Texto 1:

A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa “modo de ser”. Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores inerentes à conduta humana em sociedade.

A ética filosófica reflete sobre os valores essencialmente impregnados na sociedade para a busca da moralidade e consciência, e o meio de como alcançar esses valores morais. Porém, inicialmente, quando dos primeiros pensadores gregos, não se estabeleceu regras de conduta nas relações humanas, como atualmente se revela em códigos de ética profissionais, políticos ou empresariais intuídos em harmonizar moralmente as interações sociais.

Redação enem

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/reflexoes-da-etica-aristotelica-para-a-etica-na-sociedade-brasileira-atual/23552/

Texto 2:

Bauman com acerto chamou a Ética na Pós-Modernidade como a “Era da Moral”. O referido fundamento nuclear dos fenômenos éticos não consegue ser exaurido dentro de normas precisas calculáveis. A moral, para Bauman, não pode ser demonstrada tampouco logicamente deduzida. Moral é categoria contingente, ambivalente e incontível.

É a única autoridade capaz de orientar os seres humanos para compreensão de si, pois flui na incerteza do desejo.

Fonte: http://www.jornaljurid.com.br/colunas/gisele-leite/a-etica-e-moral-na-pos-modernidade

Com base nos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema: Ética na Sociedade Contemporânea.

Comentários do Facebook