Prepare-se: UERJ!

por | fev 28, 2018

Fique atento as diferenças entre a redação UERJ e a Redação Enem.

vestibular da Uerj, que acontece nesse domingo (03/12), tem um estilo diferente da redação Enem. Essa diferença é bem perceptível em dois aspectos principalmente: quanto aos temas e quanto ao parágrafo de conclusão. Por isso, vamos dedicar esse post para destacar a estrutura de texto da Uerj Fique atento e vem com a gente!

A prova discursiva de português da Uerj foi cancelada, já que o estado do Rio de Janeiro passa por uma grave crise financeira e não teria o aporte monetário para arcar com as correções das mesmas. Portanto, a leitura da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, que seria avaliada na prova de língua portuguesa instrumental, será transferida para a prova de redação. Com isso, podemos adiantar que o tema desse ano será conectado com alguma questão discutida no livro. A própria Uerj disse: “A leitura do romance certamente ajudará o candidato a escrever a sua redação”, diz a Uerj.

O que o manual da Uerj diz

O conteúdo programático completo está disponível aqui, mas colamos só o da redação aqui embaixo pra facilitar a sua vida:

“No Vestibular Estadual 2018, o tema da Redação será uma questão polêmica levantada pelo romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Nessa prova, o candidato deve redigir uma dissertação em linguagem formal, com o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas, sabendo que não deve fazer nem um resumo, nem uma resenha do romance. O foco da redação é a discussão do problema apresentado. A prova de Redação dá prioridade à capacidade de argumentação do candidato, entendendo-a como um importante requisito da vida acadêmica, quer pela articulação de informações e ideias, quer pelo exercício de recursos expositivos e persuasivos da linguagem. Na Redação, serão avaliados a habilidade de leitura e interpretação para a reconstrução de textos em diversos níveis, o domínio do gênero “dissertação”, a construção da argumentação, e o emprego de formas e estruturas linguísticas de acordo com a norma padrão.”

Voltando para a prova de redação: a introdução na redação Uerj deve ser objetiva. É importante você deixar claro que entendeu o tema e apresentar os argumentos que vão ser defendidos nos próximos parágrafos. A folha de redação da Uerj tem a mesma quantidade de linhas que a do ENEM e, como nesse ano também seguirá o gênero dissertação (apesar do edital não citar dissertação argumentativa, ele fala de dissertação e em construção de argumentação em seguida), o modelo de estrutura da redação pode ser bem parecido. No entanto, como esse vestibular não cobra proposta de intervenção, segure-se e não planeje a execução da paz mundial. Aqui você pode conferir vários modelos de introdução que são o suprassumo da escrita.

A conclusão não precisa apresentar uma proposta de intervenção sobre o tema abordado, como exige a redação Enem. Na conclusão da redação Uerj você deve apresentar uma síntese dos argumentos apresentados ou um desfecho do raciocínio desenvolvido ao longo da redação. Assim, a conclusão não será tão extensa como o que você normalmente faz para o Enem, funcionando mais como um arremate de ideias.

É importante lembrar que a redação Uerj vale 10 pontos e é avaliada de acordo com os seguintes critérios:

  • GRAMÁTICA – Cuidado para não cometer desvios gramaticais;
  • COESÃO – Além de usar bons conectivos, relacione as ideias presentes em todos os parágrafos;
  • COERÊNCIA – Veja se todos os períodos estão completos e se fazem sentido realmente. Verifique, também, se seus argumentos não se contradizem;
  • ARGUMENTAÇÃO – Traga dados e exemplos para o seu texto, comprovando tudo que afirmar na redação;

Para ficar mais familiarizado com a redação Uerj, veja o tema do ano passado:

Que tal treinar redação escrevendo sobre os temas citados? Acredito que você vai ficar ainda mais preparado para escrever o tema desse ano, vamos lá?

[maxbutton id=”1″ ]

 

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM