Como enviar uma redação para correção no Redação Online?

por | jun 2, 2021

Quer saber como aproveitar todas as ferramentas maravilhosas que o Redação Online lhe oferece? Então, fique aqui conosco porque vamos lhe ensinar como enviar uma redação para correção na nossa plataforma.

Por onde começar a escrever uma redação? Para usufruir de tudo o que o nosso site tem a oferecer, sua jornada conosco precisa começar pela escolha correta do plano de correções de redação

No Plano ENEM Master, você conta com a nossa excelência na correção dos seus textos, mas por que não ir ainda mais longe e escolher o seu corretor e poder bater um papo com ele, não é mesmo? Isso você encontra no Plano ENEM VIP, o nosso queridinho entre os alunos. E não é para menos, pois além de oferecer monitorias via chat com o avaliador, ele também conta com videoaulas para quem quer arrasar na redação do ENEM.

Alô, concurseiros e concurseiras, nós não nos esquecemos de você! Em nossa plataforma, temos um plano específico para a galera que está focada na carreira pública. Se esse é o seu objetivo, você precisa escolher o plano Concursos Públicos, pois ele é o único que dispõe de corretores com experiência em correção de textos das mais diversas bancas de concurso do país, além de também trazer o chat com o avaliador para que as suas dúvidas sejam sanadas.

Passo a passo de como enviar uma redação para correção no Redação Online

Depois de escolher o seu plano de correções e fazer o login para entrar no nosso site, clique em “Enviar redação para correção”.

Agora, escolha o tipo e o tema da redação:

Seu foco é ENEM ou vestibular? Ao clicar em uma das duas opções, o sistema lhe mostrará os nossos temas de redação:

Na imagem, aparecem apenas os 10 primeiros, no entanto, temos mais de 300 opções de temas para você escolher. 

Os concurseiros de plantão também têm muitos temas à disposição:

Como escolher o tema da redação?

Quando se trata da escolha do tema, nossa dica é que você tenha um planejamento, o qual deve ser feito de acordo com as características da banca examinadora da prova que você vai fazer. Isso significa que, se a banca costuma trabalhar com temas mais subjetivos, como é o caso de muitos vestibulares, eles devem ser o seu foco.

 Além disso, ensinamos a você como estudar por eixo temático, que é uma ótima forma de organização de estudos.

“Eu posso escolher um tema que não está na plataforma?” Pode, sim. Para isso, temos a opção “Tema livre”:

É muito importante que, ao optar pelo “Tema livre”,  você anexe a proposta de redação escolhida, pois sem ela a correção pode ser prejudicada, ok? O corretor precisa ler a proposta completa para saber se você abordou corretamente o tema e se o seu texto conseguiu extrapolar os textos motivadores.

Uma vez escolhido o tema, chegou a hora de ler a proposta com MUITA atenção para compreendê-la corretamente e usar os textos motivadores a seu favor. Para acessá-los, basta clicar em “Ver tema”:

Um arquivo em PDF abrirá em outra guia do seu navegador. Nele, você encontra a proposta completinha:

Além disso, estudar sobre a temática é essencial para a construção do repertório sociocultural do seu texto. Pensando nisso, além de lhe oferecer mais de 300 temas, o Redação Online ainda faz uma seleção de referências que podem ser usadas no seu texto: 

Seu próximo passo é o que chamamos de “brainstorming” ou “chuva de ideias”. Anote, em um rascunho, tudo que for  referente ao tema e vier à sua cabeça. Todas as ideias anotadas, posteriormente,  passarão pela sua análise e seleção.

Chegou a hora de montar o “esqueleto” do seu texto. Escolha o que vai abordar em cada parágrafo, montando o planejamento da sua redação. Lembre-se de que, em uma texto dissertativo-argumentativo, cada parágrafo tem uma função e um objetivo, ok?

Agora que tudo está esquematizado, você pode, de fato, iniciar a escrita do seu texto. Mas, atenção: se você ainda tem dúvidas sobre a estrutura da redação, busque saná-las antes de começar a escrever. 

Se já está tudo ok, siga em frente e, no nosso sistema, clique em “Avançar”:

Esse botão levará você para este campo:

Redação digitada ou manuscrita?

No Redação Online, nós lhe oferecemos as duas opções. Se você prefere digitar o seu texto, não tem problema, mas sugerimos que pelo menos o rascunho seja feito à mão, a fim de que você não perca a prática da escrita, certo? 

Para quem curte o método tradicional, isto é, gosta de nos enviar o seu texto manuscrito, é importante que se tenha cuidado com a legibilidade da redação. Capriche na letra e na qualidade da imagem! Recomendamos o aplicativo CamScanner, pois ele ajuda, inclusive, a recortá-la caso seja necessário. Lembrando que o nosso sistema aceita imagens nos seguintes formatos: jpg, png e gif.

A revisão

Independentemente da sua redação ser digitada ou manuscrita, ela deve ser revisada com muita atenção. Recomendamos que você não a revise assim que terminá-la. Descanse um pouco a sua mente, faça alguma outra atividade e depois realize a revisão. Isso vai diminuir as chances de deixar passar algum erro.

Além disso, lembre-se de que uma boa revisão não se preocupa apenas com a ortografia. Veja, também, se a leitura do seu texto é fluida, se não há trechos confusos e se todas as informações se “encaixam” e foram bem desenvolvidas.

Se o seu texto já foi lindamente revisado, chegou a hora de efetivamente enviá-lo para correção. Para quem optou por digitá-lo, basta clicar em “Enviar redação”:

Para quem optou por anexar a redação, aparecerá a seguinte mensagem:

Os critérios de correção

Com exceção das redações do modelo ENEM, quando você vai nos enviar o seu texto, é preciso que nos mande, também, o nome e o edital da prova, pois é por meio dele que o corretor terá acesso aos critérios de correção. Fazendo isso, você garante uma avaliação personalizada, o que certamente vai contribuir positivamente para o seu desempenho.

Mas como fazer isso? Ao clicar na opção “Vestibular”, escolha o tema e depois clique em “Avançar”, então abrirá esta caixa:

Depois de anexar a imagem do seu texto, você deve inserir como anexo o edital da prova:

Pronto, agora é só esperar a correção! É importante lembrar que esse mesmo processo de envio de edital deve ser feito pelos concurseiros, ok?

Como aproveitar ao máximo o feedback da sua redação

Uma vez que o texto foi corrigido, tire um tempo para ler com calma todas as observações feitas pelo corretor. Além disso, temos algumas dicas para que você consiga aproveitar ao máximo a correção da sua redação:

  • na parte gramatical, observe quais os desvios que foram cometidos mais vezes a e estude o conteúdo referente a eles;
  • Se o corretor indicou a inserção de repertório sociocultural, não perca tempo e estude o tema da redação;
  • Nosso blog tem MUITO conteúdo gratuito, então aproveite-o. Use a caixa de pesquisa dele para procurar textos sobre algum problema do seu texto que foi apontado pelo corretor;
  • O mesmo vale para o nosso canal no Youtube, viu? Use nossos vídeos para melhorar o seu desempenho na redação;
  • Se você é aluno dos nossos planos ENEM VIP e Concursos Públicos, mande uma mensagem para o seu corretor caso tenha alguma dúvida sobre a correção.

A importância da reescrita e da correção de um profissional

Nós já falamos sobre a importância da reescrita e como fazê-la, mas não custa reforçar: não tenha preguiça de reescrever o seu texto, pois a nota máxima não cai do céu. Ela é fruto de um processo evolutivo, e reescrever a sua redação com base no feedback recebido faz parte dessa trajetória. 

Além disso, o seu texto precisa ser corrigido por um profissional, como  o seu professor, caso frequente uma escola ou um curso preparatório, ou um dos corretores do Redação Online. Somente a avaliação de uma pessoa capacitada para corrigir redações lhe apontará exatamente o que é preciso fazer para alcançar a nota que você deseja. 

Lembre-se, ainda, que todo feedback dado pelo corretor é feito com o intuito de lhe ajudar a evoluir, então esteja aberto a críticas e a sugestões, pois todos nós temos um só objetivo: a sua aprovação!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg
<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/juliane-motta/" target="_self">Juliane Motta</a>

Juliane Motta

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Professora de Gramática e Redação. Graduanda em Pedagogia. Experiência de 7 anos com redação do ENEM.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM