Redação Online

Como introduzir citações na redação

Aprenda como introduzir citações na sua redação para valorizar o seu repertório sociocultural e torná-lo produtivo. Mergulhe nesta leitura!

Um bom texto dissertativo-argumentativo tem um desenvolvimento robusto. Nesse tipo de redação, o autor defende seu ponto de vista e desenvolve as ideias com base em conhecimentos diversificados. No Enem, espera-se dos participantes que essa argumentação apresente conceitos das diversas áreas de estudo. Assim, usar referências, dados, mostrar as fontes das informações é fundamental. Além disso, são muito bem-vistas as citações de pensadores nacionais e estrangeiros no texto. No entanto, nem todo mundo sabe como introduzir citações na redação corretamente. Se você tem dúvidas sobre isso, seus problemas acabaram! Leia até o final!

Quando mostramos tudo o que você precisa saber sobre a competência 2, falamos sobre a importância do repertório sociocultural. Assim, citaremos o próprio Inep sobre isso:

Elemento importante para a redação do Enem e requisito fundamental para que o participante atinja as notas mais altas na Competência II, o repertório sociocultural configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante.

Então, saiba que não é qualquer citação que terá uso produtivo no texto. Por isso é importante que, a depender do tema, você escolha adequadamente algum especialista no assunto para citar. Desse modo, a frase citada será pertinente ao tema da redação e valorizará seu texto.

O que acontece muitas vezes é que, com a grande quantidade de “macetes” para “se dar bem” na redação divulgados na internet,  muita gente pensa que basta citar qualquer frase que a nota automaticamente será alta. Mas não é bem assim (muito pelo contrário). Siga a leitura que daremos alguns exemplos!

Mas afinal, o que é uma citação?

Citação é a transcrição de parte de uma obra com a finalidade de reforçar uma ideia ou mesmo ilustrar um raciocínio. Nos trabalhos acadêmicos, é imprescindível mostrar fundamentação baseada em estudos anteriores sobre o assunto. Assim, a citação ajuda a sustentar as hipóteses.

A maioria das redações medianas apresentam um repertório não legitimado, ou seja, as teorias descritas baseiam-se “na cabeça de quem escreveu”, e isso é muito pouco. Você deve, portanto, ir além, mostrar que estudou, que leu, que sabe do que está falando. Por isso, use as citações. A primeira regra é: informar o autor da citação!

Sim! Sempre que você mencionar a ideia de outra pessoa em seu texto, diga quem ele é. Além disso, há duas formas de fazer a citação nos textos: direta e indireta.

Citação direta

A citação direta ou literal é quando se menciona as palavras do autor original exatamente como ele as produziu. Assim, usam-se de aspas antes e depois do trecho citado, destacando que o trecho não é produção do autor da redação. Veja um exemplo:

No Brasil, existe uma grande disparidade com relação ao acesso ao cinema, não só para o público como também para os produtores. Segundo Fernando Meirelles, “os cineastas brasileiros são parecidos: pertencem à classe média, leem os mesmos livros, veem os mesmos filmes”. Essa fala demonstra o caráter elitista da produção audiovisual nacional, refletindo a ausência de democratização quando se trata não só de assistir, mas de fazer filmes.

Citação indireta

A citação indireta, por sua vez, é quando nos apropriamos das ideias de um autor e as parafraseamos. Ou seja, usamos nossas próprias palavras para nos referirmos aos estudo ou teoria citado. Nesse caso, não se usa aspas. Dica: se você olhar algumas das redações nota 1000 de 2019, verá que boa parte delas utiliza esse tipo de citação. Isso porque, quando o autor do texto faz uma paráfrase, ele compreendeu não só uma frase solta, mas todo o conceito por trás dela. Assim, fica mais interessante relacionar a citação com a discussão proposta para a defesa da tese. Veja como ficaria a citação indireta do exemplo anterior:

Fernando Meirelles afirmou certa vez que os cineastas brasileiros são da classe social média, acessam, portanto, o mesmo tipo de referências, tanto literárias quanto audiovisuais. Isso mostra a existência de um nicho elitista em torno da produção de filmes nacionais, configurando a dificuldade de acesso do brasileiro às salas de cinema não só para assistir aos filmes, mas também para trabalhar por trás das câmeras. 

Então, como introduzir citações na redação?

Gostou dessas informações? Agora você está preparado para fazer boas citações na redação. Que outro aspecto de repertório sociocultural deixa você confuso? Comente neste post e quem sabe a gente escreve sobre isso aqui no blog! Até mais!

propaganda redação online

Sair da versão mobile