Repertório para o tema “O avanço do e-commerce no Brasil”

por | maio 19, 2020

CONFIRA O TEMA COMPLETO CLICANDO AQUI

É inegável, nunca se comprou pela internet tanto quanto agora. E não vá achando que o crescimento dos e-commerces no Brasil aconteceu só por conta da pandemia de Covid-19.

Se você acompanhou os textos motivadores da proposta desta semana, notou que as vendas on-line já vinham crescendo expressivamente anos antes da chegada do vírus a nosso país.

Praticidade, economia de tempo, variedade, acessibilidade e, não poucas vezes, melhores condições de pagamento têm feito com que muita gente mude seus hábitos de consumo, preferindo ficar em frente ao computador ou celular na hora de suas tão queridas comprinhas.

Não é para menos que cada vez mais setores têm optado por marcar presença também com suas opções de compras virtuais. Muitos especialistas no assunto dizem que essa será a forma de consumo da maior parte da sociedade dentro de pouquíssimo tempo.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto? Separamos várias sugestões que vão te ajudar a entender melhor sobre a importância do e-commerce no Brasil e como a disponibilidade de lojas virtuais altera os hábitos de consumo de nossa sociedade.

O que é e-commerce? Entenda como funcionam as lojas online ...

  • Artigo sobre a história do e-commerce no Brasil.

Disponível em: https://news.comschool.com.br/a-historia-do-e-commerce-no-brasil/

Acesso em 07/05/2020.

Vamos dar aquela passeada básica pela história para entendermos onde, como, por que e para que o e-commerce surgiu e de que forma ele veio parar aqui, na nossa terrinha, já que ele é uma invenção americana.

Talvez pareça estranho para você que começou a fazer suas comprinhas virtuais há pouco tempo, mas comércios on-line já contam com mais de 20 anos de existência.

  • Artigo sobre a evolução do e-commerce no Brasil.

Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-cresce-12-por-cento-webshoppers-i-e-commerce-brasil/

Acesso em 07/05/2020.

O artigo traz muitos índices, porcentagens e argumentos de quem realmente entende do assunto de comércio on-line, ou seja, o texto está repleto de informações valiosas para sua redação.

Há também os apontamentos sobre faturamento divididos por estado, o que torna a pesquisa muito mais rica.

Observe bem a data do artigo, pois ele foi publicado em agosto de 2019, bem antes de sequer começarmos a pensar em Covid, o que nos comprova que as vendas pela internet já eram bastante relevantes.

O site E-commerce Brasil é o maior produtor de conteúdo no segmento de análise de mercado virtual no Brasil, e, por isso mesmo, extremamente respeitado no nicho.

  • Artigo sobre a evolução do e-commerce no mundo.

Disponível em: https://transformacaodigital.com/o-crescimento-do-e-commerce-no-mundo/

Acesso em: 07/05/2020.

Talvez você tenha interesse em saber sobre a evolução do e-commerce não só no Brasil, mas no mundo como um todo e é claro que não poderíamos deixar essa informação tão relevante de fora de nossa lista.

Além de ver os números (que também revelam um crescimento expressivo), você poderá saber quais setores mais crescem no mundo on-line e em que nível.

  • Artigo de revista sobre a reinvenção dos shoppings mediante o crescimento dos e-commerces.

Disponível em: https://exame.abril.com.br/economia/shoppings-se-reinventam-com-avanco-de-varejo-online-no-brasil/

Acesso em: 07/05/2020.

Mas se você acha que todo mundo está lindo e feliz com o avanço dos e-commerces, saiba que a história não é bem assim.

Por conta da potência que as lojas virtuais possuem hoje, várias lojas físicas precisaram se reinventar, inclusive as dos shoppings.

  • Artigo sobre grandes empresas e suas versões on-line.

Disponível em: https://exame.abril.com.br/revista-exame/gigantes-tambem-na-internet/

Acesso em: 07/05/2020.

O artigo é de 2011 e quase dez anos depois ele continua igualmente relevante.

Nele, você poderá ver que grandes nomes tradicionais de lojas físicas apresentam suas justificativas para também marcarem presença no e-commerce, inclusive com números e mais números para você adicionar em sua argumentação.

  • Artigo com o paralelo de crescimento do comércio eletrônico antes e durante a pandemia de Coronavírus.

Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/comercio-eletronico-antes-e-depois-da-pandemia-do-coronavirus/

Acesso em 07/05/2020.

Mas eis que o Coronavírus infelizmente chegou e fez com que o e-commerce fosse a única alternativa de funcionamento para muitas empresas.

Novamente, o site E-commerce Brasil faz um excelente levantamento sobre a situação do comércio eletrônico antes da pandemia e durante o surto, além de projetar o futuro dos e-commerces, inclusive apontando as áreas mais promissoras.

  • Artigos sobre as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros antes e durante a pandemia.

Disponíveis em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/consumo-comercio-eletronico-muda-os-habitos-dos-brasileiros/

https://www.terra.com.br/noticias/dino/pesquisas-mostram-o-impacto-da-covid-19-nos-habitos-de-compra-e-consumo-dos-brasileiros-em-2020,84b54830b94ad2376bd9bd6c7e9ff6f6l7ttsasz.html

Acesso em: 07/05/2020.

E é claro que as facilidades trazidas pelo comércio eletrônico provocariam mudanças bruscas nos hábitos de compra dos brasileiros.

Evidentemente, ainda há muita gente que não usufrui do e-commerce por medo de sofrer algum tipo de golpe, medo esse bastante legítimo, mas também precisamos nos lembrar de que existem cada vez mais sistemas de segurança em compras on-line, a fim de minimizar riscos.

Selecionamos dois artigos para vocês: o primeiro faz a análise da mudança de hábitos do comprador antes da pandemia e o segundo lança seu olhar para as diferenças durante a pandemia.

Não se esqueça de que o e-commerce tem estado em franca expansão há mais de uma década e que o Coronavírus apenas acentuou e acelerou uma tendência já prevista por vários especialistas, como você pode conferir neste texto https://www.amcham.com.br/noticias/inovacao/coronavirus-acelerou-processo-de-digitalizacao-de-empresas-brasileiras

5 principais dicas para Comprar Online com mais segurança.

  • Série Girlboss.

Disponível na Netflix

A série, inspirada no livro de mesmo nome, conta a história de uma garota (Sophia) em conflito com si, falida e sem ter a menor ideia de que rumo dar à sua vida. Até que ela tem uma brilhante ideia que envolve um e-commerce e que realmente faz dela uma Girlboss.

Infelizmente, a série de 2017 tem apenas uma temporada, mas que vale a pena ser assistida em todos os seus 13 episódios.

  • Artigo sobre o e-commerce após o Coronavírus.

Disponível em: https://ecommercenapratica.com/ecommerce-depois-do-coronavirus/

Acesso em: 07/05/2020.

Para fechar nossas indicações de hoje, escolhemos para você mais um artigo do respeitadíssimo E-commerce Brasil em que o assunto principal é o e-commerce depois do Coronavírus.

Neste momento de isolamento social, o comércio virtual é mais do que necessário tanto para que a sociedade tenha acesso aos produtos quanto para que a economia continue a girar, mas e quando este momento passar?

Quais são suas apostas sobre os segmentos que ficarão firmes e fortes com suas vendas on-line após o Coronavírus? Vamos conferir no artigo se sua aposta é certeira?

 

Agora que você já é praticamente um especialista em e-commerce, é hora de escrever – com toda a propriedade possível – a redação da semana. Boa sorte!

[maxbutton id=”4″ url=”repertorio-e-commerce-brasil” ]

Leia também:

Tema de Redação: Desafios da alfabetização tecnológica para os idosos

Tema de redação: Tecnologia une ou separa as diferentes classes sociais?

Tema de redação: O reflexo da tecnologia no mercado de trabalho e as novas profissões

Tema de Redação: Desafios do jornalismo contemporâneo

Tema de Redação: Criptomoedas e impactos na economia

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM