logo redação online

6 dicas para começar a escrever redação do zero

Muita gente tem medo das provas de Redação, seja na escola, no Enem ou no Vestibular. Então, como conseguir uma boa nota?

Tirar nota máxima na prova de redação é muito difícil e não existe uma fórmula que garanta um bom resultado. Mas algumas práticas são sempre citadas por quem chega lá:

1) Conheça a prova: Antes de qualquer coisa, saiba com que tipo de prova você está lidando – e isso vale para todo o Enem e para todos os vestibulares que pretende fazer. “Em vez de ver a prova como um inimigo, encare-a como algo que está em seu favor. Para isso, é necessário conhecê-la, o que envolve, no caso do Enem, saber os critérios de avaliação usados e a forma como os avaliadores gostariam que a sua redação fosse escrita“. E aí, você sabe o que a prova do seu vestibular está pedindo?

2) Leituras importantes: Ler e escrever muito são pontos básicos, assim como se manter atualizado sobre o que acontece no mundo por meio de jornais, revistas e pela internet. “Para a introdução, é essencial ter uma visão histórica e cultural ampla que lhe permita citar pensamentos, teorias ou ainda coisas do cotidiano que se relacionem ao tema, iniciando um contexto bem construído”;

3) Linguagem a evitar: Além de ter uma boa bagagem cultural, é preciso cuidado com a linguagem utilizada.  É legal enriquecer o repertório utilizando diferentes áreas do conhecimento para sair do senso comum. Também é importante ter cuidado com a gramática e evitar expressões como ‘eu acho’ e ‘eu acredito’. Use sempre a norma culta da Língua Portuguesa;

4) Liste suas ideias antes de escrever o texto: Outra tática que costuma funcionar na hora de escrever redações é a de fazer um “brainstorm” e listar, em uma folha de rascunho, as ideias possíveis sobre o tema e itens-chave a serem colocados. Isso favorece sua criatividade, evita que você se esqueça de colocar ideias importantes no texto e permite uma escrita mais fluida;

5) Fique dentro do tema proposto: Ficar dentro do tema proposto é um dos passos mais importantes para fazer uma boa redação. Isso exige, em primeiro lugar, uma boa habilidade de interpretação de texto para identificar o assunto que está sendo pedido.
Fugir do tema é um dos principais motivos para o zero na redação do Enem e de vestibulares. Fique de olho!

6) Releia: Colocou o último ponto final? Releia seu texto e corrija o que for necessário. Arrume palavras repetidas ou “comidas”, revise a pontuação, o encadeamento de ideias e a ortografia antes de partir para o próximo passo. Depois disso, passe sua redação a limpo com letra legível no local apropriado.

É importante, além de seguir estas dicas, que você pratique MUITO para descobrir em quais pontos tem dificuldade e corrigir isso antes da prova, pra chegar arrasando no vestibular! E aí, já escreveu sua redação hoje? Pratique!

Dica da Mys.

escrevendo em redação

Fontes: Guia do Estudante e Mundo Vestibular

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes