logo redação online

7 mulheres importantes para citar nas suas redações | Especial Semana da Mulher

A MULHER E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

No Dia Internacional das Mulheres, conheça as ideias e os pensamentos de 7 mulheres importantes para citar nas suas redações!

As questões de gênero têm avançado bastante, se comparado ao passado. Mas ainda estamos distantes de conquistar a tão sonhada igualdade entre homens e mulheres em nossa sociedade. Você sabia que, em 2019, um estudo apontou que as mulheres são maioria nas universidades brasileiras? No entanto, elas ainda encontram mais dificuldades para se colocar no mercado de trabalho. Outro dado relevante de 2019 é que 60% das redações nota mil do ENEM daquele ano foram escritas por mulheres. Isso nos mostra que, apesar das barreiras, as mulheres seguem mostrando sua capacidade de contribuir com a sociedade na construção do saber. Pensando nisso, trouxemos sete exemplos de mulheres importantes para citar nas suas redações.

Hannah Arendt

Arendt é uma das autoras que mais recebe citações, na hora da redação. Filósofa política alemã, de origem judaica, foi uma das mais influentes no século XX. Entre algumas de suas ideias está o conceito de pluralismo político, discorreu sobre a banalidade do mal e também refletiu sobre a condição humana a partir da perspectiva do trabalho. Sua obra, vasta e complexa, não poderia ser descrita aqui em poucas linhas. Porém, separamos um vídeo interessante para te ajudar a entender um pouco melhor sobre suas obras. Nele, o professor Pedro Duarte apresenta “As origens do totalitarismo”, uma de suas principais obras. O vídeo é resultado do Ciclo “Obras fundamentais”, promovido pela Casa do Saber Rio. Portanto, tire um tempo para assisti-lo e anotar algumas informações!

Simone de Beauvoir

Considerada um grande ícone feminista e na luta da igualdade de gênereo, Simone de Beauvoir foi uma filósofa, ativista, escritora francesa. Certamente, você já ouviu algumas frases dela por aí. Uma bastante clássica é a que diz que “ninguém nasce mulher, torna-se mulher”. Lembrou? Pois, é! Beauvoir também era defensora da teoria existencialista, que tem como principal característica a liberdade. Em sua mais famosa obra, “O segundo sexo”, Simone discorre sobre o papel mulher na sociedade e as dificuldades e opressões sofridas em um mundo dominado pelos homens. O livro chegou a ser inserido na lista de negra do Vaticano. Em outras obras, Simone ainda trata sobre temas como política, mora, dogmas da igreja, comportamentos da família burguesa, casamento e maternidade. Com seus pensamentos, Beauvoir conquistou muitos admiradores em todo o mundo. Veja algumas frases da autora:
  • “Toda opressão cria um estado de guerra”.
  • “Um dos benefícios que a opressão assegura aos opressores é de o mais humilde destes se sentir superior”.
  • “A sociedade tão encarniçada na defesa dos direitos do embrião se desinteressa da criança a partir do nascimento”.
  • “Querer ser livre é também querer livres os outros”.
  • “Cada um de nós é responsável por tudo e por todos os seres humanos”.
Simone merece destaque e, por isso, disponibilizamos abaixo um vídeo para você conhecer um pouco mais sobre os vida e obra desta importante mulher! Além disso, lembre-se: sempre que for referenciar alguém em seus texto, isso precisa ser feito de modo produtivo.

Rosa Luxemburgo

Rosa Luxemburgo foi uma filósofa e economista marxista polaco-alemã e ativista pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras europeus. Devido às suas abordagens e temáticas, portanto, algumas de suas ideias também já são clássicas nas redações. Por exemplo, temos as seguintes frases:
  • “Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem.”
  • “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.”
Assista ao vídeo abaixo para conhecer um pouco mais da vida e a obra desta grande mulher.

Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda Ngozi Adichie é uma feminista e escritora nigeriana. Ela é reconhecida como uma das mais importantes jovens autoras anglófonas. No entanto, ganhou muito destaque na mídia quando Beyoncé usou um trecho da palestra “Sejamos Todos Feministas” na música e no clipe “Flawless”, de seu álbum de 2013. Algumas de suas palestras, como a já citada, estão disponíveis em livro. Assim aconteceu com “O perigo da história única” (que você pode assistir abaixo), que propõe a ideia de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história. Vale a pena conferir!

Angela Davis

Professora e filósofa norte-americana, Angela Davis ganhou maior visibilidade mundial a partir de sua atuação, nos anos 1970, no partido Panteras Negras. Entre suas principais lutas, portanto, estão os direitos da população negra e das mulheres nos EUA. Nesse sentido, foi uma das responsáveis por incluir a questão de racial no feminismo. Para saber mais sobre ela, você pode ler algumas de suas obras:
  • Mulheres, Raça e Classe
  • Mulheres, Cultura e Política
  • Estarão as Prisões Obsoletas?
  • A Liberdade é Uma Luta Constante
Além disso, assista ao vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre ela!

Djamila Ribeiro

Aproveitando o vídeo anterior, não poderia faltar uma brasileira em nossa lista de mulheres importantes para você citar em suas redações. Assim, natural que falemos de Djamila Ribeiro. Entre os principais conceitos que ela popularizou recentemente estão o de lugar de fala e a importância de sermos antirracistas. Ela é filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira. Contribui como colunista na Folha de S. Paulo e tem 3 livros publicados. Veja algumas de suas frases:
  • “O não ouvir é a tendência a permanecer num lugar cômodo e confortável daquele que se intitula poder falar sobre os Outros, enquanto esses Outros permanecem silenciados.”
  • “O falar não se restringe ao ato de emitir palavras, mas de poder existir.”
  • “Não dá para falar em consciência humana enquanto pessoas negras não tiverem direitos iguais e sequer forem tratadas como humanas.”
  • “Aqui no Brasil, como se criou esse mito da “democracia racial”, de que todo mundo se ama e todo mundo é legal, muitas vezes o próprio sujeito negro tem dificuldade para entender que nossa sociedade é racista.”
Para saber mais, veja a entrevista que ela deu ao Saia Justa sobre lugar de falar. Certamente esse é um conceito que você pode usar nas suas redações em diversos temas.

Marilena Chaui

Para fechar a nossa lista de mulheres importantes para citar em seus textos, trazemos a professora emérita de Filosofia Política e Estética da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Marilena Chaui. Provavelmente, você deve ter ouvido falar dela na escola. Ela é considerada por muitos como a filósofa mais importante do país. Com diversos livros e artigos publicados, deve e merece ser lida. Além disso, ela pode ser vista em diversos vídeos! Confira também a entrevista que ela deu em 2018 à Revista Cult , falando sobre violência  e autoritarismo no país.
Não pare por aqui! O site da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) disponibiliza gratuitamente o livro “Filósofas: a presença das mulheres na filosofia”. Assim, é só baixar e aumentar seu repertório sociocultural com essa leitura! Assim você terá muito mais que 7 mulheres importantes para citar nas redações Depois de escrever as suas redações citando estas mulheres incríveis, não deixe de enviá-las em nossa plataforma para receber as correções feitas por nossos professores em até 3 dias úteis! Ah, e tem um presentinho para as mulheres: aproveite o cupom MULHER21 e garanta 10% de desconto na compra de qualquer plano! Não perca tempo!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes