Todo mundo sabe que o Enem é famoso pelos longos enunciados, né? O problema é quando lemos tudo e chegamos no final e você se pergunta “e agora?”, ai a solução é ler novamente e no momento em que vai responder dá o famoso “branco”. Como fazer para evitar isso na hora da prova que você tanto se preparou?

O importante é você saber como contornar a situação, o “branco” não é definitivo. Vá fazendo outras questões, não adianta forçar a memória que assim não resolver e só vai perdendo o seu precioso tempo.

Um importante fator para que isso não ocorra, é a autoconfiança. Você já estudou, se dedicou e se esforçou para realizar essa prova. Você não pode esquecer que ninguém sabe de tudo. Outra coisa que sugerimos é que não fique se martirizando durante a semana do exame. Encare com naturalidade.

Siga as dicas de como evitar o “branco”:

– Mantenha-se calmo! É só lembrar que você já conhece o conteúdo;

– Comece pelo assunto que você mais tem facilidade para resolver;

– Leia o enunciado de vagar e com calma, e vai sublinhando o que você achar importante;

– Faça outras questões, e depois, volte para aquela questão que você mais sentiu dificuldade;

– Assim que receber a prova, ou ficar nervoso, inspire profundamente e solte a respiração lentamente até se sentir relaxado.

Só você pode controlar sua ansiedade. Evite preocupações de futuros muito distantes. Coma com calma, respire mais de vagar e durma tranquilamente. Não ponha em risco o seu presente se desesperando com o futuro. Fique calmo que as coisas darão certo.

Comentários do Facebook