logo redação online

Como usar a série The Politician na redação?

Lucas Felpi, que tirou nota 1000 na redação do ENEM 2018, preparou uma dica maravilhosa para vocês: como usar a série THE POLITICIAN nas suas redações! Bora pegar o caderno e anotar tudo?

Laura Dreyfuss Netflix GIF by The Politician - Find & Share on GIPHY

SÉRIE: THE POLITICIAN

2019- • 2 temporadas • 45min • 16+

Sinopse: “Payton não tem dúvidas de que chegará à presidência dos EUA. Para isso, ele precisa passar pelo cenário mais traiçoeiro de todos: a politicagem da escola.”

‍1ª TEMPORADA (SEM SPOILERS)

JOVENS NA POLÍTICA

“The Politician” traz uma versão adolescente de um tema visto como adulto: a política. Protagonizada por Payton Hobart, um jovem ambicioso aspirante à Casa Branca, a série destaca a complexidade de personagens adolescentes e a importância de sua participação no debate político.

AMBIÇÃO VERSUS ÉTICA

Desde os 7 anos, Payton almeja ser presidente dos Estados Unidos. Dono de uma ambição irrefreável, ele fará de tudo para conseguir o que deseja. Sua ganância e narcisismo ultrapassam os limites da ética. “Quero fazer o bem às pessoas. Mas não que eu seja uma boa pessoa”, ele diz.

Ben Platt Netflix GIF by The Politician - Find & Share on GIPHY

1ª TEMPORADA (COM SPOILERS)

SUICÍDIO ADOLESCENTE

Em meio às eleições para Grêmio Estudantil, o opositor de Payton, River Barkley, revela em público uma tentativa passada de suicídio e seu quadro de depressão. Em uma discussão acalorada com Payton, ele tira a própria vida. River se sentia sozinho, deprimido, e sem esperança.

USO OPORTUNISTA DE MINORIAS

Astrid Sloan toma a campanha de oposição e traz em sua chapa uma aluna negra e lésbica, a fim de ganhar mais votos. Payton, então, chama uma garota com câncer, Infinity, para ser sua vice, usando da imagem de minorias para autopromoção (assim como fazem tantas empresas).

INDÚSTRIA DA MISÉRIA

É descoberto que Infinity não tem câncer e, em verdade, foi intoxicada propositalmente por sua avó para ganhar dinheiro de caridade pela comoção pública. O fato reforça o conceito de indústria da miséria, em que vigaristas usam do discurso de solidariedade para lucrar em cima de tragédias.

POLIAMOR

Tanto em sua 1ª quanto em sua 2ª temporada, a série apresenta exemplos de configurações poliamorosas entre os personagens: Payton, Astrid, River; Dede, Marcus, William; e outros, enfatizando a representatividade e a inclusão da diversidade típicas de seriados de Ryan Murphy.

lukemullen:Payton & River in 'The Politician' Trailer on Make a GIF

2ª TEMPORADA (COM SPOILERS)

APROPRIAÇÃO CULTURAL

Na corrida eleitoral ao Senado, a veterana Dede Standish descobre fotos de Payton fantasiado de um líder indígena norte-americano, fato malvisto socialmente como apropriação cultural. O debate é atual e se aplica também, por exemplo, às discussões sobre o uso de tranças e turbantes.

O PROBLEMA DO LIXO

Após ganhar independência da avó exploradora, Infinity escreve um livro e vira celebridade. Com seu poder de influência, ela promove o estilo de vida “lixo zero”, que consiste em minimizar ao máximo os resíduos descartáveis utilizados no dia a dia, e exige que Payton faça o mesmo.

GRAVIDEZ/ABORTO

Em um novo trisal, Payton engravida simultaneamente Alice e Astrid, causando uma disputa de prioridades e Astrid se vê abandonada, optando pelo caminho do aborto clínico. A jovem não se via pronta para educar um filho e, mais, sozinha.

Lucy Boynton Netflix GIF by The Politician - Find & Share on GIPHY

POLARIDADE POLÍTICA

A 2ª temporada discute um tema bastante atual no Brasil: a polaridade política geracional. Conflitos de valores entre gerações geram debates políticos dentro da esfera familiar e causam atrito. O apelo de Payton ao ativismo jovem contra o status quo é a maior vantagem para sua eleição.

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO
Tema: “Juventude e participação política em questão no mundo contemporâneo”

No seriado de 2019 “The Politician”, Payton Hobart é um adolescente que sonha em ser presidente dos Estados Unidos. Determinado, ele se envolve em debates escolares, eleições de Grêmio Estudantil, e inspira outros ao seu redor. Para além das telas, a ampliação da participação juvenil na política encontra desafios em dois planos: se por um lado são necessárias alterações nas instituições para ouvir os jovens, por outro é fundamental despertar o interesse do tema nos mesmos.

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir estes perfis no instagram (é só clicar em cada um):

@redacaonline

@lfelpi

LEIA MAIS:

Como usar a série DARK em suas redações

Como usar a série The Society em suas redações

Como usar a série GAME OF THRONES em suas redações

Como usar a série VIS A VIS na redação?

Como usar a série COISA MAIS LINDA nas redações

Como usar a série PRETTY LITTLE LIARS em suas redações

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes