logo redação online

Como gostar de estudar? Dicas infalíveis para melhorar seu desempenho!

menina sentada no sofá estudando

Afinal, como gostar de estudar? Se para você essa resposta parece óbvia, fique sabendo que para muitas pessoas essa ação pode ser um fardo. Isso porque tem gente que encara os estudos como uma obrigação ou como uma saída para ser bem sucedido na vida.

Quando o aluno se encontra nessa situação, dificilmente sente prazer nos estudos. Então, se você está nessas condições e tirar um tempo para estudar em casa está difícil, fique atento às nossas dicas de como desenvolver prazer nos estudos. Assim, poderá aproveitar melhor as oportunidades que tem para se aprofundar em cada conteúdo.

Continue a leitura e confira as dicas!

 

4 Dicas para aprender a gostar de estudar

Estudar pode abrir portas para uma pessoa, pois quando ela adquire conhecimento, consegue entender melhor o mundo. Além disso, com o estudo você consegue atingir oportunidades na vida que sem ele não conseguiria, como ser promovido no trabalho, passar no vestibular, ingressar em uma boa empresa, ter bons resultados nas provas da escola, entre outros.

Portanto, se você quer ser um profissional reconhecido no mercado e uma pessoa mais esclarecida, precisa aprender a gostar de estudar. Por isso, como mencionamos, vamos te apresentar algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Continue acompanhando o texto e aproveite o conteúdo.

1. Estabeleça objetivos

É essencial definir objetivos para aprender a gostar de estudar, pois isso ajuda a ter um norte durante os estudos. Diante disso, pare e pense qual é a razão que te motiva a estudar e defina um objetivo geral com vários objetivos específicos. Ou seja, tenha um objetivo macro e, depois, desmembre-o em pequenas ações alcançáveis.

Por exemplo, o seu objetivo geral pode ser passar no vestibular. Já os objetivos específicos, são estudar matemática, português, história, geografia, física, química, biologia, entre outros. Dessa forma, fica mais fácil estruturar os estudos, sempre que estiver debruçado nos livros saberá por que está fazendo aquilo.

2. Encontre o local de estudos

A escolha do local adequado para os estudos é muito importante, pois o ambiente pode interferir diretamente na sua produtividade. Por isso, evite lugares bagunçados, desorganizados, barulhentos e escuros. Prefira ambientes bem iluminados, arejados e calmos.

Dessa forma, poderá se dedicar aos estudos de maneira mais tranquila. Além disso, tente evitar distrações, como o celular, o tablet e a televisão. Também avise às pessoas da casa que precisa de privacidade naquele momento, assim não ficará sendo interrompido durante as leituras e execução dos exercícios.

Leia também: Como organizar as ideias na redação do ENEM?

3. Defina metas

Agora que você já sabe quais são seus objetivos de estudo, chegou o momento de estabelecer as metas. Para isso, você pode usar a técnica SMART que ajuda a definir metas específicas e mensuráveis. Lembre-se de que é importante determinar metas diárias, semanais e mensais.

Para tanto, é possível usar uma planilha, um aplicativo ou uma agenda. Assim, fica mais fácil organizar as informações e seguir o cronograma no dia a dia. Além disso, não se esqueça de colocar os intervalos para fazer lanches, tomar água e ir ao banheiro. Dessa forma, você conseguirá aproveitar realmente o tempo disponível.

4. Use técnicas de estudo

Você também deve escolher uma técnica para desenvolver seus estudos, nós recomendamos a Técnica de Pomodoro. Nesse caso, a cada 25 minutos de estudo (pomodoro), faça um intervalo de cinco minutos, após quatro pomodoros o intervalo é de 15 a 20 minutos.

Além disso, faça uma lista do que deve estudar no dia para que você cumpra as metas. Assim, fica mais fácil organizar o seu tempo e aproveitar cada minuto para obter os resultados esperados. Lembre-se de que para isso acontecer você não pode pular as dicas de estabelecer objetivos e definir metas.

5. Faça resumo

Depois de ter estudado todas as matérias de acordo com as metas estipuladas, faça um resumo de tudo aquilo que foi estudado no dia. Isso vai te ajudar a fixar os estudos. Não precisa ser um grande resumo, tenha objetividade. Esse processo é essencial para o sucesso dos estudos.

Além disso, esse resumo pode ser uma boa opção na hora das provas, pois você pode utilizá-lo para estudar nos dias que antecedem aos exames. Dessa forma, não precisa retomar a leitura dos livros que tomam mais tempo. Mas lembre-se de que o resumo precisa conter as informações importantes sobre cada matéria.

Leia também: Estudar com sono – Saiba como reverter essa situação

6. Divirta-se!

Uma forma legal de aprender é se divertindo, assim os estudos se tornam mais interessantes. Quando estiver estudando história, por exemplo, leia como se estivesse narrando um filme ou lendo para uma criança, faça isso em voz alta. Nesse momento, vale usar a imaginação para que não fique mecânico. Mostre para você mesmo que estudar pode ser divertido.

Outra coisa que pode te ajudar a aprender a gostar de estudar, é assistir a filmes ou a desenhos relacionados às matérias, escutar músicas instrumentais durante os estudos, desenhar ou resumir o conteúdo, bem como ensinar para alguém o tema estudado ou, ainda, estudar junto com outra pessoa. Nesse último caso, a troca de conhecimentos pode enriquecer ainda mais o aprendizado.

7. Tenha recompensas

Você pode definir um presente para cada meta cumprida no dia, na semana ou no mês. Dessa forma, além da conquista do objetivo geral, também terá pequenos estímulos que podem impulsionar os seus estudos.

Nesse caso, as recompensas podem ser um chocolate, um tempo de descanso, uma caminhada, um tempo para ver as redes sociais, entre outros ganhos. Assim, você tem mais motivação para finalizar cada meta e, ainda, transforma uma tarefa que poderia ser chata em algo mais prazeroso.

Com essas dicas, você vai perceber que estudar pode ser superlegal! Mas para tudo isso, você precisa de uma motivação, então, sempre mantenha em mente o seu objetivo. Imagine-se como uma flecha indo em direção ao alvo. Não desista dos seus sonhos e lembre-se de que para obter uma grande conquista é necessário um grande esforço.

Agora que você já sabe como gostar de estudar, que tal conhecer nossas dicas de produtividade nos estudos? Leia o post 5 dicas de organização para aumentar a produtividade nos estudos e aproveite os insights para melhorar a sua performance.

Até o próximo post!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes