Dicas quentíssimas de nossa especialista, Prof. Josi!

Oi oi, pessoas! Tudo bem? Como vocês já sabem, um texto não é um amontoado de frases soltas. Essas se conectam por meio de mecanismos que garantem fluxo de informação e continuidade ao texto. Adivinhem quem é a responsável por tudo isso? Sim, ela mesma, a “dona coesão”!

A coesão textual está relacionada à ligação das ideias dentro do texto [coesão sequencial] e às referências [coesão referencial] que fazemos. É ideal que se siga um fluxo, facilitando a leitura. O papo de hoje é sobre a coesão sequencial, que age como uma “cola” textual, criando os pontos de união que garantem justamente que o texto não seja uma sucessão de frases descontínuas.

Uma boa opção de “colas” ou “pecinhas de ligação” são os conectores. Esses carregam um sentido, e precisam ser empregados adequadamente de acordo com a relação desejada. Além disso, é importante lembrarmos que a competência IV (ENEM) se relaciona à coesão, logo, para ganharmos os 200 pontos, temos que saber usar recursos coesivos, entre eles os conectores, mostrar que conhecemos uma variedade deles. Conhecemos, certo? Não? Então se liga na listinha especial para vocês! Vale imprimir e deixar por perto, principalmente quando estiver escrevendo uma redação para mandar para os nossos corretores!

Beijo no <3 e até a próxima!

ConectivoRelação de sentidoExemplo:
Porque, pois, como, por

isso, já que, visto que, uma vez que

CausaOs bancários fizeram greve

porque desejavam aumento de salário.

Mas, porém, todavia,

contudo, entretanto,

embora, ainda que, mesmo que, apesar de

Contradição / OposiçãoApesar de o aluno estar com febre alta, foi à aula.
Se, caso, contanto que,

dado que, desde que, a

menos que, a não ser que

CondiçãoOs bancários só receberão

aumento se fizerem greve.

E, também, além de, não só,nemAdiçãoAlém de encontrar uma estrada movimentada, o motorista pegou chuva no caminho.
Ontem, hoje, amanhã,

antes, depois, cedo, tarde,

primeiramente, em seguida, a seguir, finalmente, quando, sempre, nunca

TempoQuando alcançarmos as metas da empresa, seremos premiados com viagens para o exterior.
Logo, dessa forma, portanto, assim, entãoConclusãoSempre estudei muito durante o curso e fiz vários estágios; por isso, consegui uma vaga de estágio.
Principalmente, sobretudoPrioridade/relevânciaDedicar-se a um curso de graduação é essencial para quem almeja ascensão e, principalmente, para

quem quer ingressar em

programas de mestrado.

Por exemplo, ou seja, isto éEsclarecimentoA geração canguru, isto é, a geração de filhos que retardam a saída da casa materna, tem se mostrado cada vez mais resistente ao casamento.

 

Segundo, conforme, assim

como, do que, tanto (ou tão) quanto

Comparação/semelhançaO curso de direito está tão concorrido quanto os cursos de áreas da saúde.

josi-39

Comentários do Facebook