Se a primeira impressão é que fica, como começar uma redação do ENEM?

por | dez 12, 2021

Dizem que a parte mais difícil de algo é iniciá-lo. Conta pra gente: você sabe como começar uma redação do ENEM de forma atraente, assertiva e que, de cara, já traga uma boa impressão do quem virá no restante do texto dissertativo-argumentativo? Chega a dar um frio na barriga, não é?

Mas está tudo sob controle! A Redação Online tem dicas infalíveis para que, quando chegar a hora do “vamos ver” você possa mandar o medo para longe e começar a redação do ENEM da melhor maneira possível! Vem conosco?

O que fazer antes de começar uma redação?

A Redação Online já começa com um passo a passo para você seguir antes mesmo de começar a redigir seu texto:

1. Leitura atenta

Nossa primeira dica pode parecer bem óbvia, mas leia os textos da coletânea oferecida e destaque os pontos principais, sublinhando as palavras mais importantes.

Isso poderá, desde já, te fornecer ideias de qual será seu ponto de partida, e essa é uma premissa essencial para começar uma boa redação.

Aqui, a interpretação de texto é essencial!

2. Aproveite a “chuva de ideias” e rascunhe

Escreva tudo que vem à sua cabeça — e, nesse momento, deixe de lado as normas gramaticais e estrutura dissertativa —, procurando sempre relacionar o tema a diversas áreas de conhecimento (história, atualidades, filosofia, sociologia, etc.)

3. Faça a seleção e organização do roteiro:

Selecione as melhores ideias que você já rascunhou, e a partir delas, elabore sua tese (posicionamento, ponto de vista) e dois ou três argumentos para defendê-la.

Por fim, pense em duas ou três ações que possa suavizar ou solucionar o problema em questão.

Não consegue pensar em nada? Tenha calma! Lembre que você deve problematizar a temática e algumas perguntas podem auxiliar nesse processo:

  • por que isso é um problema?
  • por quais motivos ainda não foi solucionado?
  • o que pode ser feito para resolver a questão?

4. O rascunho é um guia!

Agora que você já tem um mapa de seu texto é hora de iniciar a produção — na folha de rascunho — conforme a estrutura dissertativa, respeitando as normas gramaticais e utilizando os elementos coesivos (conectores).

Para te ajudar mais ainda, já montamos um checklist para escrever uma redação excelente no ENEM, dê uma lida!

Elementos de uma introdução ideal

O tapete vermelho da sua aprovação é a sua introdução (não que o restante da redação seja menos importante: tudo é importante), então, é preciso que você abra um espaço para seus argumentos passarem. Isso se dá por 2 motivos principais:

  • introdução deve prender a atenção do leitor, mas sem contar tudo. Se a resposta, a proposta de intervenção completa, a tese formulada, e etc., já estiverem na introdução, qual o propósito do restante do seu texto?
  • nesse “resuminho” do que irá conter seu texto, é preciso apresentar o ponto de vista a ser adotado, mas com sutileza. Você ainda irá explicar o por que no desenvolvimento da redação do ENEM.

Essas são algumas das dicas básicas para uma introdução que lhe abra caminhos:

  • o já citado rascunho é essencial para passar para o papel as mil e uma ideias da sua mente;
  • pense no desenvolvimento do texto e dedique-se a ele;
  • não precisamos nem falar que as normas cultas e gramaticais devem ser observadas, não é?;
  • seja o mais claro possível em sua introdução: ela precisa refletir seu ponto de vista para o que segue — mas evite o uso de expressões como “eu acho”, “eu penso que” “nós temos tal crença”, etc;
  • por favor, não use gírias ou clichês de forma alguma;
  • respeite a Constituição Brasileira e a Declaração Universal de Direitos Humanos.

Técnicas para uma começar a redação do ENEM arrebatadora

Você notou que nossos passos são codependentes, não? Então todas as dicas ditas acima devem se alinhar a essas técnicas ensinadas agora:

1. Alusão histórica

Essa forma de introdução costuma funcionar muito bem nos textos dissertativos argumentativos, e se resume a citar um fato histórico e conectá-lo ao tema do seu texto.

Aqui vai um ótimo exemplo do ENEM de 2019:Tema: “A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet”“A Revolução Técnico-científico-informacional, iniciada na segunda metade do século XX, inaugurou inúmeros avanços no setor de informática e telecomunicações. Embora esse movimento de modernização tecnológica tenha sido fundamental para democratizar o acesso a ferramentas digitais e a participação nas redes sociais, tal processo foi acompanhado pela invasão da privacidade de usuários, em virtude do controle de dados efetuado por empresas de tecnologia. Tendo em vista que o uso de informações privadas de internautas pode induzi-los a adotar comportamentos intolerantes ou a aderir a posições políticas, é imprescindível buscar alternativas que inibam essa manipulação comportamental no Brasil.”

É sempre importante ter um repertório sociocultural rico, viu?

2. Citação

Outro mecanismo bastante interessante para chamar a atenção do avaliador no começo da redação é usar uma citação, seja ela direta, indireta, literária, ou até musical e cinematográfica — se for o caso, mas deve-se ter cautela.

Estes é um bom exemplo de citação direta utilizada em uma redação real do ENEM:Tema: “Desafios da educação no Brasil do século XXI”“O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Analisando o pensamento e relacionando-o à realidade da educação no Brasil, percebe-se a necessidade de um olhar mais atento para o aprimoramento do sistema de ensino, considerando sua importância para a promoção de uma sociedade mais crítica e reflexiva, que, consequentemente, tende a ser mais justa, igualitária e humanizada.”

Mas também, uma boa citação nem sempre é a frase de um filósofo imortalizado pela sua literatura, por isso aqui vai outro exemplo de citação direta pouco comum, mas muito eficaz ao tema:Tema: Problema da saúde pública no Brasil“Plano de saúde de pobre, fi, é não ficar doente”. O trecho da música “Boca de Lobo”, do rapper Criolo, mostra o drama da saúde pública no Brasil. Enquanto os ministros, senadores e membros do alto escalão do governo usufruem, junto da elite, de hospitais particulares reconhecidos internacionalmente, a população fica à mercê de um sistema de saúde lento e sobrecarregado. Enquanto a classe política não precisar usar os serviços do SUS, ela continuará a negligenciá-lo.

3. Narração não-ficcional

Você, ao se deparar com a proposta do tema da redação, lembra-se de um caso real ao qual sua mente se remeteu naquele momento? Narrar essa história pode ser uma opção interessante para começar de uma redação:Tema: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”“Em 2014, no Guarujá, litoral paulista, uma mulher foi amarrada, espancada e morta na rua por dezenas de pessoas que, após lerem boatos na internet, a acusavam de utilizar crianças em rituais de magia negra. Essa história, assim como inúmeras outras semelhantes, são resultado da persistência da intolerância religiosa na sociedade brasileira.”

Perceba que a narração não-ficcional pode ser definida também como comparativa, afinal algo é narrado para ser comparado à realidade a ser aludida no tema.

4. Narração ficcional

Aqui o seu repertório de séries, filmes e jogos pode te ajudar. Mas, cuidado: não confunda a narração ficcional (por ser uma coisa que existe) com uma citação (indireta, por exemplo). Uma coisa não tem ligação alguma com a outra, embora se pareçam.

Aqui você pode escolher um trecho de um livro, um filme, uma série — algo fictício — e mostrar como “a arte imita a vida”:Tema: “Sistema Carcerário Brasileiro”“No seriado “Orange is the New Black”, as detentas da prisão Lichfield organizaram uma rebelião para melhorar as condições de educação, alimentação e outros serviços prestados na instituição e obtiveram relativo sucesso em suas demandas. Já na realidade brasileira, rebeliões em presídios não costumam acabar bem. No conhecido episódio do Carandiru, em 1992, a rebelião resultou em um massacre que vitimou 111 presos. Em 2017, durante as várias rebeliões ocorridas por todo o Brasil, o número de mortos foi ainda maior.”

5. Conceituação

É possível iniciar sua redação trazendo um conceito sobre o tema ou alguma palavra específica dele. Além de aproveitar seu estoque cognitivo, ainda fica mais fácil desenvolver o texto.Tema: “Publicidade infantil em questão no Brasil”“Se o conceito censitário de publicidade entende o uso de recursos estilísticos da linguagem, a exemplo da metáfora e das frases de efeito, como atrativo na vendagem de produtos, a manipulação de instrumentos a serviço da propaganda infantil produz efeitos que dão margem mais visível ao consumo desnecessário. Com base nisso, estabelecem-se propostas de debate social acerca do limite de conteúdos designados a comerciais televisivos que se dirigem a tal público.Faz-se preciso, no entanto, que se ressaltem as intenções das grandes empresas de comércio: o lucro é, sobretudo, ditador das regras morais e decisivo na escolha das técnicas publicitárias.”

Traz certa pompa à introdução.

6. Comparação

Esse é um formato de introdução bem estratégico, já que demonstra a capacidade de identificar situações distintas e fazer uma análise crítica das semelhanças. Aqui vai um exemplo claro de uma redação notal mil:

Tema: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
“No limiar do século XXI, a intolerância religiosa é um dos principais problemas que o Brasil foi convidado a administrar, combater e resolver. Por um lado, o país é laico e defende a liberdade ao culto e à crença religiosa. Por outros, as minorias que se distanciam do convencional se afundam em abismos cada vez mais profundos, cavados diariamente por opressores intolerantes.

A comparação é feita a partir do contexto brasileiro sobre intolerância religiosa e o ideal de estado laico. Muitas vezes não é preciso ir tão longe para comparar: o país tem duas faces quando se trata desse assunto, então a semelhança é o local, a comparação é a discrepância de ideais.

Lista de palavras, expressões ou frases para começar uma redação

Se você já definiu sua estrutura textual, seu rascunho e até o tipo de introdução que pretende fazer, que tal uma ajudinha extra em escolhas de palavras-chave para começar uma redação nota mil? Estas são algumas delas:

  • Em virtude de…;
  • Pode-se afirmar…
  • Indiscutível que …
  • Levando em consideração…
  • Comenta-se, com frequência, a respeito de …
  • No livro/filme/série/século passado etc…
  • É comum…
  • Hodiernamente …
  • Historicamente…
  • Apesar de …

Já deu para ter ideias, não é mesmo? Conta para nossa equipe o que achou! Ficou mais fácil? Estudando com a Redação Online é obvio que sua introdução será arrebatadora!

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM