Lucas Felpi, que tirou nota 1000 na redação do ENEM 2018, preparou uma dica de repertório sociocultural para vocês: como usar a icônica série de filmes e livros HARRY POTTER na redação! Pegue o seu caderno e anote tudo!

01-harry-potter-movie-filme-film-imagem-movimento-motion-picture ...

HARRY POTTER

2001-2011 • 7 livros • 8 filmes • 10+

Sinopse: “Harry Potter é uma série de sete romances e oito filmes de fantasia. A série narra as aventuras de um jovem chamado Harry James Potter, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.”

ADOÇÃO

Harry Potter é um garoto órfão que vive infeliz junto a seus tios, os Dursley. Em sua nova casa, ele é tratado como desprezível, ínfimo em relação a seu primo e como súdito da casa. As dificuldades da inclusão de Harry se relacionam com a de muitas crianças no processo pós-adoção.

IDENTIDADES COMUNITÁRIAS

No mundo mágico, as escolas de bruxaria possuem casas de estudantes: em Hogwarts, é o caso de Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina. O senso de comunidade criado dentro de cada uma e dentro do mundo bruxo em si refletem a importância de coletivos identitários em uma sociedade.

Sorting Hat GIF - Sorting Hat HarryPotter - Discover & Share GIFs

SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Em Hogwarts, eventos turbulentos colocam os alunos em risco: invasão de dementadores, infiltração de criminosos, violência em torneio escolar, entre outros. O tema torna-se ainda mais relevante quando comparado à atual preocupação de pais quanto à segurança de seus filhos nas escolas, com o índice crescente de tiroteios e violência.

ENSINO DA TOLERÂNCIA

Um estudo publicado na Revista de Psicologia Social Aplicada em 2017 concluiu que a leitura de Harry Potter estimula a tolerância. Ao verem a relação do protagonista com trouxas, mestiços e elfos domésticos, grupos estigmatizados no mundo bruxo, crianças desenvolveram maior empatia a grupos marginalizados na vida real, como LGBTs, imigrantes e refugiados.

O MITO DA PUREZA RACIAL

Voldemort e seus seguidores defendem arduamente o conceito de pureza e superioridade bruxa, perseguindo e matando trouxas e os chamados “sangue-ruins”, mestiços bruxos filhos de trouxas. O mesmo argumento fora dito da raça ariana em 1940 para justificar o Holocausto.

HARRY POTTER GIF | Harry potter narcissa, Jason isaacs, Harry ...

ASCENSÃO DO FASCISMO

A história traça um forte paralelo a eventos históricos da Segunda Guerra. A Sonserina, formada majoritamente por membros arianos, como os Malfoy, é a principal fonte do preconceito contra mestiços. O fundador da casa? Salazar Sonserina. O salazarismo foi uma vertente do fascismo em Portugal, simultâneo ao Nazismo alemão.

LIBERDADE DE IMPRENSA

Em meio à ascensão de Voldemort, o Ministro da Magia Cornélio Fudge nega a existência de qualquer perigo, por meio do Profeta Diário, para manter seu poder. Com a narrativa oficial manipulada pelo governo, censura-se veículos de comunicação alternativos, como O Pasquim.

ESPORTE COMO INCLUSÃO SOCIAL

Ao ingressar em Hogwarts, Harry faz poucos amigos e é julgado por ser “o menino que sobreviveu”. É quando ele descobre seu talento no quadribol (principal esporte bruxo) que sua popularidade emerge, exemplo do esporte desempenhando um papel fundamental na inclusão social.

O quadribol para “trouxas” virou um esporte sério: existem 300 ...

TORTURA INSTITUCIONAL

Sirius Black, tio de Harry, é condenado pelo assassinato de Tiago e Lily Potter e passa 12 anos na Prisão de Azkaban por um crime que não cometeu. Lá, os prisioneiros são submetidos à guarda dos dementadores, que torturam os prisioneiros sugando suas emoções.

BULLYING

Um dos professores mais conhecidos da série, Severo Snape, é frio e cruel com seus alunos, atormentando e humilhando-os sem motivo. A origem de seu comportamento zombador se dá no próprio bullying que sofria quando criança por Tiago Potter e Sirius Black, formando um ciclo.

FALSIDADE IDEOLÓGICA

Outro conhecido professor é Gilderoy Lockhart, docente de Defesa Contra as Artes das Trevas em Hogwarts, com diversos títulos e livros renomados. É descoberto, porém, que era uma fraude: ele empregava feitiços de memória naqueles que haviam realizado os feitos ditos serem dele.

Gilderoy Lockhart GIF - Gilderoy Lockhart Funny - Discover & Share ...

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO

Tema: “As novas manifestações do fascismo no século XXI”

A famosa saga de livros “Harry Potter” conta a história do menino bruxo que confronta Voldemort, um líder que utiliza da violência e do terror contra não-bruxos para angariar seguidores. À frente do Ministério da Magia, o vilão institui um regime totalitarista perseguidor dos não pertencentes à “raça pura” bruxa. Fora do universo mágico, vê-se necessária atenção redobrada a novos fascismos que, por meio de mecanismos de manipulação em massa e ódio a minorias desfavorecidas, cerceiam a liberdade e multiplicidade civil.

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir estes perfis no instagram (é só clicar em cada um):

@redacaonline

@lfelpi

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

 

LEIA MAIS:

Como usar a série DARK em suas redações

Como usar a série GAME OF THRONES em suas redações

Como usar o filme CORINGA nas redações?

Como usar a série LA CASA DE PAPEL nas redações?

Como utilizar o filme PARASITA na redação

Como usar o filme O POÇO nas redações?

Como usar a série VIS A VIS na redação?

Comentários do Facebook