Texto 1:

O ano começou com uma boa notícia para os professores da educação básica. Um aumento de 6,81% na chamada Lei do Piso (LP), bem acima da inflação de 2,8% estimada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Com isso, o piso salarial de um professor no Brasil passa de R$ 2.298,80 para R$ 2.455,35. Desde a implantação da LP, estados e municípios têm feito uso dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A Lei do Piso e o Fundeb são, sem dúvida, dois instrumentos importantes para o atingimento da meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece equiparar o rendimento médio dos profissionais do magistério das redes públicas àquele dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do 6º ano da vigência deste PNE, ou seja, 2020.

Fonte: https://istoe.com.br/valorizacao-do-professor/

redacao-online-enem

Texto 2:

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/wp-content/uploads/2013/07/charge1.jpg

Texto 3:

Em entrevista ao Centro de Referências em Educação Integral, a especialista destaca aspectos ligados à temática e convoca a sociedade a intervir nos casos de paralisação. “A educação não é uma questão de professores e estudantes, apenas, é social. A sociedade não pode aceitar que o Estado não negocie com os professores, permitindo assim greves extremamente longas. É preciso que se mobilize para o cumprimento do direito à educação a toda a população e que exija das autoridades competentes condições salariais e de trabalho adequadas aos profissionais da educação”, atesta, reforçando os prejuízos desses episódios, que vão para além de uma única categoria.

Fonte: http://educacaointegral.org.br/reportagens/para-especialista-busca-pela-valorizacao-docente-deve-ser-uma-pauta-de-toda-sociedade/

 

Com base nos textos motivadores e no seu conhecimento, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema: O histórico desafio de se valorizar o professor.

QUERO USAR ESSE TEMA!


Confira mais temas:

Tema de Redação: Desafios para superar a homofobia no Brasil

Tema de Redação: Fake News no Cenário Político Mundial

Tema de Redação: Responsabilidade Ambiental

Comentários do Facebook