Olá, pessoal! Tudo bem? Somos fãs de divas POP e não poderíamos deixar passar o álbum LEMONADE da rainha Beyoncé, né?! Então, pegue papel e caneta e anote nossas dicas!

Lembrando que a mente por trás deste conteúdo é o Lucas Felpi, que tirou nota 1000 na redação do ENEM 2018, então sigam ele no instagram CLICANDO AQUI!

ÁLBUM DE MÚSICA: LEMONADE

2016 • 12 músicas • 49min •

“Lemonade” é o sexto álbum de estúdio da artista musical estadunidense Beyoncé. O seu lançamento ocorreu em 23 de abril de 2016 e é o segundo “álbum visual” da cantora.

Tracklist:

  1. Pray You Catch Me
  2. Hold Up
  3. Don’t Hurt Yourself
  4. Sorry
  5. 6 Inch
  6. Daddy Lessons
  7. Love Drought
  8. Sandcastles
  9. Forward
  10. Freedom
  11. All Night
  12. Formation

PRAY YOU CATCH ME

SUSPEITA DE INFIDELIDADE

Beyoncé já inicia o álbum com “Consigo sentir o gosto da desonestidade (…) enquanto você se faz de cavalheiro”, um prelúdio do que está por vir. A voz lírica desconfia que seu parceiro a trai com outra pessoa, gerando desespero e incerteza.

HOLD UP

CIÚMES

Em “Hold Up”, vemos a fase de tentativas de descobrir a traição, com invasões à lista de chamadas do marido e questionamentos à sua volta tardia a casa. Beyoncé ainda discute: “O que é pior? Parecer ciumenta ou louca? Prefiro ser louca”, explicitando o medo social de demonstrar o sentimento inevitável do ciúmes.

Ainda sobre relacionamentos: Tema de redação: relacionamento abusivo

DON’T HURT YOURSELF

SUBJUGAÇÃO DA MULHER

Diante da revelação de infidelidade, a voz lírica, ao invés de se rebaixar, se eleva a posição de digna de coisas melhores. Enaltecendo o valor das mulheres, Beyoncé diz “Pode ficar com seu dinheiro, tenho meu próprio”, revelando-se independente sentimental e financeiramente.

SORRY

MANUTENÇÃO DE LONGOS RELACIONAMENTOS

Ao contrário do que o título implica, Beyoncé não está disposta a se desculpar ou aceitar desculpas. A música retrata uma briga de casamento em que o marido clama por perdão, enquanto a mulher não aceita e diz estar arrependida do dia em que colocou a aliança em seu dedo. Relacionamentos longos são compostos por altos e baixos e brigas e arrependimentos são comuns.

6 INCH

EMPODERAMENTO FEMININO

O “salto de 15cm” é representativo do empoderamento demonstrado na música. “6 Inch” é sobre enaltecer o valor das mulheres trabalhadoras e batalhadoras, que “ralam”, “se pressionam“, “lutam”, mas “valem cada dólar e cada minuto”. Quem comanda o mundo?

Igualdade de gênero é um tema forte, atualmente. Uma leitura interessante para você: Tema de redação: ações para alcançar a igualdade de gênero no Brasil

DADDY LESSONS

FORMAÇÃO FAMILIAR/ARMAS PARA CRIANÇAS

Retomando suas raízes, a cantora faz uma faixa country sobre os modos como seu pai a moldou como pessoa e as lições que ele a ensinou, como a de se atentar às mentiras dos homens. Isso mostra a importância da família no desenvolvimento da criança, mas, além disso, a música cita que o pai ensinava a menina a atirar e usar armas, uma discussão polêmica.

LOVE DROUGHT

RECONCILIAÇÃO

“Love Drought” é o primeiro passo para o perdão. A voz lírica pretende entender o porquê da traição, “o que fez de errado”, e se seus sentimentos são integralmente correspondidos. Ao final, ela abre mão do orgulho para dizer que, de sua parte, poderia haver reconciliação.

SANDCASTLES

VULNERABILIDADE

Embora também retrate o caminho para a reconstrução do casal, a oitava faixa revela um fator importante para a conexão de duas pessoas: demonstração das vulnerabilidades. Bey canta: “Mostre-me suas cicatrizes, que eu não vou embora”, clamando pela coragem de ser vulnerável.

FORWARD

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

A curta duração da música prova que ela é o ponto de virada do álbum: os dois estão prontos para mover adiante e deixar o passado de lado. O amor um pelo outro e a sinceridade são tão fortes que são capazes de reconstruir a relação que tiveram.

FREEDOM

DIREITOS DAS MINORIAS

“Freedom” é um clamor por completa liberdade. Pelos direitos civis e humanos de minorias marginalizadas socialmente, principalmente da comunidade negra. Trechos da música remetem às chacinas policiais de negros, a subalternização, a criminalização e o genocídio desse grupo. É um protesto pela voz, pelo poder e pela liberdade de coletividades feitas minorias.

ALL NIGHT

AMOR VERDADEIRO

“Amor verdadeiro trouxe salvação”. A penúltima faixa discute a concepção de amor verdadeiro, que pode ultrapassar qualquer impasse e se torna perpétuo. É fato que atualmente vemos uma maior liquefação das relações, mas a cantora defende o lema da avó: “Nada que é real pode ser ameaçado”.

FORMATION

ORGULHO DA ESTÉTICA NEGRA/VIDAS NEGRAS IMPORTAM

Para encerrar a narrativa musical, Beyoncé toma orgulho da mulher negra que é e de suas raízes, inclusive da estética característica negra. Ela menciona seu pai negro e mãe crioula e o belo cabelo afro de sua filha, Blue Ivy. Em uma visão mais ampla, vemos a questão da violência policial aos negros, amplificando o movimento Vidas Negras Importam. “O que aconteceu em Nova Orleans?”.

O assunto relacionado à vida de mulheres negras também é um tema social forte no Brasil. Leia: Tema de redação: mulheres negras no Brasil

EXEMPLO:

Tema: “A persistência do racismo na sociedade brasileira”

No último álbum visual da popstar Beyoncé “Lemonade”, mais introspectivo e pessoal, a cantora se orgulha de suas raízes negras e clama pelo combate ao genocídio policial de sua população. Como exemplo, vê-se no videoclipe de “Formation” a cidade de New Orleans, na qual um vlogger negro foi misteriosamente morto em 2010. Paralelamente, em maio de 2019, um carro de família negra foi alvo de 80 tiros militares sem qualquer ameaça. De fato, fica claro que ainda, para além da crítica de Beyoncé, ainda existe o racismo institucional e estrutural na mentalidade da sociedade brasileira.

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir estes perfis no instagram (é só clicar em cada um):

@redacaonline

@lfelpi

QUERO APRENDER REDAÇÃO!


LEIA MAIS:

Como usar a série DARK em suas redações

Tema de redação: a importância da representatividade no cinema e na TV

Tema de redação: racismo velado

Tema de redação: mulheres na política brasileira

Tema de redação: os relacionamentos abusivos em questão no Brasil

Tema de redação: ações para alcançar a igualdade de gênero no Brasil

Dicas do Redação: temas através de filmes e séries

Tema de redação: a autonomia da mulher brasileira nos casos de interrupção da gestação

Comentários do Facebook