2014

Em 2014, o Enem cobrou o tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Como já falamos antes, este tema também seguiu um viés social, abordando um dos aspectos de relevância para o nosso país naquele ano.

Enem 2013

Em 2013 o tema surpreendeu um pouco: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Esperava-se que o candidato conseguisse discorrer sobre um dos principais efeitos esperados por esta nova legislação: a redução das mortes provocadas por acidentes de trânsito.

E aí, tá conseguindo entender como o Enem costuma cobrar o tema da redação? Como há diversos aspectos sociais possíveis de serem abordados, todo ano as propostas podem seguir por caminhos bem diferentes. Se em 2013 e 2014 a prova focou em temas relacionados a legislações específicas, em 2015 e 2016 o tema focou em aspectos culturais negativos da nossa sociedade. Interessante, né não?!

Enem 2012

Naquele ano o Enem cobrou o tema “Movimento migratório para o Brasil no século 21”. Apesar de já fazer 6 anos da aplicação da prova, o tema continua super atual, né? O que demonstra que problemas sociais não são resolvidos com tanta facilidade como a simples criação de uma proposta de intervenção.

Enem 2011

O tema, desta vez, foi “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado”. Outro tema bastante atual, certo? Se em 2011 já estávamos preocupados com nossa privacidade na internet, hoje em dia nem se fala, né?? Depois de 2011, porém, temos bastante novidade em relação a legislações sobre este assunto, já que em 2014 criou-se a lei sobre o Marco Civil da Internet, que regula o uso da internet no Brasil.

Enem 2010

Em 2010 o Enem focou o seu tema no trabalho: “O trabalho na construção da dignidade humana“. O que falar sobre este tema, que mal conheço e já desconsidero pacas? (brincadeira, gente, tem que trabalhar sim);

Enem 2009

Para fechar nossa tour sobre os temas do Enem já cobrados, em 2009 o exame trouxe o tema “O indivíduo frente à ética nacional”. Outro tema super atual, ainda mais em 2018, ano de Eleições. Aliás, falando sobre eleições, será que neste ano não cai um tema sobre isso? O que você acha? O Governo vai continuar ignorando os apelos sociais, e não vai incluir isso na sua prova, ou vai mudar de ideia?

Agora que você já conhece todos os últimos temas cobrados, tá na hora de escolher um deles (ou outro) e começar a praticar a sua escrita!

kumail nanjiani dinesh GIF by Silicon Valley

ESCREVER SOBRE ESTE TEMA!


Leia também:

Como estar pronto para qualquer tema que caia no Enem

Dicas do Redação: Temas através de filmes e séries

Como sair do senso comum?

10 possíveis temas para o Enem 2018

Comentários do Facebook