logo redação online

Quando usar letra maiúscula na redação?

Como fazer uma redação nota 1000

Pode ser que você esteja estranhando um tema tão elementar quanto este ser abordado aqui no blog, afinal, aprendemos sobre letra maiúscula logo nos nossos primeiros momentos de alfabetização, mas, creia, tem bastante gente que ainda encontra dificuldades no assunto.

Obviamente, o primeiro caso de uso de letras maiúsculas é no início de nomes próprios, sejam eles de pessoas ou locais. Com o uso em excesso das redes sociais e sua forma peculiar de escrita, muitas pessoas acabam deixando essa regrinha de lado, mas as correções de redações de grande porte não perdoam e descontam conceitos por esse deslize sem pensar duas vezes.

Exemplos de questões do Enem do tipo pegadinhas e como evitar essas armadilhas

Além desse primeiro ponto básico, há outros casos em que devemos empregar a letra maiúscula. São eles:

Datas comemorativas e datas oficiais

Natal, Carnaval, Independência do Brasil, Proclamação da República, dentre outros, são termos que devemos sempre grafar com letra maiúscula, independentemente do tipo de texto em que a expressão apareça.

Exemplo: Nesta semana, comemorou-se a Independência do Brasil, no dia Sete de Setembro.

Aproveitando a frase acima, também existe a dúvida se os nomes dos meses devem ser escritos com letra maiúscula ou minúscula. E a resposta é: depende.

Caso estejamos falando de uma data comum, como no exemplo “Hoje é dia dez de setembro”, o correto é aplicarmos a letra minúscula. Mas se a data em questão for comemorativa ou oficial, usamos a letra maiúscula no nome do mês e na grafia do numeral, como você viu acontecer no exemplo do “Sete de Setembro”.

Períodos, idades históricas e eras geográficas

Semelhantemente ao caso acima, períodos da história, idades e eras devem conter a letra maiúscula na abertura de sua grafia. Observe o exemplo abaixo:

O Brasil evoluiu muito em alguns segmentos, mas parece estar no período Pré-Colonial em outros.

A Idade Média representou enormes atrasos tecnológicos.

A Era Cenozoica deve ser estudada por quem fará a prova do Enem.

Disciplinas de estudo

Via de regra, a primeira letra dos substantivos que representam os nomes das disciplinas que estudamos na escola ou na universidade deve ser sempre em maiúscula, assim como a letra inicial dos nomes dos cursos universitários.

Exemplos: Na escola, tive muitas dificuldades com as disciplinas de Matemática e Física.

Língua Portuguesa sempre foi minha matéria preferida no ensino médio.

Joana prestou o vestibular para Medicina e foi aprovada.

Gostaríamos de destacar também o uso das minúsculas em ensino médio. A expressão só ganhará letra maiúscula caso ensino médio seja qualificado, como em: O governo instituiu o Novo Ensino Médio.

Ainda no exemplo acima, governo foi escrito com letra minúscula. Não são poucas as pessoas que grafam governo e  nação com letra maiúscula. Isso até era correto, mas conforme o acordo ortográfico de 1990. Nossas normas vigentes recomendam que essas palavras sejam escritas com inicial minúscula, a menos que estejam abrindo frases.

Cargos de alta importância

Até o mesmo acordo de 1990, cargos que expressavam grande importância, como presidente, ministro, rei, papa, rainha, deveriam receber letra maiúscula, mas, com o acordo vigente, fica a critério do escritor o uso da letra maiúscula ou minúscula e ambas as formas estarão corretas.

Sendo assim, podemos ter: O novo Ministro da Saúde ainda não foi definido  ou O novo ministro da saúde ainda não foi definido e as duas formas estarão de acordo com as regras ortográficas atuais.

Títulos

Para títulos de livros e filmes, há uma grande confusão sobre a forma correta de se escrever, uma vez que há quem defenda que todas as palavras que contêm o título devem ter letra maiúscula, bem como há defensores de que apenas a primeira palavra deve ter a inicial maiúscula.

E agora? Como saímos dessa? É simples, a forma mais fácil de não errarmos é escrevermos exatamente da mesma maneira que o título veio escrito na capa ou na ficha catalográfica.

Logradouros

Logradouros são palavras que representam localidades, como ruas e avenidas. Quando elas estão determinadas, ou seja, quando vou acrescentar o nome da rua ou da avenida, devo escrever essas palavras com letra maiúscula. Note as diferenças:

Deveriam repavimentar esta rua.

A Rua Manuel Bandeira está interditada.

Corpos celestes

Sol, Lua, Saturno, Terra, Via Láctea, todos devem receber letra maiúscula quando são únicos e têm nome próprio. Lembre-se que a palavra estrela, por exemplo, por não ser única, não receberá maiúscula.

Formas de tratamento

Quer sejam escritas por extenso ou abreviadas, as formas de tratamento são sempre redigidas com letra maiúscula. Dessa forma, temos: Senhor, Vossa Excelência, Vossa Majestade, Doutor etc.

Fextralife View topic - Drinkquisition! (assuredly nsfw)

Prêmios

Expressões que fazem referência a prêmios devem ter todas as primeiras letras em forma maiúscula. Vamos ver melhor numa frase?

O Prêmio Nobel de Literatura é dado apenas a pessoas de grande relevância social.

Leis e normas

Para não errar esta regrinha, é só você não se esquecer de que as leis e normas têm nomes próprios e que todos os nomes próprios devem ser escritos utilizando letra maiúscula em Língua Portuguesa.

Exemplos: O Estatuto da Criança e do Adolescente completou 30 anos em 2020.

A Lei 8.069 faz referência aos direitos das crianças e dos adolescentes.

A Lei de Diretrizes e Bases passou a vigorar em 1996.

Regiões geográficas

Sul, Sudeste, Nordeste, Norte, Centro-Oeste, por regra, todo mundo ganha letra maiúscula. Analise:

No Sul do Brasil, faz bastante frio.

O Norte do Brasil tem dias belamente ensolarados.

Siglas

Este caso não nos assusta e nem nos pega mais desprevenidos. Já sabemos que o correto é ABNT, USP, PUC, OCDE etc.

Acrônimos

Acrônimos são termos formados a partir das primeiras letras de uma expressão, como Enem para Exame Nacional do Ensino Médio.

Caso o acrônimo tenha até três letras, grafamos todas as letras em maiúscula, como em ONU (Organização das Nações). Havendo quatro letras ou mais, apenas a primeira ganhará maiúscula, conforme você viu acontecer no exemplo do Enem contido acima.

Dicas extras: apenas enquanto curiosidade, gostaríamos de lembrar vocês que o nome das estações do ano (primavera, verão, outono, inverno) e o nome de personagens folclóricos (saci, mula-sem-cabeça, lobisomem) não ganham letra maiúscula.

E então? Nosso artigo te ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto? Não se esqueça de contar pra gente.

LEIA MAIS:

Quando usar aspas na redação?

Redação ENEM: Análise dos 11 últimos temas cobrados na prova

Filmes, séries e livros que podem ser utilizados na redação do ENEM

5 livros da literatura brasileira que podem enriquecer suas redações

Como fazer uma boa proposta de intervenção na redação do ENEM?

Quais são os critérios de correção da redação do ENEM?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes