Texto 1

“Fazer o bem sem olhar a quem”: essa é a proposta de trabalho das cooperativas. Ainda pouco conhecido, o cooperativismo pode ser um meio eficaz para beneficiar a sociedade em relação à coletividade e ao meio ambiente. Diante disso, percebe-se que o objetivo maior não é o movimento do capital, mas o bem-estar de todos, com a junção do social para transformar o mundo em um lugar melhor, mais saudável, confortável, protocooperativo e humano.

Para Karl Marx, pensador alemão do século 19, que difundiu ao mundo diversas ideias socialistas, o cooperativismo entre os cidadãos é uma das maiores formas de desenvolver a sociedade. No entanto, no Brasil, ele é encontrado em poucos números de cooperativas, assim como a divulgação nas mídias sociais não é priorizada. Com isso, percebemos que boas atitudes ainda não recebem o devido valor, o que dificulta a ampliação desse trabalho e um maior resultado de sua ação. Este que é muito positivo, principalmente para um país em crise.

redacao-online-enem

Faz-se necessário, dessa forma, que bons exemplos sejam divulgados para que mais pessoas sejam motivadas a participar e contribuir para a melhora, seja de uma comunidade, seja de alguma agricultura, por exemplo, pois agir é um dos passos mais importantes para que a transformação comece a acontecer, porque a maioria dos indivíduos apenas dizem ter vontade de fazer algo positivo.

Fonte: https://meu-cantinho2014.blogspot.com/2016/03/cooperativismo-como-alternativa-social.html

Texto 2

Fonte: https://i1.wp.com/humorpolitico.com.br/wp-content/uploads/2012/01/mafalda.jpg

Com base nos textos motivadores e no seu conhecimento, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema: Cooperativismo como alternativa social.

QUERO USAR ESSE TEMA!


Confira mais temas:

Tema de redação: As dificuldades inserção de jovens no mercado de trabalho

Tema de redação: Desigualdade social no Brasil e no mundo: um desafio a ser superado

Tema de redação – Empreendedorismo social: é possível?

Tema de redação: Energia e Sustentabilidade

Comentários do Facebook