Estude com o Redação Online em 2021! Aproveite nosso cupom de desconto VOUPASSAR35 em qualquer plano do site.

Tema de redação: A questão da água no Brasil

por | maio 4, 2018

Texto I

“[…]a ONU – Organização das Nações Unidas, lançou o Relatório Global sobre Desenvolvimento e Água 2014. O documento prevê que, em 2030, haverá necessidade de se aumentar em 35% a produção de alimentos, 40% a mais de água e 50% a mais de energia, todos interligados e interdependentes. Para isso, segundo o estudo, são necessárias a urgente adoção de políticas e marcos regulatórios capazes de reconhecer como prioridades absolutas as áreas de água e energia.

Outros dados bastantes críticos divulgados no relatório da ONU dão conta de que 768 milhões de pessoas não tem acesso à água tratada e 2,5 bilhões vivem em condições sanitárias inadequadas.

Fonte: https://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/todo-dia-e-dia-da-agua-apesar-das-constantes-negacoes-8803.html

Texto II

Fonte: http://marlivieira.blogspot.com.br/2017/03/charges-analise-sob-o-contexto-do-dia.html

redacao-online-enem

Texto III

“’Dos 172 conflitos registrados no Brasil em 2016, segundo a CPT, 58 foram em Minas, dos quais 54 motivados pelo “rompimento da barragem da Samarco/Vale/BHP Billiton’, diz o relatório. ‘Cada comunidade afetada gerou um conflito’, explica o coordenador da CPT em Minas, Edivaldo Ferreira Lopes.

A pesquisa ‘Conflitos pela Água’ registra problemas não apenas em Mariana, mas em toda a calha do rio Doce em Minas e no Espírito Santo, onde as brigas aumentaram 240% depois do rompimento. ‘A tragédia foi em 2015 e os conflitos continuaram em 2016, afetando comunidades inteiras que ficaram sem água até para beber. Tirou o sustento de muita gente, como dos pescadores’, conta Lopes.

Segundo ele, 93% dos conflitos em Minas envolvem mineração. As hidrelétricas respondem praticamente sozinhas pelos outros 7% registrados. Lopes explica que outros motivos, como brigas com fazendeiros, existem, mas raramente são registrados por atingirem menos pessoas.

Sem contar a barragem de Fundão, o maior conflito registrado neste ano no Estado foi em Turmalina, no Alto Jequitinhonha, envolvendo comunidades rurais e a siderúrgica Aperam BioEnergia, que produz eucalipto para carvão. A empresa teria enterrado defensivos tóxicos próximo a uma nascente e análises comprovaram a contaminação do solo, segundo a CPT. A empresa disse ter analisado a água e afirma que não há indícios de contaminação.

  1. A pesquisa da CPT é referente a 2016. Atualmente, Minas tem 62 focos de tensão por causa de água, segundo o governo do Estado. As áreas de conflito totalizam 19,9 mil km².”

Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/conflitos-por-%C3%A1gua-disparam-depois-de-trag%C3%A9dia-de-mariana-1.1524044

Com base nos textos motivadores e no seu conhecimento, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema: A questão da água no Brasil.

[maxbutton id=”2″ url=”https://redacaonline.com.br/#planos” ]

Assine um plano do Redação Online

Posts relacionados

5 motivos para adquirir um plano de correção de redações

Ainda não se convenceu que precisa assinar um plano de correção de redações? Nós listamos 5 motivos para você adquirir! Para quem pretende fazer Enem e vestibulares, o foco é um só: ser aprovado! E todo mundo sabe que, seja qual for o processo seletivo, a redação tem...

Diferenças entre a redação do Enem e a redação para concursos

Diferenças entre a redação do Enem e a redação para concursos

Conheça aspectos que diferenciam uma redação Enem da redação para concursos e prepare-se para se dar bem nas duas modalidades! Independentemente do objetivo,  se entrar numa universidade ou conseguir aquela sonhada vaga como servidor público, conte que uma redação...

Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM