Tema de Redação: a importância do Censo no Brasil

por | set 19, 2016

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A importância do censo no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa e seu ponto de vista.

 

Texto 01

A participação no censo é de interesse geral, uma vez que as informações nos formulários são usadas para definir que comunidades, escolas, hospitais e estradas precisam de recursos financeiros federais.

Aqui estão alguns exemplos da importância dos números divulgados pelo censo.

  • O governo federal usa os números divulgados pelo censo para distribuir mais de US$100 bilhões em verbas federais anualmente, para programas e serviços comunitários, como programas educacionais, desenvolvimento de moradia e da comunidade, assistência médica para idosos e treinamento profissional, entre outros. Governos estaduais, locais e de tribos usam as informações divulgadas pelo censo para planejar e distribuir verbas para construção de novas escolas, bibliotecas e outros edifícios públicos, sistemas de segurança nas estradas e de transporte público, novas estradas e pontes, locais para delegacias e bombeiros, entre outros projetos.
  • Organizações comunitárias usam as informações para desenvolver programas sociais, projetos comunitários, merenda para a terceira idade e creches.
  • Empresas usam os números para decidir onde instalar fábricas, shopping centers, cinemas, bancos e escritórios – atividades que geram novos empregos.
  • O Congresso Americano usa os números totais divulgados pelo censo para determinar quantos assentos determinado Estado deve possuir na Câmara dos Deputados. Além disso, Estados usam os números para distribuir assentos nas assembléias legislativas

(A importância do censo. Extraído e adaptado de http://pessoas.hsw.uol.com.br/censo-eua2.htm)

Texto 02

Se é verdade que apenas as sociedades que conhecem a si mesmas podem planejar e construir os seus futuros, o Brasil já pertence ou caminha rapidamente para esse grupo de países. Crescem, tremendamente, as demandas em nosso país, por informações cada vez mais detalhadas e desagregadas geograficamente. A descentralização político-administrativa reinstaurada com redemocratização e a Constituição de 1988 aumentou muito a relevância dos censos. Prefeitos e governadores, órgãos de planejamento municipais e estaduais, investidos de maior autonomia e de novas responsabilidades, dependem hoje, como nunca, dos censos para definirem suas políticas com base em informações atualizadas sobre a população sob suas jurisdições. Mas as demandas por informações desagregadas vêm também de outras esferas, que vão do setor não-governamental e privado, à do governo federal.

(A importância do censo 2000. Extraído e adaptado de http://www.ibge.gov.br/censo/importancia.shtm)

Texto 03

censo

demographics

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM