Quando estamos iniciando nossa rotina de estudos é um pouco difícil incluirmos a redação, pois ela é um mundo todo à parte (lindo, na minha opinião). Não podemos simplesmente seguir uma apostila, fazer exercícios e conferir o gabarito. Você se pergunta como deveria estar estudando redação? Se não, deveria. Mas nem precisa ficar noiado também, porque estamos aqui pra resolver os seus problemas.

Você entende que redação é tão importante quanto qualquer outra disciplina, ou seja, que requer dedicação e um tempo exclusivo em sua grade de horários? Se não, ah, meu filho, que erro crasso! Redação não dá pra chutar. Se você não souber, nenhum espírito de corretor de redação vai descer no seu corpo e te escrever a redação nota 1000 em 30 minutos. Melhor, nem se você souber!

Já falei demais, confira as dicas do que não fazer e do que fazer- pra que você não perca mais tempo.

  • Antes de tentar adivinhar o tema, pesquise temas anteriores e faça produções com os mesmos.

Se você vai fazer o Enem, vestibular ou concurso público, é interessante pesquisar os temas que caíram nas últimas provas. Assim, você vai criar maior familiaridade com o modelo de redação cobrada e como as temáticas se encaixam nele. Além disso, cada prova apresenta a coletânea de textos de maneira diferente! Nada de querer dar uma de mãe Diná antes de entender bem o modelo de prova.  Aqui temos temas de diversos vestibulares e ENEMs de um passado não muito distante.

Geralmente, no edital você encontra um item específico sobre Redação. Nesse item, o candidato encontra os critérios que a banca examinadora vai utilizar para correção, o que é esperado que o aluno faça, o gênero textual cobrado, entre outros dados que vão fazer com que você se sinta mais seguro e preparado para escrever a redação na hora do vamos ver. Informação é uma arma, menino!

  • Não ache que estudar redação é só escrever; manter-se atualizado é essencial

É muito importante que você esteja bem ligadinho nos assuntos mais comentados nos noticiários, nos jornais e nas revistas, nas literatura, nos filmes ou nas séries. Se não é possível ver os jornais todos os dias, coloque “atualidades” com um dos itens de sua rotina de estudo. Leia de tudo um pouco! Assista de tudo um pouco! Colocar a cabeça pra trabalhar é a chave.

Dica: Por que eu devo pesquisar sobre o tema antes de produzir o meu texto para o ENEM?

  • Não deixe pra última hora: comece a praticar agora


Antes de entrar em campo, tem que treinar: essa é uma regra que vale pro futebol e pra redação. Só se aprende redação escrevendo. Não adianta apenas estar bem informado e ter lido o edital com atenção; você precisa treinar, escrever muitas e muitas redações até ficar bem preparado e seguro para a prova, o próprio Shakespeare das redações! Nós e todo mundo que entende de redação recomenda que se escreva pelo menos uma redação por semana pra chegar arrasando no dia da prova.

  • Antes de enviar sua redação pra correção/passar à limpo, faça a autocorreção

É fundamental avaliar seus pontos fortes e os que você precisa aprimorar. Por isso, a autocorreção é indispensável. A dica é deixar o texto de lado por pelo menos 30 minutos e depois voltar a ler. Na hora da prova, faça umas questões, dá uma volta no banheiro e então volte sua atenção pra redação. Com isso, você vai conseguir olhar para o texto e perceber os errinhos e pontos em que precisa melhorar.

Caso você esteja precisando de ajuda, você pode se inscrever em um curso preparatório para redação, seja presencial ou online. Uma das opções é utilizar nosso site. O bacana é ter a ajuda de um profissional, que vai indicar os aspectos em que seu texto pode melhorar, além de te dar um parâmetro de como a banca avaliadora corrige as redações. Então, agora que já está informado, é só começar a escrever!

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

Comentários do Facebook