Ícone do site Redação Online

Dia do Vestibulando | 24 de Maio

vestibulando

O Dia do Vestibulando é comemorado em 24 de maio. Portanto, por ter como objetivo homenagear a dedicação dos estudantes que estão se preparando para vestibulares e Enem. “Vestibulando” é um termo que significa que a pessoa está em preparação para o vestibular, algumas provas que servem como medição para a admissão nas universidades brasileiras.

Em princípio, é importante mencionar que a origem da palavra vestibular vem de origem latim, vestibulum, que quer dizer “entrada”. O uso oficial desse termo foi instituído em 1915, pelo Decreto 11.530, que teve como finalidade reestabelecer a responsabilidade do Estado e do governo federal como os gestores principais e reguladores de projetos educacionais no Brasil.

A vida de um vestibulando não é nada fácil, pois é cercada pela alta carga de estudos e pela pressão dos pais, amigos, escola e de si mesmo. Já que o seu futuro pode depender de um bom desempenho no vestibular. Quer saber mais sobre a história do vestibular no Brasil e algumas indicações de estudos que podem ajudar no vestibular? Então, continue lendo esse artigo!

 

História do vestibular no Brasil

 

O vestibular se estabeleceu no Brasil como forma de seleção de estudantes no começo do século XX. Criou-se apenas no século XIX, quando a família real portuguesa fugiu para o Brasil, as primeiras instituições voltadas para o ensino superior. Um exemplo clássico é da Escola de Medicina de Salvador.

Uma das primeiras universidades brasileiras criadas foi a Universidade do Rio de Janeiro, em 1920 por meio do Decreto nº 14.343. E a primeira universidade que de fato surgiu no Brasil foi a Universidade Federal do Paraná. Já existiam algumas instituições do tipo em nosso país que realizavam vestibulares para seleção de alunos desde 1911, quando se viu a necessidade de se estabelecer um método de seleção.

Sendo assim, por meio do Decreto nº 11.530 no ano de 1915 o governo repôs algumas responsabilidades do Estado nas questões que se referiam aos ensinos secundário e superior. Usou no documento, pela primeira vez, o termo “vestibular” para referir-se aos exames de seleção para o ensino superior.

Os critérios estabelecidos neste decreto para determinar quem seria aceito em uma instituição de ensino superior foram:

Ter a idade mínima de 16 anos;

Idoneidade moral;

Aprovação no exame vestibular.

Outrossim, um momento de crise foi na década de 1960, quando o acesso da população à educação secundária aumentou e não houve melhorias nas universidades. O que, por consequência, gerou superlotação nesses espaços e dificultando o acesso a eles. Após isso, os exames de seleção se tornaram populares em todas as universidades do país, públicas e privadas.

Além disso, em muitas instituições públicas, os exames eram divididos em duas fases: uma com questões de múltipla escolha e outra com questões discursivas mais a redação. Hoje em dia, ainda existem vestibulares nesse modelo, como o da Fuvest. No entanto, o vestibular mais comum no Brasil é o Enem! Então, saiba mais sobre ele a seguir!

 

O ENEM e sua importância

Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. Então, a partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como principal ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior e, em 2010, com sua inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi reconhecido como o maior e mais completo exame educacional do Brasil.

Ademais, com o passar dos anos, o Enem acabou substituindo o tradicional vestibular realizado por faculdades e universidades nacionais. Dessa forma, se tornando também ferramenta para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares, através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

E não para por aí, pois o Enem é também o método utilizado para que estudantes obtenham os financiamentos disponibilizados pelo governo federal: Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). Além disso, o exame contempla ainda estudantes de cursos técnicos por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Todos os anos milhares de estudantes realizam a avaliação.

Dessa forma, fazendo o Enem você pode ter a chance de ingressar no tão sonhado curso superior por meio de diferentes processos seletivos ou por processos próprios de universidades que utilizam a nota obtida no exame. O Exame Nacional do Ensino Médio acontece em 2 domingos consecutivos.

Saiba o que cai em cada dia de prova:

1º dia: ocorre a aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), Ciências Humanas suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e a redação,  totalizando 5 horas e 30 minutos.

2º dia: ocorre a aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia) e Matemática e suas Tecnologias, em 5 horas de prova.

 

Atividades para o Dia do Vestibulando

 

As escolas de ensino médio podem fazer atividades extracurriculares para ajudar os alunos a se desempenharem com mais assertividade na hora de fazer um vestibular ou o Enem. Por isso, confira as sugestões:

1: Oferecimento de aulas especiais sanando as dúvidas sobre o funcionamento do Enem e dos principais vestibulares do país.

2: Realizar simulados de vestibular ou Enem, testar as competências dos alunos e analisar o que deve ser ajustado e melhorado nas aulas e nos estudos dos alunos.

3: Palestra com profissionais de diferentes áreas para sanar as dúvidas dos alunos acerca de suas escolhas profissionais.

 

Frases sobre Vestibulando

 

 

Outras celebrações relacionadas ao Dia do Vestibulando

 

 

Repertórios para ajudar os vestibulandos nos estudos

 

Filmes: O Nome da Rosa (1986), A Lista de Schindler (1993), Amistad (1997), O Homem da Máscara de Ferro (1998), Shakespeare Apaixonado (1998), Olga (2004), O Menino do Pijama Listrado (2008), Cruzada (2005), Wall-E (2008), A Onda (2008), Preciosa (2009), O Amante da Rainha (2012), Ele Está de Volta (2015).

Livros: O que é isso, companheirismo? (Fernando Gabeira), Dom Casmurro (Machado de Assis), O Cortiço (Aluísio Azevedo), Capitães de Areia (Jorge Amado), Sagarana (Guimarães Rosa), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa), A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo), Laços de Família (Clarice Lispector), Iracema (José de Alencar), Vidas Secas (Graciliano Ramos).

Documentários: Jango (1984), Brasil: uma história inconveniente (2000), Ônibus 174 (2002), Auschwitz: Inside the Nazi State (2005), A Conspiração da Lâmpada (2010), Quebrando o Tabu (2011), O Dia que Durou 21 Anos (2012), Cowspiracy (2014), Hiroshima: The Aftermath (2015), Imagens do Estado Novo (2016), Holocausto Brasileiro (2016).

Séries: Cosmos (1980), Roma (2005), Os Tudors (2007), Big Bang: A Teoria (2007), Vikings (2013), Nossa Guerra Mundial (2014), Merlí (2015), The Crown (2016), Guerras do Brasil.doc (2019).

 

É vestibulando e precisa estudar redação para Enem e outras provas? Conte com as correções feitas em até 3 dias úteis por nossos professores especialistas! Receba comentários detalhados de acordo com o edital da prova para a qual você está se preparando!

 

Sair da versão mobile