Tema de Redação: Burocracia no século XXI: um mal necessário?

por | fev 28, 2018

PROPOSTA DE REDAÇÃO: burocracia no século XXI: um mal necessário?

Texto 1:

Karl EmilMaximilian Weber, nascido em Erfurt Alemanha) no dia 21 de Abril de 1864, foi um dos maiores sociólogos e o criador da Sociologia da Burocracia. Imagine um cenário por volta de 1940, empresas sendo fundadas, outras organizações evoluindo, evolução do maquinário e as Teorias de Administração surgindo. Com base nos estudos de Weber e suas referências ao estado e à igreja, administradores da época perceberam que as empresas, apesar de evoluírem, permaneciam sendo mal administradas, de forma Pessoal, baseadas em opiniões pessoais do empresário ou até mesmo com seu Humor.

Segundo Weber, “A Burocracia é o único modo de organizar eficientemente um grande número de pessoas e, assim, expande-se inevitavelmente com o crescimento econômico e político”. A Teoria da Burocracia vem da premissa de que a burocracia é a organização eficiente por excelência.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/weber-e-a-teoria-da-burocracia-de-1940-para-os-dias-atuais/60399/

 

Texto 2:

Adotada na administração, a teoria da burocracia prevê a necessidade de um modelo organizacional racional, onde é possível alcançar os objetivos, reconhecendo o que cada um deve fazer para que o resultado seja alcançado com organização e rapidez. Esse modelo burocrático empregado por Weber possui características consideradas eficientes até os dias de hoje: caráter formal das comunicações, caráter legal das regras e regulamentos, caráter racional e divisão do trabalho, competência técnica e meritocracia, hierarquia de autoridade.

Fonte: http://www.mundocarreira.com.br/administracao/teoria-da-burocracia-aplicada-na-administracao-2/

Com base nos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema:

Burocracia no século XXI: um mal necessário?

[maxbutton id=”2″ ]

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM