Como Fazer Uma Boa Redação

por | maio 9, 2017

Dicas importantes para quem quer ir tranquilo para prova e garantir uma boa redação ENEM e de Vestibulares

Quer aprender a fazer uma boa redação e garantir uma boa nota no ENEM, vestibulares ou outro concurso público? Embora não exista uma receita pronta, algumas dicas podem te ajudar a escrever bem, sem complicação.

1. Esteja atualizado

Para fazer uma boa redação, você precisa ter o hábito de ler, principalmente assuntos de atualidades. Por isso, esteja atento aos jornais, assuntos que são capa das revistas de grande circulação no país, além de questões polêmicas que estejam em voga, como: suicídio, corrupção, violência conta a mulher, sustentabilidade, entre outros. Informação nunca é demais, gafanhoto. Fique atento!

2. Pratique até ficar fera!

Só se consegue chegar em uma boa redação praticando!  Então, inclua a produção de texto em sua rotina de estudos, pelo menos uma vez por semana. Aqui vai um dica pra estudar redação: já tentou estudar ela por partes? Não? Vou te falar que é uma mão na roda. Sorte sua que temos um texto para cada parte do texto, incluindo o planjemento, já que quem planeja não se desespera. Confere aqui:

  1. Redação por Partes: Planejamento
  2. Redação por Partes: Introdução
  3. Redação por Partes: Desenvolvimento
  4. Redação por Partes: Conclusão

Vou te dar mais um dica, ó, imperdível: nós temos um curso de redação ENEM no nosso youtube. Vou te deixar o link da playlist aqui, já que você está interessado.

Continuando, escrever sobre os temas que caíram nas últimas provas do ENEM, por exemplo, é uma boa forma de praticar, pois assim você entende o modelo de tema que costuma cair, ou seja, a temática abordada -mais subjetiva ou mais objetiva- e o que costuma estar coletânea de textos, como tirinhas, textos jornalísticos contendo dados, poesias, crônicas, relatos, etc. Você também pode elencar alguns assuntos que estão em pauta nos jornais e ir testando seus conhecimentos escrevendo sobre eles, assim você vai pegar prática em escrever. Ou, ainda, aproveitar que nós já fazemos isso e produzir a partir dos nossos temas, que são postados duas vezes por semana.  Confira aqui.

3. Estude outras coisas

Tá achando a dica estranha? Pois é, mas ela não é. Sabe aquela professora que te diz que quem lê escreve bem? Ela tá certa. A expressão bonita pra isso é “bom repertório sóciocultural”. Se você lê de tudo, sabe escrever sobre tudo e tem repertório em vários assuntos. Estudando doenças sexualmente transmissíveis em biologia, você tem conteúdo para escrever sobre banalização do vírus HIV nos dias atuais. Lendo um romance, talvez tenha uma citação profunda que pode te ajudar a enriquecer uma redação sobre depressão. Viu só? É um ganha-ganha.

4. Cuide de você

Não adianta querer derramar o néctar do conhecimento num copo torto, triste e ansioso. Caso não tenha entendido a metáfora, vou explicar: se você não estiver bem pra se focar nos estudos, nem adianta se forçar a estudar.

Então como eu faço pra estar bem pra estudar?

Você tem que acreditar em você e, pra isso, você tem que cuidar bem desse coraçãozinho e ainda mais dessa cabecinha. Como qualquer um, você tem suas dificuldades, comete alguns erros e se afeta por algumas coisas. E tá tudo bem: se perdoe e acabe com esse ciclo de: você manda mal, fica mal por ter mandado mal, e manda pior do que antes porque tá bolado por ter mandado mal anteriormente. Acompanha aqui: depositar todas as suas esperanças, energia e vida numa só atividade é a receita perfeita pra dar errado, é pressão demais. Não larga o resto da sua vida porque você está estudando: você ainda tem amigos, você ainda tem família, você ainda tem namorado (ou não hehehehehe), você ainda tem seus hobbies e o que te faz feliz. Se algo dá errado, há o resto, você sempre está um tanto estabilizado. Resumindo: estuda, se foca, mas sai pra correr, come um chocolatinho de vez em quando, para pra comer com a sua família no almoço e não esquece que você é muito, mas muito especial e único.

5. Seja seu próprio corretor (mas não esqueça da gente)

É muito importante fazer uma auto avaliação e revisar a própria redação. No início, pode parecer difícil. Uma dica para esse exercício é deixar a redação de lado por algumas horas e ler novamente com atenção, assim você vai perceber se está de acordo com a ideia que você queria expressar, e ainda conseguir arrumar um acento ou uma vírgula que tenham passado batido. Essa dica pode ser usada pra praticar em casa ou mesmo na hora da prova! Ainda, uma opção pra treino em casa, é ler a redação em voz alta, pausadamente, com atenção.

Então, não tem segredo! Para mandar bem na redação, o negócio é arregaçar as mangas e escrever.

[maxbutton id=”4″ url=”https://redacaonline.com.br/#planos” ]

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM