logo redação online

10 dicas para aumentar a produtividade na redação do Enem

dicas enem

Sempre um grande desafio entre os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de redação exige atenção, calma, conhecimento sobre temas da atualidade e capacidade de expressão e argumentação. Pode parecer difícil contar com essas habilidades dentro do tempo estipulado de 5 horas e 30 minutos para a realização das provas do segundo dia do Exame. Mas, se o estudante se atentar a algumas recomendações, certamente terá um bom desempenho.

Com o objetivo de ajudar os educadores na preparação dos seus alunos, selecionamos 10 dicas para ganhar tempo e produtividade na realização da prova de redação do Enem, agendada para 25 de outubro. Fique por dentro!

Fazer a redação do Enem antes de responder às questões dos demais cadernos pode ser uma estratégia de sucesso.

Assim, o candidato não estará cansado mentalmente para planejar e elaborar o conteúdo solicitado.

Ter calma

Ter calma, atenção ao enunciado da prova e ao tempo de realização faz toda a diferença para uma boa redação.

Identificar e analisar

Identificar e analisar os dados apresentados como situação-problema faz parte de uma redação mais consistente e objetiva.

Como iniciar o texto da redação do Enem?

Iniciar o texto com uma introdução ao tema, seguido por explicações e argumentos para expressar sua opinião sobre o problema apresentado, respeitando sempre os direitos humanos, também são passos que devem ser seguidos na realização da prova.

Coesão e coerência

Ter o cuidado de manter coesão e coerência na elaboração do texto, lembrando que se está produzindo um texto dissertativo-argumentativo em prosa, é fundamental.

O que evitar?

Evitar citações de intelectuais da área do tema em questão, afinal, os avaliadores vão querer saber a opinião do candidato.

Pontuação

Estar atento à pontuação, evitando confundir palavras parecidas e o uso de palavras difíceis na redação do Enem.

Sete linhas

Respeitar o mínimo de sete linhas para a elaboração do texto na redação do Enem.

Problema ou opinião do autor

A solução para o problema ou a opinião do autor devem estar também na conclusão da redação do Enem.

Como terminar a redação do Enem?

Terminar a redação mostrando que apresentou um desfecho para a situação-problema, sem escrever “acabou”, “pronto” ou “fim” no final do texto.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes