Como estudar redação para o Enem 2021?

por | maio 6, 2021

Vai fazer o ENEM 2021? Então você deveria aprender como estudar redação, pois ela representa 20% da nota total da prova!

Diferentemente do que todo mundo imaginou, 2021 também será um ano de muitos desafios para quem fará o Enem. Certamente, todo mundo queria já estar com aquele ar de normalidade para se dedicar aos estudos. Porém, a realidade (até agora) é de mais um ano de ensino remoto ou híbrido, com muitas adaptações. 

Então, no meio de tudo isso, como estudar redação de forma eficiente e eficaz?

Se você está um pouco perdido, respire fundo!

Hoje, vamos dar algumas dicas para você dar um gás nesse estudo!

Conhecer as competências avaliadas

Se você não faz ideia ou não conhece bem a forma de avaliação das redações do Enem, é fundamental ir atrás disso. Pois é só sabendo “as regras do jogo” que você poderá se preparar e entender em que aspectos precisa melhorar. 

Assim, um bom caminho é ler a cartilha de redação mais recente, disponibilizada pelo MEC aos participantes.Nela, você encontrará a descrição do processo de avaliação dos textos. Além disso, ao final, há algumas redações nota 1000 comentadas. 

A partir da leitura desse material você saberá não só o que esperar dos avaliadores, mas também o que fazer para escrever um bom texto! 

Acesse esse conteúdo e leia-o na íntegra!

Adquirir repertório sociocultural

Dentro das 5 competências avaliadas na redação, saiba que a competência 2 exige demonstrar repertório sociocultural produtivo nos textos. 

Mas o que seria isso? 

Bem, para defender de forma consistente sua tese, é necessário relacionar conhecimentos de diversas áreas. Assim, é preciso que você saiba um pouco de tudo, em especial os temas da atualidade, que podem virar possíveis temas de redação

Uma boa maneira de fazer isso é estudar repertórios por eixos temáticos.

Outra boa forma de adquirir repertório é nos seus momentos de lazer. Isso mesmo! Assista a filmes, séries, leia livros de gêneros variados. Sempre é possível relacionar histórias (fictícias ou reais) para exemplificar acontecimentos do nosso momento atual. Portanto.

Ter uma cultura vasta e diversificada pode te salvar na redação. Portanto, apure o olhar para essas obras e estude mesmo quando você não está estudando!

Duvida? 

Conheça a história de Lucas Felpi, que tirou 1000 na redação Enem citando Black Mirror em 2018.

Estudar redação é treinar!

Pois é, estudar redação é mais do que apenas conhecer o gênero textual solicitado no edital e adquirir um bom repertório. É fundamental saber mobilizar esses conhecimentos para construir um bom texto. 

Assim, é preciso colocar a mão na massa. Só se aprende a escrever bem…ESCREVENDO! Somente dessa maneira você vai:

  • perder o medo de expor as suas ideias;
  • ganhar confiança conforme seus textos evoluem;
  • compreender o que é necessário para atingir o nível mais alto das cinco competências avaliadas;
  • aprender com os erros e reescrever seus textos;
  • aprimorar os conhecimentos gramaticais para se dar bem na competência 1;
  • testar seu repertório sociocultural e fazer pesquisas caso não conheça muito bem determinado assunto. Isso vai ajudar muito a adquirir cada vez mais repertório!

Por onde começar?

O escritor Pablo Neruda tem uma frase que diz: “Escrever é fácil. Você começa com maiúscula e termina com ponto. No meio, você coloca as ideias”. Bom seria se fosse tão simples assim, não é mesmo? Infelizmente, para a grande maioria dos mortais, é um pouco mais complicado do que isso.

Certamente, algumas pessoas têm mais facilidade com a escrita, porém, qualquer habilidade pode ser desenvolvida, e estudar redação vai ser o primeiro passo para você fazer isso.

Então, o ponto de partida precisa ser entender o que você já sabe sobre redação do Enem. Escolha um tema, leia com atenção os textos motivadores e escreva a sua redação. 

Isso mesmo, não se preocupe tanto com a “perfeição” – ela só chega com muito treinamento!

Peça para alguém de sua confiança ler (se possível, alguém que entenda dos critérios de correção). Você também pode usar a nossa plataforma para receber o feedback dos nossos corretores!

Assim, a partir dos comentários recebidos sobre o texto, reescreva-o. 

Estudar redação envolve muita escrita e reescrita. Não adianta nada você escrever muitos textos se não souber onde está errando para consertar.

O ideal é que você escreva duas redações por semana, pois, desta forma você poderá ter tempo para pegar um novo feedback e ajustar novamente se necessário. Portanto, inclua essa atividade no seu cronograma de estudos sem exagerar na quantidade. 

Partiu escrever?

Com essas dicas você, certamente, terá um bom desempenho na redação Enem 2021. O que não pode é deixar para estudar na última hora. A redação equivale a 20% da nota total no Enem e pode aumentar sua média geral. Portanto, isso deve ser levado muito a sério!

Conte com a gente nessa jornada!

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM