Quais são as diferenças entre modelo e estrutura de redação?

por | jul 9, 2021

Existem diversos modelos prontos de redações por aí. Mas será que eles podem fazer você atingir a nota máxima?

Citações “coringas”, modelos de introdução que “funcionam” para qualquer tema, repertório que pode ser aplicado a todos os tipos de redação… as facilidades dos modelos prontos são inúmeras. Porém, é preciso ter bastante cuidado ao aplicar isso em uma redação, pois as chances de haver penalização são inúmeras. Para entender melhor sobre isso, veja as informações que trouxemos sobre as diferenças entre modelo pronto e estrutura fixa da redação.

1. As armadilhas dos modelos prontos

Aqui no Redação Online nós não indicamos o uso de modelos prontos na redação.

Os modelos prontos apresentam sempre a mesma forma de direcionamento de teses. No Enem, estes modelos têm uma baixa porcentagem de funcionar. Para vestibulares e concursos, as bancas costumam fazer uma correção holística, mais criteriosa, e por isso nestas provas o uso de modelos prontos tende a ser bastante penalizado. As bancas têm, cada vez mais, ficado atentas a este tipo de prática. Um exemplo disso é o vestibular da UFSC, em que a banca deixa claro que tais modelos ou trechos prontos podem ser penalizados como plágio no momento da correção, sendo punidos com nota zero.

Um outro problema de o aluno utilizar modelos prontos é que ele acaba não aprendendo de forma real. Ou seja, ele não lida com as suas dificuldades de escrita, e quando estiver no ensino superior, por exemplo, terá dificuldades em relação a isso. Sendo assim, o ideal é que o aluno pratique a escrita e utilize a redação para melhorar os pontos em que tem mais dificuldade.

Além disso, os modelos prontos, em vez de ajudarem, podem atrapalhar. Um modelo pronto bem comum é aquele que sempre aborda os problemas relacionados ao tema, porém isso não funciona para todos os temas. Para deixar isso claro, vejamos os temas em que este estilo de modelo pronto não se encaixaria:

Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;

Enem 2014: “Publicidade infantil em questão no Brasil”;

Enem 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Estes três temas não permitem o desenvolvimento de “problemas” na redação. Um pede que você indique efeitos, o outro pede que você questione a publicidade infantil e o outro espera que você desenvolva caminhos.

Portanto, ao preparar um modelo pronto específico, o candidato, ao se deparar com temas como estes, terá extrema dificuldade para desenvolver um texto de qualidade.

Além disso, as citações prontas, usadas nestes modelos, na maioria das vezes não são consideradas repertórios pertinentes ao tema, o que faz com que o aluno seja penalizado.

2. A importância de encontrar o seu “estilo” de estruturar a redação

O “esqueleto” da redação, que é a forma como o aluno estrutura o seu texto, surge a partir das várias práticas de escrita de redação. Com o tempo e com a prática, cada pessoa encontra o seu próprio estilo de escrita, que é único e pessoal. São características particulares, percebidas com o tempo e com as escritas e reescritas. Por isso é tão importante praticar a redação.

Com a prática, cada pessoa encontra a própria forma de escrever e se sente confortável e segura para seguir neste caminho. Além disso, esta prática faz com que o aluno desenvolva seus próprios repertórios e consiga encaixá-los nos textos de forma produtiva.

Sendo assim, a estrutura da redação é algo pessoal, encontrado a partir de práticas únicas de escrita. Com a experiência da escrita cada um encontra formas próprias de iniciar sua introdução, de elaborar os argumentos e maneiras de trazer os 5 elementos na proposta interventiva (nos casos de textos de modelo Enem). Com isso, os textos não serão considerados plágios de outras redações e as chances de o aluno apresentar um projeto de texto estratégica são maiores.

Depois disso tudo, você ainda pensa em utilizar modelos prontos? Você se sente inseguro para desenvolver seu próprio estilo de escrita? Nós podemos ajudar! Nossos corretores estão prontos para te auxiliar nessa busca! Acesse nosso site e comece a estudar em nossa plataforma!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg
<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/misraely/" target="_self">Misraely Wolfart</a>

Misraely Wolfart

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Cursando MBA em Gestão Educacional.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM