Texto 1

Com as análises realizadas neste trabalho, sugerimos que o uso de tablets e celulares com tecnologia touch screen auxilia na demonstração e no desenvolvimento das habilidades motoras da criança, apresentando a possibilidade de realizar um maior repertório de movimentos como: tocar na tela, arrastar, mover, passar objetos do aplicativo que está utilizando e também realizar duplo clique em ícones com uma maior proficiência.

Acreditamos que o domínio do manuseio dos apps ocorre através do conhecimento da criança em relação à lógica do app e por meio da interação da criança com aplicativo e aparelho, promovendo assim uma proficiência e de uso e desenvolvimento dos seus aspectos motores e cognitivos.

Desta forma, argumentamos que a utilização desses aparelhos pode ser entendida como aliada no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, considerando que a tecnologia anterior ao touch screen, o teclado e mouse, não permitia a exploração desses aplicativos devido à dificuldade no seu uso.

Fonte: http://www.puc-rio.br/pibic/relatorio_resumo2015/relatorios_pdf/ctch/EDU/EDU-Ana%20Carolina%20da%20Silva%20Pereira.pdf

redação

Texto 2

As atividades recreativas e os brinquedos tradicionais estão cada vez mais em desuso e a ser substituídos pela tecnologia. A utilização recorrente da tecnologia por parte das crianças tem sido alvo de grande debate e investigação, mas a influência positiva das novas tecnologias no desenvolvimento da criança não pode ser ignorado.

As novas tecnologias podem ser excelentes aliados no desenvolvimento da criança, desde que o acesso aos aparelhos eletrônicos seja mediado de forma consciente pelos pais, dado que há alguns cuidados a ter em consideração de forma a não perturbar o desenvolvimento social da criança.

O problema acontece quando a criança substitui os hábitos tradicionais de interação física com as outras pessoas e o meio ambiente pela interação exclusiva com os dispositivos eletrônicos.

Para além disso, convém não esquecer que os tablets/telemóveis/computadores permitem um acesso facilitado à internet, 24h por dia, o que pode favorecer a criação de uma dependência.

A dependência das novas tecnologias deve ser evitada, já que a sua utilização de forma indiscriminada pode destruir o vínculo afetivo entre os membros da família.

Em resumo, os computadores e os celulares não tomam, necessariamente, o lugar da interação humana, nem a substituem, podendo contribuir para a estimular. Como em tudo, o importante é utilizar com moderação.

Fonte: https://www.vidaativa.pt/a/novas-tecnologias-no-desenvolvimento-da-crianca/

Texto 3

Fonte: http://gepoteriko.pbworks.com/f/charge.jpg

Com base nos textos motivadores e no seu conhecimento, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema: A influência das novas plataformas midiáticas no desenvolvimento infantil.

QUERO USAR ESSE TEMA!


Tema de redação: Depressão e seus impactos na sociedade brasileira

Tema de redação: A questão indígena e a educação

Tema de redação: As altas taxas de feminicídio no Brasil

Tema de Redação: A ambição humana e suas consequências

 

Comentários do Facebook