10 assuntos de atualidades para ficar ligado em 2020

por | fev 28, 2020

Sim, sabemos que o ano ainda é novinho, novinho, mas muita coisa já aconteceu em nosso país (ou com influência direta nele) e que pode ser um tema em potencial para a redação do Enem 2020.

No artigo de hoje, vamos te contar quais assuntos merecem ganhar sua atenção especial desde já.

  • Alta do dólar

Nos últimos dias, não se fala de outra coisa, todos os brasileiros estão espantados com os recordes que o valor do dólar tem alcançado em nosso país.

Se apenas o alto valor já não fosse suficiente, as declarações do ministro da economia, Paulo Guedes, ajudaram- e muito- a esquentar a situação, deixando bastante gente insatisfeita tanto com os aumentos quanto com as afirmações do ministro.

Para se ter uma ideia, o dólar vendido em casas de câmbio chegou a alcançar o valor de R$4,54, sem os acréscimos do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), ou seja, o seu novo celular importado vai ter que esperar mais um pouquinho.

  • Virada do ano

A virada do ano e as festas de réveillon costumam ser momentos de intensa alegria, mas, no que diz respeito ao meio ambiente, não podemos afirmar o mesmo.

O primeiro dia do ano começou com uma enxurrada de fotos em sites e redes sociais que mostravam o lixo jogado nas ruas e praias de diversas cidades. Um acumulado absolutamente chocante!

Diante disso, reacendeu-se a discussão: por que o povo brasileiro tem tão pouco cuidado com suas cidades? E mais: como resolver de forma definitiva esse problema tão recorrente em todas as passagens de ano e carnavais?

Especialistas de áreas variadas deram suas declarações nos mais diferentes veículos de comunicação e todos eles levantaram um ponto em comum: a solução do problema só acontecerá quando houver uma mudança real nos processos educativos de nossos cidadãos.

  • Bruna Marquezine

Mas o que a atriz Bruna Marquezine está fazendo numa relação de possíveis temas da redação do Enem? Simples, mais uma vez a atriz foi duramente criticada em suas redes sociais por conta de seu corpo.

Isso porque, na noite de ano novo, Bruna postou uma foto felicitando seus seguidores e várias pessoas consideraram que ela estava extremamente magra. Não demorou nadinha para que seu público se dividisse em dois: de um lado, as pessoas diziam que a atriz é uma figura pública e que por isso deveria aceitar as opiniões de seus seguidores sem reclamações. Já de outro lado, havia quem defendesse que o corpo é de Bruna e que ninguém tem absolutamente nada a ver com o quanto ela pesa ou deixa de pesar.

Fofocas à parte, a polêmica em torno da foto traz à tona um assunto sempre muito presente: a padronização do corpo da mulher e como as redes sociais têm sido utilizadas para enaltecer a beleza de umas e deprimir outras.

  • Crescimento de casos de sarampo

Desde o meio de 2019, temos visto grande preocupação dos agentes de saúde por conta do aumento extremamente expressivo dos casos de sarampo no país. Até aí, nada de muito novo para nós, afinal já sobrevivemos à gripe suína, febre amarela e semelhantes, mas falar do aumento de pessoas infectadas pelo sarampo significa rediscutir a questão da vacinação.

Não é de hoje que as políticas antivacina têm ganhado espaço nas mídias, conquistando um número bastante relevante de seguidores da “tendência”, e daí surge a seguinte reflexão: até que ponto a falta de vacinação influencia na expansão de uma doença?

  • Verão atípico

Neste verão, tem bastante gente tirando o casaco de dentro do armário para poder usar, isso porque a média de temperatura tem sido mais baixa do que a média registrada no período.

É claro que não podemos ver isso com bons olhos, pois, apesar do tempo mais fresco e ameno, a baixa de temperatura está intimamente ligada às mudanças climáticas e é, na verdade, um resultado da falta de cuidado que temos com nosso planeta, que faz até com que as estações se misturem.

Resultado de imagem para VERAO ATIPICO

  • Chuvas intensas

As chuvas em 2020 não estão para brincadeira. Em especial no mês de fevereiro, chuvas intensas e inesperadas destruíram casas, soterraram pessoas, pararam cidades, inundaram carros e causaram todo tipo de estrago para a população.

Os danos causados pela chuva trazem luz a três frentes de discussão diferentes: 

– Por que as chuvas estão sendo tão intensas?

– Como o lixo jogado indevidamente nas ruas contribui com as enchentes?

– Por que não há medidas efetivas do governo com relação a esse problema tão recorrente?

E ao pensar nas respostas às questões acima, retornamos a dois temas já abordados no artigo de hoje: a deseducação do povo e as mudanças climáticas. Viu como tudo acaba se relacionando no fim das contas?

É lógico que o Coronavírus não podia ficar de forma, pois ele tem todas as condições de se transformar numa pandemia que afetará o Brasil não só no setor da saúde, mas na economia também.

  • Incêndios na Austrália

O fogo tomou as florestas da Austrália por dias e mais dias, matando animais e pessoas, além de deslocar várias famílias de seus lares.

Porém, novamente, o que tem os incêndios da Austrália a ver conosco, que estamos aqui no Brasil? A verdade é que, assim como tem acontecido com o Brasil, outros países também têm sofrido as consequências das mudanças climáticas e sentido na pele o resultado de séculos de descuido com a natureza.

Lembra do desmatamento e das queimadas da Amazônia? Nossa situação não é muito diferente da dos nossos irmãos australianos.

  • Machismo no Big Brother Brasil

Faz muitos anos que o reality Big Brother Brasil não alcança tanto sucesso quanto agora, isso porque, para 2020, os diretores tiveram a excelente ideia de selecionar influencers para o confinamento.

Mas o que chamou a atenção do público foram os comportamentos machistas, desrespeitosos e discriminatórios de alguns participantes do programa do sexo masculino. Não deu outra, a mulherada partiu pra cima da situação e o assunto está na boca do povo.

Retornamos mais uma vez à temática da importância da mulher, do respeito total a seu corpo e integridade como um todo e também das medidas que seriam cabíveis diante de casos de assédio.

Resultado de imagem para MACHISMO BIG BROTHER

Bom, não é de hoje mesmo que a reforma da previdência vem ocupando uma boa parte das discussões sobre o futuro do país e em 2020 o assunto continua em alta.

Alterar direitos, aumentar anos de serviço, flexibilizar leis de proteção ao trabalhador, tudo isso (e muito mais) tem sido tratado com bastante expressão em 2020.

Parecia pouca coisa, não é mesmo? Mas este ano não está fraco não e você pode ficar sentadinho esperando que com certeza muito mais virá por aí.

[maxbutton id=”1″ url=”10-assuntos-de-atualidades-para-ficar-ligado-em-2020″ ]

Leia também:

ENEM 2019: EXEMPLO DE REDAÇÃO NOTA 1000 (Gabriel Lopes)

ENEM 2019: Análise do tema de redação

11 alusões históricas para usar em suas redações

5 formas de melhorar seu repertório sociocultural para a redação

Como se dar bem em todas as competências do ENEM

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM