Estude com o Redação Online em 2021! Aproveite nosso cupom de desconto VOUPASSAR35 em qualquer plano do site.

Tema de Redação: Desafios para a inclusão de refugiados na sociedade brasileira

por | jun 1, 2018

Texto 1:

O mundo vive atualmente a mais grave crise de refugiados desde o fim da II Guerra Mundial, em 1945. São 65,6 milhões de pessoas que foram obrigadas a deixar seus lares, fugindo de guerras, conflitos internos, perseguições políticas e violações de direitos humanos.

A maioria dos refugiados vem da África e do Oriente Médio. A Guerra da Síria é a maior responsável pelo crescimento neste atual fluxo. Desde 2011, o país enfrenta uma sangrenta guerra civil que parece longe de terminar. Estima-se que o conflito no país governado pelo ditador Bashar al-Assad já matou mais de 250 mil pessoas e provocou o deslocamento de outras 5,5 milhões, o que corresponde a um quinto da população do país.

Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/aumento-de-refugiados-provoca-grave-crise-humanitaria-entenda/

Texto 2:

Dos 10,1 mil refugiados acolhidos pelo governo brasileiro durante 10 anos, mais da metade pode ter deixado o país após a imigração. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Ministério da Justiça e apontam que apenas 5,1 mil deles permanecem em território nacional. Os demais estão com o registro inativo na Polícia Federal.

Solicitações de refúgio

Somente em 2017 o Brasil recebeu 33,8 mil solicitações de refúgio. Mais da metade são de venezuelanos que deixaram o país de origem por motivações econômicas e políticas. De janeiro a dezembro do ano passado foram 17,8 mil pedidos de refúgios feitos por essa nacionalidade ao Ministério da Justiça.

Adaptado de:  https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-da-metade-dos-refugiados-reconhecidos-pelo-brasil-podem-ter-deixado-o-pais.ghtml

Texto 3:

Fonte: https://pbs.twimg.com/media/CmfHGt_XgAApvJZ.jpg

 

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para a inclusão de refugiados na sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

[maxbutton id=”4″ url=”https://redacaonline.com.br/#planos” ]

Assine um plano do Redação Online

Posts relacionados

5 motivos para adquirir um plano de correção de redações

Ainda não se convenceu que precisa assinar um plano de correção de redações? Nós listamos 5 motivos para você adquirir! Para quem pretende fazer Enem e vestibulares, o foco é um só: ser aprovado! E todo mundo sabe que, seja qual for o processo seletivo, a redação tem...

Diferenças entre a redação do Enem e a redação para concursos

Diferenças entre a redação do Enem e a redação para concursos

Conheça aspectos que diferenciam uma redação Enem da redação para concursos e prepare-se para se dar bem nas duas modalidades! Independentemente do objetivo,  se entrar numa universidade ou conseguir aquela sonhada vaga como servidor público, conte que uma redação...

Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM