logo redação online

Como utilizar o filme PARASITA na redação

Oi, pessoal! Tudo bem?

Vocês acompanharam a premiação do OSCAR 2020? O grande vencedor da noite foi PARASITA, primeiro audiovisual de língua não-inglesa a ganhar a estatueta de melhor filme! Por isso, trouxemos uma dica de como usar o filme PARASITA na redação, em parceria com o Lucas Felpi, que tirou NOTA 1000 na redação do ENEM 2018! Pegue o caderno e anote tudo!

FILME: PARASITA

Ficha técnica:

Ano produção2019
Dirigido porBong Joon-ho
Estreia
7 de Novembro de 2019 ( Brasil )
Duração132 minutos
Classificação 16 anos
Gênero
País de Origem

Sinopse

Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

ESTADO DE POBREZA

O filme acompanha a família Kim, composta por um casal de desempregados e dois filhos que vivem em um apertado imóvel semi-subterrâneo. Em uma zona perigosa e marginalizada da cidade, eles trabalham dobrando caixas de pizza para sustentar suas necessidades básicas.

DESIGUALDADE SOCIAL

Um dos filhos Kim é contratado pelos Park, uma família milionária que vive no alto de um grande morro e que aponta o contraste social de renda. A deslumbrante casa em que os Park residem e o luxo de que usufruem espanta o humilde jovem Ki-woo, contratado como tutor de inglês.

LUTA DE CLASSES

O choque social do primeiro encontro resulta na luta de classes do filme. O desejo dos desfavorecidos de conquistar uma condição de vida melhor os leva a secretamente se infiltrarem na casa como funcionários: a irmã se torna terapeuta de arte do caçula e seus pais, motorista e governanta — se livrando dos que antes ocupavam tais postos.

Resultado de imagem para parasita

FALTA DE UNIÃO CLASSICISTA

Retratando a teoria do conflito entre classes sociais de Marx, “Parasita” também revela a falta de união da classe oprimida em tais cenários, assim como durante a Revolução Industrial. Embora ambas as famílias Kim e da antiga governanta almejem tomar vantagem dos Park, elas não chegam a um acordo e acabam por competir violentamente entre si.

-contém spoilers do filme-

OS DESIGUAIS EFEITOS DO CLIMA

Em uma das principais cenas do filme, uma forte tempestade atinge a cidade e causa a completa inundação do apartamento dos Kim. Eles são deslocados a um ginásio com dezenas de famílias desalojadas e, no dia seguinte, Sr. Kim escuta a senhora Park agradecendo a mesma chuva: “Hoje o céu está tão azul e sem poluição, graças à chuva!”.

APROPRIAÇÃO CULTURAL

Uma das linhas narrativas recorrentes é a fixação do caçula da família Park com a cultura indígena, se vestindo de índio, dormindo em cabanas e atirando flechas. Embora a criança seja pequena, a discussão sobre a redução de culturas oprimidas a fantasias está se tornando cada vez mais crescente nos dias atuais.

PRECONCEITO

O elemento que representa o preconceito da elite Park diante dos Kim é o cheiro característico, que, de acordo com eles, seria de quem “anda de metrô”—uma vez pego, nunca sai. Tendo ouvido isso antes, é a reação de nojo do patrão a tal cheiro quando precisa salvar sua filha que faz Sr. Kim explodir e matar o milionário.

“PARASITISMO”

O parasitismo referenciado no título do filme vai além da invasão dos Kim à mansão milionária, englobando uma reflexão maior a respeito da hierarquia social: se um parasita vive às expensas de outro(s), a elite não se sustenta às custas da miséria dos desfavorecidos? Bong Joon-Ho abre portas para se perguntar quem é o parasita de quem.

ASCENÇÃO SOCIAL

Como um símbolo do filme, as escadas aparecem em diversas cenas como a fronteira entre pobreza e luxo. A diferença de altitude entre o bairro dos Kim e a mansão dos Park demonstra a inflexibilidade das camadas sociais e dificuldade de ascenção. A posição da residência dos Kim como semi-subterrânea também não é por acaso: eles vivem entre a escuridão subterrânea e a superfície. Na cena final, o pai dos Kim é rebaixado um nível a mais — preso na completa escuridão abaixo da mansão, seguido da fala de seu filho: “Um dia, eu vou comprar aquela casa e tudo que você terá que fazer será subir as escadas”.

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO:

Tema: “Os efeitos do aquecimento global no mundo”

No premiado filme de 2019 “Parasita”, o diretor Bong Joon-Ho retrata os diferentes efeitos de uma forte tempestade em duas famílias, Kim e Park. Enquanto a humilde residência dos Kim é profundamente alagada e destrói seu abrigo, os Park enaltecem a beleza da chuva de sua grande janela em uma alta mansão. Traçando um paralelo com as catástrofes climáticas do século XXI, Joon-Ho defende no longa a desigualdade nos efeitos do impacto humano na natureza pela classe social. De fato, é claro atualmente como são os países ricos os principais responsáveis pelas emissões dos gases do efeito estufa e os países mais pobres, os que mais sofrerão os efeitos de tal mudança climática.

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir estes perfis no instagram (é só clicar em cada um):

@redacaonline

@lfelpi

Leia também:

Como usar o filme CORINGA nas redações?

Como usar VINGADORES: ULTIMATO em suas redações

Como usar a série OLHOS QUE CONDENAM em suas redações?

Como usar a série THE SOCIETY em suas redações?

Como usar a série LA CASA DE PAPEL nas redações?

9 filmes para usar na redação

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes