PHP Uploader - By Phenix-TN & Mr.Anderson
Linux redacaonline-old 5.8.0-1035-gcp #37~20.04.1-Ubuntu SMP Thu Jun 17 16:04:29 UTC 2021 x86_64
okokok/var/www/public_html/blogokokok

Como treinar redação: quantas redações escrever?

por | abr 16, 2021

Quer saber quantos textos escrever por semana para treinar redação e alcançar a nota 1000 no Enem e demais vestibulares? A gente conta pra você!

Vamos aos fatos: quem pretende fazer Enem e vestibulares em 2021 deve começar a se preparar o quanto antes. 

Além de um ano de estudos e foco pela frente, todo vestibulando precisa enfrentar um grande desafio: escrever uma redação – e ela precisa ser muito boa para elevar a nota média. 

Pois é, se você não tinha o hábito de escrever  durante o ensino médio, saiba que agora precisará investir algum tempo nisso se quiser se dar bem. 

Mas o que pouca gente sabe é que qualquer um pode se tornar um craque na escrita. Basta para isso treinar redação do jeito certo!

Se você está preocupado sobre qual é a melhor maneira de fazer isso, leia este artigo até o fim, pois nele vamos te contar quantas redações escrever por semana e como praticar para alcançar a tão sonhada nota 1000 no Enem.  

Como treinar redação sozinho?

Fazer um bom texto é possível para qualquer pessoa! A escrita é uma habilidade, e como tal pode ser desenvolvida. 

Então, a primeira coisa que você precisa fazer nessa jornada (sorry, Lumena!) rumo à sua aprovação é abandonar a ideia de que não sabe escrever ou que nunca vai escrever tão bem. 

Raio Cancelador

Saiba que até quem escreve muito bem desde a escola também precisa treinar redação para as provas. Isso porque cada processo seletivo tem suas particularidades, gêneros textuais e formas de avaliação. É necessário ter noção de onde você está se metendo! 

É importante,  por exemplo, ler os editais e entender tudo sobre o concurso ou exame para o qual você vai se inscrever, combinado?

Em outras palavras, domine as regras e saiba como a sua redação será avaliada pela banca. É o primeiro passo.


Mas afinal, como treinar redação e quantas escrever por semana?


Ok, sem mais enrolação! 

No seu cronograma de estudos, coloque que, no mínimo, você escreverá um texto por semana. Mas o ideal mesmo é escrever duas redações por semana. 

E dê um tempo entre uma e outra, pois é preciso que o texto seja corrigido (por um professor ou um corretor mais experiente) para que você não acabe cometendo os mesmos erros nas suas redações. 

A partir de agora, repita o mantra – que, aliás, serve para muitas coisas na vida -: QUALIDADE É MELHOR QUE QUANTIDADE. Então, de nada adianta você escrever uma redação atrás da outra e não fazer ideia se está cumprindo os requisitos das avaliações, no caso do Enem, se as competências estão sendo atendidas.

Um erro bastante comum, inclusive com alguns usuários do Redação Online, é comprar um pacote de correções e enviar, no mesmo dia, 5 textos para a nossa equipe. 

Quando você usa o seu pacote dessa forma, e ainda não domina todos os detalhes da redação Enem, por exemplo, a chance de você receber a devolutiva de 5 notas baixas e com comentários apontando desvios semelhantes é bem alta. 

Então, a maneira mais inteligente de treinar redação é esta:

  • escrever uma redação
  • enviar para a correção (na plataforma ou com seu professor)
  • esperar a correção e os comentários do avaliador
  • reescrever o texto, se houver pontos para aprimorar
  • escrever uma redação sobre novo tema, se os apontamentos foram poucos e você compreendeu o que precisa melhorar

Fazendo isso, certamente você conseguirá alcançar a tão sonhada nota 1000 na redação!



IMPORTANTE: Se além do Enem você também vai fazer alguns vestibulares, é essencial que você treine os gêneros textuais que serão cobrados e conheça a forma de avaliação, que é muito diferente

No Redação Online você pode enviar textos escritos para qualquer vestibular e receber um feedback direcionado para essas provas específicas. 



Como começar a treinar redação?

No começo, é normal se sentir pouco à vontade com a tarefa de escrever redações, mas acredite: depois você vai pegar o jeito e isso se tornará uma atividade simples e, quem sabe, até prazerosa. 

As palavras escritas fornecem uma ótima maneira de dizer quem você é, em que acredita e mostrar a sua “voz”. Portanto, valorize essa capacidade, beleza? 

Para te ajudar a dar os primeiros passos, lembre-se:

Não é porque você não escreve todos os dias que você não está estudando!

Aproveite enquanto espera a correção do seu texto para aumentar seu repertório sociocultural.

Acompanhe os principais noticiários para manter-se informado(a) e leia livros de literatura ou outro tipo que você goste. Enfim, é possível estudar até quando você assiste a filmes ou séries, sabia?

Então, aproveite bem toda a informação que tiver acesso e use isso nos seus textos.

Leia algumas redações nota mil de anos anteriores

Elas te ajudam  a entender a estrutura (no caso do Enem) e podem inspirar a sua escrita. A cartilha do participante Enem 2020 tem algumas. E o melhor: todas comentadas, assim você consegue saber porque cada uma delas foi tão especial.

Se quiser você também pode ler as melhores redações dos nossos alunos aqui! 

Escolha um tema que você se sinta confortável para começar, algo que você domine ou sobre o qual queira discutir. Pesquise, escreva um projeto de texto e faça o rascunho. Releia o que escreveu e faça as correções, depois revise a linguagem. Enfim, nada de vergonha: envie ou entregue para alguém corrigi-lo!

Siga essa rotina, aprenda com os erros e vá melhorando a cada novo texto!

Pode acreditar: funciona de verdade. Só não deixe de escrever, combinado?

Precisa de um apoio para saber se está mandando bem? 

Conheça nossos planos de correções e receba todo o suporte de uma equipe especialista em correções! 😉



<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM