Muita gente tem medo das provas de Redação, seja na escola, no Enem ou no Vestibular. Então, como conseguir uma boa nota?

Tirar nota máxima na prova de redação é muito difícil e não existe uma fórmula que garanta um bom resultado. Mas algumas práticas são sempre citadas por quem chega lá:

1) Conheça a prova: Antes de qualquer coisa, saiba com que tipo de prova você está lidando – e isso vale para todo o Enem e para todos os vestibulares que pretende fazer. “Em vez de ver a prova como um inimigo, encare-a como algo que está em seu favor. Para isso, é necessário conhecê-la, o que envolve, no caso do Enem, saber os critérios de avaliação usados e a forma como os avaliadores gostariam que a sua redação fosse escrita“. E aí, você sabe o que a prova do seu vestibular está pedindo?

2) Leituras importantes: Ler e escrever muito são pontos básicos, assim como se manter atualizado sobre o que acontece no mundo por meio de jornais, revistas e pela internet. “Para a introdução, é essencial ter uma visão histórica e cultural ampla que lhe permita citar pensamentos, teorias ou ainda coisas do cotidiano que se relacionem ao tema, iniciando um contexto bem construído”;

3) Linguagem a evitar: Além de ter uma boa bagagem cultural, é preciso cuidado com a linguagem utilizada.  É legal enriquecer o repertório utilizando diferentes áreas do conhecimento para sair do senso comum. Também é importante ter cuidado com a gramática e evitar expressões como ‘eu acho’ e ‘eu acredito’. Use sempre a norma culta da Língua Portuguesa;

4) Liste suas ideias antes de escrever o texto: Outra tática que costuma funcionar na hora de escrever redações é a de fazer um “brainstorm” e listar, em uma folha de rascunho, as ideias possíveis sobre o tema e itens-chave a serem colocados. Isso favorece sua criatividade, evita que você se esqueça de colocar ideias importantes no texto e permite uma escrita mais fluida;

5) Fique dentro do tema proposto: Ficar dentro do tema proposto é um dos passos mais importantes para fazer uma boa redação. Isso exige, em primeiro lugar, uma boa habilidade de interpretação de texto para identificar o assunto que está sendo pedido.
Fugir do tema é um dos principais motivos para o zero na redação do Enem e de vestibulares. Fique de olho!

6) Releia: Colocou o último ponto final? Releia seu texto e corrija o que for necessário. Arrume palavras repetidas ou “comidas”, revise a pontuação, o encadeamento de ideias e a ortografia antes de partir para o próximo passo. Depois disso, passe sua redação a limpo com letra legível no local apropriado.

É importante, além de seguir estas dicas, que você pratique MUITO para descobrir em quais pontos tem dificuldade e corrigir isso antes da prova, pra chegar arrasando no vestibular! E aí, já escreveu sua redação hoje? Pratique!

Dica da Mys.

11

Fontes: Guia do Estudante e Mundo Vestibular

QUERO MELHORAR MINHA ESCRITA!

Comentários do Facebook